Amla para cabelo: conheça as propriedades e benefícios para os fios

6 minutos para ler

A cultura indiana é rica e oferece diversos ensinamentos para todas as pessoas. Uma das áreas que vêm ganhando destaque é a estética, sendo que a fruta conhecida como Amla se tornou conhecida pelas suas propriedades nesse sentido. No seu país de origem, ela é utilizada para fortalecer os folículos capilares, além prevenir o embranquecimento prematuro dos fios de forma natural.

Assim, para quem está procurando investir em estratégias naturais, a Amla é a alternativa perfeita para garantir fios sempre lindos, fortes e brilhantes.

Pensando em ajudar você nessa missão, desenvolvemos este artigo com as principais informações sobra a Amla para que seu cabelo fique sempre belo e hidratado. Acompanhe!

Quais são suas propriedades?

Na medicina ayurvédica, a Amla é muito utilizada para equilibrar os três Doshas (Vatta, Pitta e Kapha) e aliviar os sintomas de Pitta, tendo em vista suas características azedas e adstringentes. Apresentando fortes concentrações de vitamina C e ativos antioxidantes, a fruta fornece o fortalecimento dos folículos capilares, por conta de essas substâncias auxiliarem na produção de novos fios.

É por isso que os cabelos das indianas são tão agraciados, não só pela população local como também pelo ocidente. Além de tradicionalmente grandes, os fios são fortes justamente por terem um nascimento saudável após a utilização da Amla, seja em pó, seja em óleo.

Indo além, já que ela carrega consigo a propriedade antioxidante e compostos de flavonoides e polifenóis, os fios demoram para ficarem brancos, preservando a saúde do couro cabeludo e evitando problemas como caspa e coceira.

Existe mais de uma versão da Amla?

No último tópico, citamos que você pode aplicar a Amla nos seus fios, usando as versões óleo ou pó. Além disso, existe o shampoo de Amla, que pode ser utilizado para quem tem menos tempo na rotina. Todos os produtos apresentam as mesmas propriedades naturais e se diferenciam na concentração e benefícios oferecidos.

Nesse sentido, para escolher a melhor versão para você, é fundamental considerar a sua rotina a fim de conferir qual modelo auxilia nos seus cuidados pessoais. Uma excelente maneira de descobrir o método mais adequado é testando cada produto e identificando seus benefícios para seu cabelo.

Nos próximos tópicos, explicamos cada versão da Amla para você optar por aquela que realmente combina com a sua rotina. Confira!

Em pó

Uma técnica altamente eficaz é a utilização da Amla em pó. Assim como o óleo, você pode aplicá-lo diretamente nos fios, inclusive na raiz. No entanto, para isso, é necessário criar uma mistura com a fruta e água morna: com um sachê de pó, adicione a água lentamente até chegar a uma pasta cremosa e homogênea.

Em seguida, basta deixá-la descansar por 10 minutos e aplicar nas madeixas limpas, sempre massageando o couro cabeludo para obter melhores resultados. Depois de pronto, é só deixá-la realizar seus efeitos durante uma hora e enxaguar com água, higienizando com shampoo e finalizando com condicionador.

Então, será que ele pode ser aplicado diariamente? Na verdade, a recomendação para conquistar um resultado natural e suave é utilizar o pó de Amla quinzenalmente ou mensalmente.

Nesse sentido, você percebe que a primeira alternativa é ideal para quem quer prevenir o embranquecimento precoce dos fios? Já a segunda opção é indicada para quem busca a manutenção dos efeitos da Amla, uma vez que os fios já estão protegidos e hidratados.

Shampoo

Não poderíamos deixar de falar do shampoo, não é mesmo? Via de regra, o óleo ou pó de Amla é adicionado nesse produto para fortalecer seus cabelos. Assim, para quem quer mais praticidade na aplicação, essa versão é a melhor alternativa.

Além disso, quando você utiliza o shampoo gradualmente, consegue ver os resultados nos fios, prevenindo o embranquecimento de forma natural e sem agredir sua saúde. Para aplicá-lo, basta lavar o cabelo normalmente, sempre usando um condicionador após a limpeza, para conquistar fios mais macios e brilhosos.

Óleo

O óleo de Amla é uma alternativa para quem está buscando seus benefícios para os fios. Ele pode ser aplicado desde a raiz até as pontas, já que o seu intuito é fortalecer os folículos capilares — que ficam no couro cabeludo.

Assim, você pode aplicar o produto de mecha em mecha e massagear o couro cabeludo com atenção. Se desejar, é possível criar um momento de relaxamento e meditação, cuidando da sua beleza de forma simples e suave. Depois de percorrer todo o comprimento, basta enrolar o seu cabelo em um coque e deixá-lo preso por, pelo menos, 15 minutos.

Em seguida, desfaça o penteado e enxague com água morna, preferencialmente fria. Assim, é só lavar normalmente com shampoo e condicionador para finalizar a hidratação. Vale lembrar que, quando você realiza o procedimento à noite e dorme com o cabelo oleoso, os resultados tendem a serem melhores!

Quais são seus benefícios?

Como você já deve imaginar, a Amla apresenta muitos benefícios para o seu cabelo. Quando utilizada, ela consegue deixar seus fios fortes, brilhantes e, de quebra, estimula seu crescimento de maneira saudável e não agressiva. Indo além, você conquista vantagens como:

  • hidratação e nutrição dos fios, resultando em cabelos macios;
  • fortalecimento da raiz, garantindo cabelos mais encorpados;
  • recuperação de fios secos e danificados;
  • redução da quebra e queda;
  • previne o embranquecimento prematuro do cabelo de forma natural;
  • contenção do frizz, caspa, coceiras e securas capilares;
  • definição de cachos.

Como comentamos, uma das melhores formas de conquistar todos esses benefícios é por meio do shampoo, concorda? Um exemplo de produto altamente eficaz é o Shampoo Khadi Natural Ayurvédico Amla & Reetha. Com a alta concentração de vitamina C e princípios antioxidantes, ele consegue deter o embranquecimento dos fios.

Você percebeu como a Amla pode transformar a qualidade dos seus fios? Além de deixá-los fortes e macios, a fruta consegue evitar o embranquecimento precoce, impedindo o nascimento de fios brancos de forma natural. Assim, você consegue manter seu cabelo sempre belo sem agredir a sua saúde.

E então, gostou do que essa fruta pode fazer com seus fios? Aproveite para conhecer a Amla em pó da Casa da Índia para cuidar bem do seu cabelo.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-