Cannot GET /api/stage
'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(website); var host = document.createAttribute('data-host-url'); host.value = 'https://apidev.analytics.rockcontent.com'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(host); document.body.appendChild(rockAnalyticsScript_V2); } });

A história por trás da construção do Taj Mahal

4 minutos para ler

Às margens do rio Yamuna, na cidade de Agra na Índia, está o monumento mais conhecido no país: o Taj Mahal! E a fama não é em vão, a construção foi classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, e em 2007 foi eleita como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

O Taj Mahal foi construído entre 1632 e 1653, pelas mãos de mais de 20 mil pessoas de várias cidades do Oriente. O monumento foi idealizado pelo imperador Shah Jahan como forma de eternizar a memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, que faleceu após dar à luz ao 14° filho. Assim, o mausoléu foi construído sobre o túmulo de sua falecida amada, próximo ao rio Yamuna.

Por causa disso, o Taj Mahal é conhecido como a maior prova de amor do mundo! Quer saber mais detalhes sobre essa história? Então acompanhe esta leitura, que a gente te conta tudo o que sabemos.

Origem e história

Essa história tem início em 1607, quando o império Mogol dominava a Índia!

O jovem príncipe Kurran, de 14 anos, conheceu a jovem indiana Aryumand Banu Begam, de 15 anos. Não se sabe como o casamento deles foi planejado, se foi arranjado, ou não. O que se sabe, é que o casal esperou por 5 anos para poderem se oficializar o matrimônio, e nesse período, o príncipe havia tido outro casamento.

Essa história sempre é contada exaltando o quanto o príncipe era apaixonado por Aryumand, fazendo com que ele a apelidasse de Mumtaz Mahal, “a jóia do palácio”.

Após amadurecer e ser coroado, Kurran recebeu o nome de Shah Jahan, “o rei do mundo”.

O imperador Shah Jahan tinha várias mulheres e esposas, o que era comum nessa região, nesse período. Conta-se que Aryumand foi mãe de 14 filhos do imperador e faleceu ao dar à luz ao último filho, aos 39 anos.

A morte afetou tanto o Imperador, que foi proibido fazer celebrações e tocar ou cantar qualquer tipo de música, por 2 anos na corte Mogol.

Para eternizar a memória da amada, o Imperador resolveu construir um túmulo para o corpo de Aryumand: o Taj Mahal. A lenda conta que cada detalhe da construção é capaz de demonstrar os sentimentos do imperador pela sua falecida esposa.

As histórias contam que Shah Jahan entrou em um completo estado de loucura e alienação, e essa doença foi uma abertura para que seus filhos pudessem tomar o poder e se declararem imperadores de outras regiões do país.

Uma das traições feitas por seus filhos foi a de Aurangzeb, que trancou o pai em um forte de Agra, a poucos quilômetros do Taj Mahal. Local onde o Imperador passou o resto de seus dias e faleceu poucos anos após a conclusão do mausoléu. O corpo de Shah Jahan foi sepultado ao lado de sua amada.

Esta é a famosa história de amor por trás da construção do Taj Mahal! Apesar do enredo ser verídico, alguns detalhes acabam se perdendo, ou sendo recontados de outras formas ao longo dos anos. Mas ainda assim, não tira o encanto e a beleza desse monumento, não é mesmo?

Curiosidades sobre o Taj Mahal

  • O imperador chamava sua esposa de “Mumtaz Mahal”, que em uma tradução livre significa “a jóia do palácio”;
  • O nome Taj Mahal significa Coroa de Mahal;
  • O monumento pode receber visitas todos os dias, exceto às sexta-feiras, que é um dia reservado para orações;
  • Reza a lenda, que o Imperador, com medo de que os construtores fizessem um monumento parecido com o Taj Mahal, cortou as mãos e cegou todos eles, após a conclusão da construção;
  • Além do Taj Mahal, o imperador, inicialmente, queria construir outro mausoléu, porém na cor preta, em frente a principal construção. A intenção era que ele e sua esposa pudessem “se olhar” eternamente;
  • Cerca de 3 milhões de pessoas visitam o Taj Mahal anualmente;
  • A cúpula do mausoléu é costurada com fios de ouro.

Você que gosta de aprender cada vez mais sobre a cultura indiana, siga a Casa da Índia no Instagram. Por lá, além de divulgarmos nossos produtos exclusivos, contamos algumas curiosidades sobre a Índia. Para seguir, é só clicar aqui!

Você também pode gostar

Deixe um comentário