7 posições de yoga para praticar em casa hoje mesmo

5 minutos para ler

A prática de yoga tem crescido cada vez mais nos últimos meses. Talvez seja pelas mudanças nas rotinas, ou nos inúmeros benefícios que ela promove… não sabemos ao certo, a única coisa que podemos afirmar é que encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente pode ser mais simples do que se imagina, e você pode começar na sala de casa, ou em algum espaço tranquilo, até mesmo ao ar livre

Vale a pena praticar yoga em casa?

Essa é uma das perguntas que mais vem à mente quando se pensa na prática de yoga: vale a pena fazer em casa?

A resposta é: depende!

O yoga tem a capacidade de melhorar a sua flexibilidade, seu equilíbrio, te trazer maior concentração no dia a dia e ainda deixar os seus músculos mais fortes, mas como qualquer atividade, a prática requer foco e dedicação.

Seja algo simples ou mais complicado, você precisa criar uma rotina de prática e ainda ter foco para aprender os movimentos. Se você busca aprender a praticar yoga em casa, saiba que esse é o primeiro passo: o comprometimento com seu aprendizado!

Apesar de parecerem complicados, diversos movimentos são possíveis de se aprender sozinho, sem depender da ajuda de professores. Eles são conhecidos por: movimentos básicos da yoga.

Posições de yoga para praticar em casa: Padmasana (Posição de Lótus)

Muito provável que esta seja a posição mais conhecida no yoga. Na posição de lótus, basta você se sentar com as pernas cruzadas e manter os pés em oposição às coxas. É uma forma de meditar como as tradicionais práticas indianas. Essa é uma posição que lembra a flor de lótus, ela é capaz de melhorar a respiração e promover a estabilidade física.

Posições de yoga para praticar em casa: Padahastasana (flexão à frente de pé)

Para fazer essa posição, basta manter os pés juntos, elevar os braços ao mesmo tempo que inspira. Depois, basta ir soltando o ar e ir descontraindo o corpo. Com as pernas estendidas e os pés unidos, tente tocar as pernas com a cabeça, de forma lenta, mantendo o equilíbrio.

Posições de yoga para praticar em casa: Bhujangasana (Cobra)

A posição ideal para quem busca flexibilidade na parte superior das costas. Para praticá-la, basta deitar de barriga para baixo, colocar as mãos no chão e manter o peito dos pés, as pernas e o quadril encostados no chão. Em seguida, basta levantar a parte inferior do corpo aos poucos, resistir com o púbis no solo e sentir a coluna se alongar do cóccix à cabeça.

Posições de yoga para praticar em casa: Paschimottanasana (postura da pinça)

Este é um excelente exercício para “esticar” quase todos os músculos posteriores do corpo. Ele é capaz de fortalecer também os músculos abdominais, assegurando mais saúde e funcionamento. Para fazê-lo é bem simples: relaxe na postura, respire normalmente, sempre inspirando e expirando pelas narinas, a cada inspiração tente ajustar a postura, se acomodando a ela.

Posições de yoga para praticar em casa: Adho Mukha Svanasana (Cachorro olhando para baixo)

Quer alongar a parte posterior do corpo e ainda aumentar a flexibilidade dos ombros? Essa é outra posição popular do Yoga capaz de te ajudar nessa missão! Coloque os dedos dos pés e as palmas das mãos no chão e a partir da extensão das pernas eleve o seu quadril, mantendo as pernas estendidas. Neste momento, os seus calcanhares descem, mas o quadril se mantém. Mantenha os ombros afastados das orelhas, relaxe o pescoço e respire suavemente.

Posições de yoga para praticar em casa: Vrikshasana (Árvore)

Outra posição extremamente famosa no Yoga! Ela é capaz de ajudar a acalmar, manter o foco e aumentar a concentração. Para fazê-la é extremamente simples: levante a perna esquerda e encoste a sola do pé na altura da coxa direita. Em seguida, estique os braços para cima e junte as palmas das mãos. Respire fundo enquanto pratica e vá trocando a posição das pernas assim que sentir segurança para isso.

Posições de yoga para praticar em casa: Virabhadrasana II (Guerreiro II)

Este nome é devido ao fato de que esta posição faz lembrar as posições dos antigos guerreiros durante as batalhas. Para praticá-la, afaste as pernas, ficando com os pés paralelos. Gire os dedos do pé direito para fora enquanto o pé esquerdo se mantém paralelo. Estenda os braços lateralmente. Flexione o joelho direito a 90°, sem deixar que o joelho ultrapasse a linha do calcanhar. O olhar deve estar em direção a ponta do dedo médio da mão direita.

Sabia que aqui na Casa da Índia temos diversos artigos para te ajudar na prática de yoga?! Vem conhecer em nosso site, é só digitar casadaindia.com.br no seu navegador, ou clicar aqui para chegar mais rápido.

Você também pode gostar

Deixe um comentário