Cannot GET /api/stage
'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(website); var host = document.createAttribute('data-host-url'); host.value = 'https://apidev.analytics.rockcontent.com'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(host); document.body.appendChild(rockAnalyticsScript_V2); } });

Ayurveda: o que a medicina milenar indiana pode beneficiar em sua beleza

6 minutos para ler

A milenar medicina indiana, conhecida como Ayurveda, tem como foco o equilíbrio do corpo com a mente e a alma, por meio de terapias, alimentação correta e hábitos mais naturais no dia a dia.

Quando o assunto é a beleza, as práticas Ayurveda podem contribuir e muito não somente no quesito físico, mas nas emoções, no humor e muito mais.

Quer saber sobre esse assunto? Continue esta leitura que vamos te explicar exatamente a relação desse conhecimento milenar indiano com o seu bem-estar.

Uma breve história da medicina Ayurveda

Existente na Índia há mais de 5 mil anos, a medicina Ayurveda nasceu a partir da observação da natureza e do ser humano. A intenção dos estudos era encontrar métodos naturais para o equilíbrio energético do corpo, da mente e da alma. Para a Ayurveda, é esse desequilíbrio que resulta nas diversas doenças.

Os tratamentos que fazem parte desse conhecimento são focados em mudanças de hábitos, terapias, meditações e ações de acordo com a constituição biológica de cada indivíduo.

A gente tem um texto bem completo aqui no blog, contando mais sobre a medicina milenar indiana, e ainda explicamos mais sobre a composição biológica de cada indivíduo, baseado nos 5 elementos do universo: terra, ar, fogo, água e espaço. Clique aqui para ler mais!

A beleza e as tradições Ayurveda

A beleza vai muito além de algo físico, ela está mais relacionada ao bem-estar e o equilíbrio do corpo com a mente. Não é apenas parecer belo, mas transmitir isso!

E alcançar essa beleza que citamos não trata-se de recorrer a cosméticos caros e diversos tratamentos estéticos. Você pode começar com pequenas mudanças agora mesmo.

A medicina Ayurveda tem como foco a busca de técnicas e hábitos naturais para promover o bem-estar, tanto internamente, quanto externamente.

Algumas pequenas mudanças nas ações do dia a dia podem promover benefícios como:

  • Melhora na postura;
  • Pele radiante;
  • Melhora na saúde interna;
  • Equilíbrio da mente;
  • Vitalidade.

Logo a frente, ainda neste texto, vamos citar exemplos de hábitos que você pode aplicar desde já na sua rotina, são dicas que vão desde meditações até o uso de produtos naturais, fáceis de encontrar.

Hábitos para adotar no dia a dia

Alimentação correta

A alimentação é um dos maiores pontos de atenção para quem deseja adotar uma rotina de tratamento Ayurveda. Pois para esse conhecimento, o que ingerimos nos afeta diretamente no quesito bem-estar. Em outras palavras, acredita-se que cada ser humano, com seus diferentes biotipos (doshas), possuem diferentes necessidades alimentares.

Os doshas são formas de caracterizar cada indivíduo com base nos 5 elementos básicos da nossa existência: terra, ar, fogo, água e espaço (como comentamos acima). Cada dosha é uma junção de 2 elementos que caracterizam o equilíbrio energético daquela pessoa.

Para a Ayurveda, cada indivíduo deve se alimentar de acordo com o seu dosha, para somente assim manter ativa a conexão entre o corpo, a alma e a mente.

Temos um texto aqui no blog sobre alimentação dentro da Ayurveda. Por lá, te ensinamos a como encontrar o seu dosha e o tipo de alimentação ideal para cada um. É só clicar aqui para acessá-lo!

Cuidados com a pele

Você sabe qual o seu tipo de pele? Sabe se ela é normal, oleosa, seca, ou mista? Para além disso, você sabe qual dosha indiano representa a sua pele?

Ter esses conhecimentos é o primeiro passo para começar a fazer o tratamento correto de acordo com a Ayurveda.

Assim como na alimentação, os doshas também são formas de identificar uma característica de um indivíduo com base nos 5 elementos naturais.

Por exemplo, uma pele com dosha Vata tende a ser seca, rugosa, fria e enrugada. O dosha Pitta caracteriza aquela pele delicada, clara ou vermelha, com sardas, algumas verrugas, acne, que tende a se queimar facilmente. Já a pele oleosa é característica principal do dosha Kapha, que também representa peles macias, úmidas e com tendência a poros abertos.

Cuidar apropriadamente da pele, de acordo com as características dela pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce e as manchas.

Cuidar da pele é ter em mente que ela precisa respirar! Acredita-se, de acordo com a Ayurveda, e também de acordo com a medicina ocidental, que a pele deve estar livre de muitos produtos que fecham os poros.

Vale a pena investir em uma boa limpeza, para remover as impurezas, oleosidade e maquiagem. Inclusive a água gelada é uma excelente recomendação, pois estimula o crescimento celular, aumentando a circulação e o fechamento dos poros.

Em seguida à limpeza, tonifique a pele com os produtos corretos. Para finalizar hidrate com itens leves e se possível com cosméticos naturais.

A força dos óleos

As indianas são bem conhecidas pelo uso dos óleos. E não é à toa! Eles são excelentes para a nutrição da pele e do cabelo, são protetores naturais contra a poluição.

Invista em óleos naturais, como os de coco e gergelim (este combina com todos os doshas). Você pode aplicar na pele após o banho, antes de dormir e nos cabelos você pode investir em técnicas de umectação, isso irá trazer brilho, força e maciez aos fios (e de bônus ainda irá fortalecê-lo a ponto de contribuir para o crescimento).

Foco na respiração

Tire um momento do seu dia para focar na sua respiração. Principalmente quem possui uma rotina pesada e corrida é importante ter esse tempo para si.

Dedique-se à meditação ou Yoga!

Indicamos muito a prática de Yoga, que irá relaxar o corpo, a mente e com toda a certeza te deixará muito mais disposto a seguir o dia.

Temos um texto por aqui apenas para falar sobre como praticar Yoga em casa, basta clicar aqui para acessar!O quanto você se interessou pelas tradições Ayurvedas em relação aos cuidados com sua beleza e bem-estar? Aqui na Casa da Índia oferecemos produtos e cosméticos naturais adequados para você. Vem conhecer um pouco mais em nossa loja, é só clicar aqui para acessar.

Você também pode gostar

Um comentário em “Ayurveda: o que a medicina milenar indiana pode beneficiar em sua beleza

Deixe um comentário