A fragrância do patchouli: o perfume indiano afrodisíaco

4 minutos para ler

Aos apaixonados pela cultura indiana é comum ouvir falar do patchouli. O aroma forte é nativo das Índias Orientais e é usado há séculos em perfumarias de todo o mundo. Continua aqui que te contamos mais sobre ele.

O que é o patchouli

Considerado relaxante por diversas pessoas, o aroma do patchouli é relativamente forte e ainda possui diversas propriedades benéficas.

O patchouli, na verdade, é um conjunto de espécies de plantas do gênero Pogostemon. Das folhas de algumas dessas plantas é feito o óleo essencial, que possui diversas propriedades benéficas ao ser humano.

As plantas do patchouli são uma erva do tipo arbusto e podem chegar a medir 60 centímetros de altura facilmente. Elas costumam se dar bem com ambientes mais quentes e sem a exposição direta à luz do sol. Sem a quantidade certa de água por dia, elas mudam facilmente. As sementes são bem frágeis e podem ser danificadas facilmente. Esses atributos tornam o Patchouli algo bem delicado de se cultivar.

Essas plantas são bem populares no norte do Brasil e são comercializadas na maior feira da América Latina, a feira do Mercado do Ver-o-peso, que fica em Belém, no Pará.

Na região, o Patchouli é bastante utilizado, desde dos tradicionais óleos essenciais, até aromatizador para papel e roupas.

Na área medicinal, ele é usado para:

  • Melhorar a aparência da pele, ajudando a cuidar da pele áspera e envelhecida.
  • Ajudar no tratamento de problemas de pele como celulite, eczema, chagas, acne, dermatite ou micoses. 
  • Ajudar no tratamento de diversos problemas de estômago como dor ou desconforto abdominal, gastrite, náusea ou má digestão.
  • Aliviar diversas dores no seu geral como espasmos musculares, dor de cabeça, cólica ou angina de peito.
  • Ajudar a relaxar e a acalmar, aliviando a agitação, irritabilidade, insônia, estresse e ansiedade.

Óleo essencial de patchouli

O óleo essencial de patchouli tem um aroma forte e amadeirado. Ele é muito utilizado na perfumaria e na aromaterapia.

No caso da aromaterapia, o óleo essencial é usado por causa das propriedades anti depressivas, anti-inflamatórias, antissépticas, afrodisíacas, adstringentes, cicatrizantes, desodorantes, diuréticas, febrífugas, fungicidas, insecticidas, sedativas e tônicas.

Esse óleo é extraído por destilação a vapor das folhas da planta de patchouli. Nos componentes básicos do óleo essencial de patchouli você encontra alfa-patchoulene, beta-patchoulene, alfa-guaiane, alfa-bulneseno, cariofileno, norpatchulenol, álcool patchouli, seychellene e o pogostol.

Benefícios do óleo essencial de patchouli

1. Alivia a depressão: ao inalar o óleo essencial de patchouli, há estímulo à liberação de hormônios do prazer, como a serotonina e a dopamina.

2. Melhora a inflamação: ajuda e alivia a inflamação e a febre.

3. Previne infecções: melhora feridas e úlceras.

4. Afrodisíaco: estimula os hormônios sexuais e aumenta a libido.

5. Adstringente: estimula as contrações dos músculos, dos nervos e da pele.

6. Acelera a cicatrização: acelera o processo de cicatrização de cortes e feridas e também acelera o desaparecimento das cicatrizes.

7. Estimula a circulação sanguínea: ajuda na produção de glóbulos vermelhos, melhora a circulação e a oxigenação dos órgãos e das células em todo o corpo.

8. Elimina o mau cheiro: o aroma doce e picante do óleo essencial de patchouli ajuda a desodorizar o corpo. 

9. Diurético: aumenta a frequência da micção e a quantidade de urina.

10. Melhora a febre: reduz a febre, combatendo as infecções que a causam.

11. Inibe o crescimento de fungos: inibe o crescimento de fungos e infecções.

12. Mata insetos: possui propriedades inseticidas.

13. Atua como tônico: otimiza as funções metabólicas, como a decomposição de alimentos e absorção de nutrientes.

Sentiu curiosidade em saber como é essa fragrância?! Aqui na Casa da Índia nós temos produtos com esse aroma, vem descobrir aqui sobre eles.

Você também pode gostar

Deixe um comentário