Conheça 5 benefícios da henna no cabelo e utilize-a hoje mesmo!

6 minutos para ler

Se você costuma pintar os cabelos com tinturas tradicionais, já deve ter percebido que os fios necessitam de nutrição e hidratação constantes para continuar bonitos e sedosos. Às vezes, com o tempo e a frequência de uso, nem os banhos de creme resolvem.

Isso acontece porque esses produtos, em geral, são bastante agressivos e podem danificar os cabelos, deixando-os opacos e quebradiços. E se houvesse uma opção natural, capaz de tingir e manter o brilho e a luminosidade?

É exatamente disso que falaremos neste post. Aqui, você vai conhecer alguns dos benefícios da henna no cabelo e por que é uma ótima opção. Vamos lá?

O que é a henna?

A henna é um corante em pó resultante da trituração das folhas de Lawsonia inermis linné. Originária de países do Sul da Ásia e do Norte da África, essa planta tem propriedades que ajudam a dar mais brilho aos fios, entre outros efeitos benéficos.

Entre os principais benefícios da henna, em comparação com as tinturas tradicionais, estão potencializar o crescimento dos fios, reduzir a queda, manter o couro cabeludo limpo e controlar a coceira. Vamos abordar mais à frente, neste post, outros pontos positivos do produto.

Como a henna age nos fios do cabelo?

Ainda não se convenceu de que a henna é uma possibilidade interessante para tingir o cabelo? Entenda melhor sobre sua durabilidade, coloração e até para quem o produto é indicado.

Durabilidade

Após a aplicação da henna no cabelo, o efeito mais intenso pode durar entre 20 e 30 dias, pois o pigmento fica depositado na cutícula dos fios. Isso vai depender, também, da quantidade de lavagens que forem realizadas ao longo desse período e da exposição a outros elementos, como o sol, piscina e praia. No entanto, é importante que você tenha em mente que a henna não sai dos até que você faça algum corte, ok?

Coloração

A henna tradicional proporciona ao cabelo um tom avermelhado. A base da cor do cabelo vai impactar no resultado obtido. Dessa forma, quem tem cabelos mais escuros ou castanhos também pode utilizá-la e é recomendado até para quem deseja apenas cobrir os fios brancos. O que a henna não faz, no entanto, é clarear o cabelo.

Existe também a henna incolor, muito utilizada como máscara de tratamento capilar. Ela auxilia no fortalecimento do fio, reestrutura a fibra capilar e aumenta o brilho.

Indicação

Desde que tenha o devido cuidado na aplicação, qualquer pessoa pode passar henna nos cabelos. Não há restrições para quem já tem os fios tingidos, alisados, com relaxamento ou descoloridos.

A pigmentação, principalmente para os tons acobreados, é muito forte. Caso você mude de ideia e queira voltar ao seu tom natural, pode ser que isso leve certo tempo e demande cuidados específicos. Além disso, a prova de toque na pele é muito importante, para observar possíveis alergias.

Como aplicar henna pura no cabelo?

Preparamos um passo a passo simples de como você pode aplicar henna nos seus cabelos. É importante, porém, analisar com cuidado a embalagem do seu produto e ver se consta alguma orientação específica.

Powered by Rock Convert

Preparação da mistura

  • Faça uma mistura de água morna com o pigmento;
  • misture bem até que se torne uma pasta homogênea e de consistência cremosa.

Preparação do cabelo

Para evitar que o seu cabelo apresente alguma reação, é indicado que você realize um teste de mecha. Isso evita lesões e queimaduras em seu couro cabeludo.

Aplicação do produto

  • Se possível, coloque luvas para passar o produto e utilize um pente para facilitar a aplicação;
  • comece a aplicação pela raiz do cabelo e vá trazendo o produto até as pontas;
  • deixe agir por cerca de uma hora;
  • em seguida, retire o produto com o modo de lavar habitual.

Quais são os benefícios da henna?

Você já teve acesso a vários benefícios da henna para os fios de cabelo, mas ainda não abordamos todos. Confira mais alguns!

1. É um produto natural

Por ser extraída de uma planta, a henna é um produto natural bastante indicado para tingir os cabelos. Por isso, ao contrário das tintas permanentes ou semipermanentes, não agride os fios.

É importante lembrar que ela não descolore o cabelo. Ao contrário, a henna tinge por cima do tom natural. Dessa forma, recomenda-se usá-la a cada duas semanas ou mensalmente, dependendo da intensidade que você deseja.

2. Traz brilho e força para o cabelo

Outro benefício da henna natural é a sua propriedade de dar mais brilho e força para o cabelo. Fios com henna, geralmente, são mais brilhantes e volumosos em relação àqueles submetidos à coloração tradicional. Além disso, ficam mais encorpados e menos quebradiços.

É claro que a reação de cada pessoa que utiliza o produto varia (em especial no tom da cor). Mas, em geral, esses efeitos são bem conhecidos e até indicados para quem tem cabelos finos e quebradiços, e não podem usar colorações convencionais.

3. Elimina o frizz e as pontas duplas

Como não abre as cutículas do fio nem o descolore (processos bastante danosos para a saúde do couro cabeludo), a henna é excelente para combater o frizz e evitar as indesejadas pontas duplas.

Isso também se deve à ausência de compostos presentes em algumas tinturas tradicionais, como o peróxido e até o amoníaco, responsáveis por danificar o cabelo depois do processo de coloração.

4. Dá um aspecto natural à cor do cabelo

Outra vantagem da henna é o aspecto natural e uniforme que proporciona ao cabelo. Apresenta tons de vermelho ou cobre, mas tudo vai depender da cor original do seu cabelo e do período que você deixa o produto agindo (quanto maior o tempo, mais intensa a cor).

Assim, como explicamos em nosso passo a passo, recomenda-se deixar a henna agindo por uma hora, caso a intenção seja uma tonalidade mais forte. Ainda assim, leia com bastante atenção o rótulo do produto antes de aplicá-lo em casa, ok?

5. Ajuda a cobrir os fios brancos

Se você tem alguns fios brancos que insistem em aparecer, a henna é uma boa opção para cobri-los. Assim, você consegue cobrir os fios brancos sem mudar radicalmente a cor.

Quer mais uma dica? Além da henna, utilize outros produtos naturais para cuidados dos cabelos, especialmente os shampoos. Assim, você garante um cuidado completo sem agredir os fios!

O que você achou dos benefícios da henna no cabelo? Ficou com vontade de experimentar? Então, dê uma olhada nas opções da Casa da Índia!

Você também pode gostar

21 thoughts on “Conheça 5 benefícios da henna no cabelo e utilize-a hoje mesmo!

  1. Tenho obtido excelente resultado nos pelos da sobrancelhas. Meus pelos eram muito finos e claros. Depois de tres meses usando henna, eles estao mais grossos e escuros!!

  2. Tenho cabelos 100% brancos. Uso tinta há 25 anos. Me falaram de henna. Posso passar henna por cima de cabelo tingido com tinta? Posso fazer escova progressiva em cabelos com henna ? Qual é a melhor, pó ou líquida?

  3. Tenho muitos cabelos brancos e gostaria de não utilizar mais a tintura. Gostaria de saber se a henna tem boa cobertura neste caso.

    1. É utilizada a milhares de anos tanto no cabelo quanto na pele na Índia!
      Henna faz bem para os cabelos, enquanto tinta faz muito mal!

  4. Olá! Tenho cabelos louro médio, e tem bastante pigmentação cobre. Não quero escurecer, uso tintura para cobrir os brancos. Meus fios são finos, a tintura sai com facilidade porque abre as escamas, deixando-os porósos. Quanto tempo, mais ou menos devo manter a aplicação?

  5. Tenho muito cabelo branco, tenho alergia a PPD, produto utilizado na fabricação de tintura; mas não gosto de cabelos vermelho cobre. A Henna pura só tem a que deixa os cabelos vermelhos?

Deixe um comentário