Conheça 5 benefícios da henna no cabelo e utilize-a hoje mesmo!

6 minutos para ler

Se você costuma pintar os cabelos com tinturas tradicionais, já deve ter percebido que os fios necessitam de nutrição e hidratação constantes para continuar bonitos e sedosos. Às vezes, com o tempo e a frequência de uso, nem os banhos de creme resolvem.

Isso acontece porque esses produtos, em geral, são bastante agressivos e podem danificar os cabelos, deixando-os opacos e quebradiços. E se houvesse uma opção natural, capaz de tingir e manter o brilho e a luminosidade?

É exatamente disso que falaremos neste post. Aqui, você vai conhecer alguns dos benefícios da henna no cabelo e por que é uma ótima opção. Vamos lá?

O que é a henna?

A henna é um corante em pó resultante da trituração das folhas de Lawsonia inermis linné. Originária de países do Sul da Ásia e do Norte da África, essa planta tem propriedades que ajudam a dar mais brilho aos fios, entre outros efeitos benéficos.

Entre os principais benefícios da henna, em comparação com as tinturas tradicionais, estão potencializar o crescimento dos fios, reduzir a queda, manter o couro cabeludo limpo e controlar a coceira. Vamos abordar mais à frente, neste post, outros pontos positivos do produto.

Como a henna age nos fios do cabelo?

Ainda não se convenceu de que a henna é uma possibilidade interessante para tingir o cabelo? Entenda melhor sobre sua durabilidade, coloração e até para quem o produto é indicado.

Durabilidade

Após a aplicação da henna no cabelo, o efeito mais intenso pode durar entre 20 e 30 dias, pois o pigmento fica depositado na cutícula dos fios. Isso vai depender, também, da quantidade de lavagens que forem realizadas ao longo desse período e da exposição a outros elementos, como o sol, piscina e praia. No entanto, é importante que você tenha em mente que a henna não sai dos até que você faça algum corte, ok?

Coloração

A henna tradicional proporciona ao cabelo um tom avermelhado. A base da cor do cabelo vai impactar no resultado obtido. Dessa forma, quem tem cabelos mais escuros ou castanhos também pode utilizá-la e é recomendado até para quem deseja apenas cobrir os fios brancos. O que a henna não faz, no entanto, é clarear o cabelo.

Existe também a henna incolor, muito utilizada como máscara de tratamento capilar. Ela auxilia no fortalecimento do fio, reestrutura a fibra capilar e aumenta o brilho.

Indicação

Desde que tenha o devido cuidado na aplicação, qualquer pessoa pode passar henna nos cabelos. Não há restrições para quem já tem os fios tingidos, alisados, com relaxamento ou descoloridos.

A pigmentação, principalmente para os tons acobreados, é muito forte. Caso você mude de ideia e queira voltar ao seu tom natural, pode ser que isso leve certo tempo e demande cuidados específicos. Além disso, a prova de toque na pele é muito importante, para observar possíveis alergias.

Como aplicar henna pura no cabelo?

Preparamos um passo a passo simples de como você pode aplicar henna nos seus cabelos. É importante, porém, analisar com cuidado a embalagem do seu produto e ver se consta alguma orientação específica.

Preparação da mistura

  • Faça uma mistura de água morna com o pigmento;
  • misture bem até que se torne uma pasta homogênea e de consistência cremosa.

Preparação do cabelo

Para evitar que o seu cabelo apresente alguma reação, é indicado que você realize um teste de mecha. Isso evita lesões e queimaduras em seu couro cabeludo.

Aplicação do produto

  • Se possível, coloque luvas para passar o produto e utilize um pente para facilitar a aplicação;
  • comece a aplicação pela raiz do cabelo e vá trazendo o produto até as pontas;
  • deixe agir por cerca de uma hora;
  • em seguida, retire o produto com o modo de lavar habitual.

Quais são os benefícios da henna?

Você já teve acesso a vários benefícios da henna para os fios de cabelo, mas ainda não abordamos todos. Confira mais alguns!

1. É um produto natural

Por ser extraída de uma planta, a henna é um produto natural bastante indicado para tingir os cabelos. Por isso, ao contrário das tintas permanentes ou semipermanentes, não agride os fios.

É importante lembrar que ela não descolore o cabelo. Ao contrário, a henna tinge por cima do tom natural. Dessa forma, recomenda-se usá-la a cada duas semanas ou mensalmente, dependendo da intensidade que você deseja.

2. Traz brilho e força para o cabelo

Outro benefício da henna natural é a sua propriedade de dar mais brilho e força para o cabelo. Fios com henna, geralmente, são mais brilhantes e volumosos em relação àqueles submetidos à coloração tradicional. Além disso, ficam mais encorpados e menos quebradiços.

É claro que a reação de cada pessoa que utiliza o produto varia (em especial no tom da cor). Mas, em geral, esses efeitos são bem conhecidos e até indicados para quem tem cabelos finos e quebradiços, e não podem usar colorações convencionais.

3. Elimina o frizz e as pontas duplas

Como não abre as cutículas do fio nem o descolore (processos bastante danosos para a saúde do couro cabeludo), a henna é excelente para combater o frizz e evitar as indesejadas pontas duplas.

Isso também se deve à ausência de compostos presentes em algumas tinturas tradicionais, como o peróxido e até o amoníaco, responsáveis por danificar o cabelo depois do processo de coloração.

4. Dá um aspecto natural à cor do cabelo

Outra vantagem da henna é o aspecto natural e uniforme que proporciona ao cabelo. Apresenta tons de vermelho ou cobre, mas tudo vai depender da cor original do seu cabelo e do período que você deixa o produto agindo (quanto maior o tempo, mais intensa a cor).

Assim, como explicamos em nosso passo a passo, recomenda-se deixar a henna agindo por uma hora, caso a intenção seja uma tonalidade mais forte. Ainda assim, leia com bastante atenção o rótulo do produto antes de aplicá-lo em casa, ok?

5. Ajuda a cobrir os fios brancos

Se você tem alguns fios brancos que insistem em aparecer, a henna é uma boa opção para cobri-los. Assim, você consegue cobrir os fios brancos sem mudar radicalmente a cor.

Quer mais uma dica? Além da henna, utilize outros produtos naturais para cuidados dos cabelos, especialmente os shampoos. Assim, você garante um cuidado completo sem agredir os fios!

O que você achou dos benefícios da henna no cabelo? Ficou com vontade de experimentar? Então, dê uma olhada nas opções da Casa da Índia!

Você também pode gostar

131 comentários em “Conheça 5 benefícios da henna no cabelo e utilize-a hoje mesmo!

  1. Tenho obtido excelente resultado nos pelos da sobrancelhas. Meus pelos eram muito finos e claros. Depois de tres meses usando henna, eles estao mais grossos e escuros!!

    1. Estou com o cabelo tingido de ruivo, e com a raiz com uns 3 dedos, não queria mais pintar com tintura convencional, pois ele está fraco, mas também acredito que se for tingir de henna vai ficar desigual, minha raiz é castanho escuro. O que você me recomenda?

  2. Tenho cabelos 100% brancos. Uso tinta há 25 anos. Me falaram de henna. Posso passar henna por cima de cabelo tingido com tinta? Posso fazer escova progressiva em cabelos com henna ? Qual é a melhor, pó ou líquida?

          1. Temos clientes que fazem mas a principio aconselhamos aplicar primeiro a henna e depois o indigo.

  3. Tenho muitos cabelos brancos e gostaria de não utilizar mais a tintura. Gostaria de saber se a henna tem boa cobertura neste caso.

        1. Uso henna a muito tempo, sempre gostei muito, mas agora tenho um problema no couro cabeludo e preciso parar de usar. Tenho bastante cabelo branco. Como devo fazer essa transição?

          1. Bom dia!

            Aconselhamos utilizar Amla para nutrir o couro cabeludo, é um tratamento muito bom!

    1. É utilizada a milhares de anos tanto no cabelo quanto na pele na Índia!
      Henna faz bem para os cabelos, enquanto tinta faz muito mal!

  4. Olá! Tenho cabelos louro médio, e tem bastante pigmentação cobre. Não quero escurecer, uso tintura para cobrir os brancos. Meus fios são finos, a tintura sai com facilidade porque abre as escamas, deixando-os porósos. Quanto tempo, mais ou menos devo manter a aplicação?

  5. Tenho muito cabelo branco, tenho alergia a PPD, produto utilizado na fabricação de tintura; mas não gosto de cabelos vermelho cobre. A Henna pura só tem a que deixa os cabelos vermelhos?

    1. Sim, henna pura só tinge de cobre / vermelho dependendo do tempo de aplicação, cor base do cabelo e receita da henna.

    1. Henna pura só tinge de cobre / vermelho dependendo do tempo de aplicação, cor base do cabelo e receita da henna.

    1. Bom dia!
      Não, henna pega em qualquer cor de cabelo porem se quiser que fique ruiva você precisa ter uma base bem clara.

      1. Ouvi dizer que henna ajuda a encorpar fios finos. Qual tipo de henna para quem quer apenas encorpar os fios mas não quer alterar a cor do cabelo?

        1. Tem henna cor castanho escuro?
          Porque meus cabelos é castanho escuro, então gostaria de saber se existe essa cor para comprar.

          1. Bom dia!!

            Para tons escuros você deve usar primeiro a henna e depois o indigo.
            O indigo vai fechar o tom da henna podendo chegar a castanho escuro até preto.

  6. Meus fios são bem grossos, se eu começar a usar henna pode ficar mais grosso?? Quantas aplicações dá pra fazer em um cabelo de comprimento médio com a embalagem de henna?

    1. Henna tinge de vermelho à cobre dependendo do tempo de aplicação, cor base do cabelo e receita da henna, infelizmente para loiro não sei dizer.

  7. Boa Tarde, Falei com um especialista que me informou que se colocar henna e depois quiser passar alguma colaboração por cima não vai aderir, e que A Henna é mesmo muito difícil de sair, se isso acontecer vai partir o cabelo todo, que acontece com frequência às clientes. Agora pergunto o que tem a dizer sobre este assunto, sabe esclarecer?
    Obrigada,
    Cumprimentos.

    1. Henna é um produto natural e é pra sempre sim, não é como a tinta que sai com o tempo. A henna vai ficar até você cortar o cabelo. Nós temos varias clientes que trabalham e são donas de salão de beleza, o que elas falam é que se você tentar descolorir depois isso pode prejudicar os fios sim porem o que vai fazer isso seria a tinta e não a henna.

  8. Ola tenho os cabelos pintados em tom de cobre , tenho 80% cabelos brancos e pinto a cada 20 dias ” Se eu passar a hena natural sobre os brancos vai cobrir 100% ? E na composição tem chumbo ou algo que faça mal a saude ? por favor me respondam com toda sinceridade

    1. Boa tarde! Vai cobrir 100% sim.
      Não, henna não contem chumbo ou qualquer componente que faça mal a saúde, nossa linha da Casa da Índia é de plantas e ervas 100% naturais.

    2. Olá, gostaria de uma dica para potencializar a ação do índigo. Fiz tudo como prescrito, mas não deixou os cabelos que estavam cobre, escurecidos( castanho) e olha que fiquei 4 horas com a henna no cabelo.

        1. Boa tarde!

          Em cabelos escuros vai aparecer só quando bater sol ou luz.
          Pra ficar ruivo / vermelho a base precisa estar clara.

      1. Boa tarde, eu fiz o uso da henna, no início ficou no meu tom, mas depois de uma semana o tom fechou, posso usar um tonalizante para avivar a cor?

  9. Olá, uso Henna creme cor castanho . Nao fica vermelho.
    P acobrear, tenho q usar cobre.

    A a Henna creme não é 100% natural? (A marca é concorrente, bem famosa) . Pode me ajudar?

    Fiz luzes, danificou muito meu cabelo e estou querendo usar a Henna por cima p fechar as cutículas pq meu cabelo virou uma palha e emborrachou.

    Mas lendo os Posts estou c medo da Henna creme.

    Sabe me instruir se ela é natural tbm? A Chocolate? Muito obrigada

    1. Bom dia! Tudo pode causar alergia e irritação, vai de pessoa para pessoa porem temos uma porcentagem muito pequena de pessoas com alergia a henna por se tratar de um produto natural. Pedimos sempre que faça a prova de toque e o teste de mecha antes de qualquer aplicação para garantir que não tenha problema.

  10. Adorei as informações sobre a rena meus cabelos são pretos e cacheados vc pode me enfocar um shapoo e condicionador pra queda desses produtos naturais de vcs tenho dificuldade em acha um shapoo ideal desde já agradeço

  11. Tenho o cabelo preto , estou tirando o hene , mas quero o meu cabelo vermelho….A henna vai me ajudar nessa questão ??? Se ficar passando com frequência ?

    1. Vai sim! A henna tinge de vermelho porem onde está preto você vai perceber apenas na luz, um brilho vermelho. A vantagem é que a henna é 100% natural.

    1. Pode sim, a henna vai tingir de cobre à vermelho porem em cabelos pretos vai aparecer só na luz.
      Se quiser chegar ao preto você deve passar primeiro henna e depois o indigo.

  12. Olá, estou usando a Henna a 2 meses e estou amando, alguém perguntou se existe Henna que tinge de loiro…existe a Cassia Obovata Powder que tinge de loiro e é 100% natural.

    1. Bom dia!
      Henna não contem chumbo. Henna é uma planta que vendemos ela em pó, não é adicionado nada além de plantas naturais.

    1. Para preto/castanho escuro por favor use primeiro a henna pura e depois com os cabelos previamente hennados e limpos você faz a aplicação do índigo.

  13. Gostaria de saber quem faz o cabelo no beleza natural pode usar a Henna. Eles não trabalham com ela.
    Tenho 51 anos, e tenho muito cabelo branco , mais de 70%, uso o bn cor do beleza que é o único que cobre, porém não dura muito. Além due muito, aalém de estar enfraquecendo o meu cabelo. Posso usar? A cabeleireira do beleza me aconselhou a henna que é preparada com água morna. Como eu pinto com preto, poderia usar um castanho para dar ficar como tivesse feito mecha. Preciso de auxilio.

    1. A henna é compatível com quase todas as quimicas porem pedimos que faça a prova de toque e o teste de mecha antes de tudo.
      Para chegar no preto / castanho escuro você precisa usar primeiro a henna e depois o indigo.

  14. Tenho o cabelo tingido de vermelho, quimicamente. Se eu quiser manter o tom vermelho, existe alguma henna indicada? Posso continuar pintando o cabelo e usar a henna para beneficiar o cabelo? Se sim qual seria a indicada e se vocês tem ela?

    1. Nossas tres hennas(pura, composta e baq) podem ser utilizadas para atingir o vermelho / cobre. Sugiro fazer uma receita mais concentrada e maior tempo de aplicação, além disso fazer o teste de mecha para ver qual cor vai ficar.

  15. Quero usar a henna mais tenho cabelo preto e raiz branca queria escurecer a raiz também vcs teria algo para usar junto a henna para escurecer a raiz de preto também

    1. Boa tarde!
      Temos sim, você pode usar o indigo para escurecer. Com o indigo você vai conseguir chegar no marrom escuro à preto.

    1. Olá, tudo bem?
      Tenho luzes e meu cabelo é bem fino, quero escurecer com henna, será plausível, e qual tom é melhor?
      Minha raiz é preta.

      Muito obrigada pela atenção

      1. Bom dia!
        Para preto você deve usar primeiro a henna e depois o indigo. O indigo vai fechar o tom da henna podendo chegar a castanho escuro / preto!

  16. Bom dia!

    Tinjo o meu cabelo com tinturas sem amônia, a cor é preto, ultimamente estou sentindo muita alergia, coceira no couro cabeludo, será que posso passar henna ?
    Não queria ficar sem pintar os cabelos !
    Marquei dermatologista, a henna tem em sua composição PPD?

    Obg.

    Cristiane.

    1. Boa tarde,

      Não, a henna não possui PPD em sua composição. Para preto você deve primeiro tingir com a henna e depois com o índigo.

  17. Oi , boa noite, qualquer hena da casa da índia engrossa?, Mais depois de usar henna se fazer hidratação volta ao normal?

    1. Boa tarde!

      Sim, em geral henna encorpa sim porem ela age como um tratamento e faz muito bem aos fios porem algumas pessoas ficam com o cabelo mais duro, nada que hidratações não resolvam.

    1. Olá tudo bem, eu já usei de tudo no meus cabelos, está quebradiços,opacos,sem vida,caindo.estou querendo usar a henna será quê posso? Li o artigo de vocês gostei muito dos comentários. me dê um help!! Obrigada. Marinalva

      1. Bom dia!
        A henna faz muito bem ao cabelo mas é sempre bom estar com o cabelo saudável para começar a usar algum tipo novo de cosmético por mais que seja natural. Em geral a henna age como tratamento e melhora os cabelos.

    1. Boa tarde! Pega sim, sem problemas. Nas partes brancas vai ficar mais puxando pro cobre dependendo do tempo de aplicação e da receita.

  18. Estou usando henna a quase um ano. Gostaria de saber qual shampoo, condicionador e creme de pentear é mais indicado pra quem usa henna e como hidratar. Obrigada.

  19. Bom dia eu gostaria de saber se eu uzar a henna creme posso fazer progresiva e chapinha normar sim ou n é que tou conhecendo agora este produto e tenho medo de usar sem saber porque fasso progresiva direto

    1. Boa tarde!

      Pode fazer os dois, sem problemas. Só a chapinha que falam que é bom esperar uma semana por causa do ferro da chapa mas tem cliente que faz e não tem problema.

    1. Boa tarde!
      A henna vai encorpar seu cabelo e não alisar.

      Ela tem o efeito de reconstrução, deixando o cabelo mais forte.

  20. Gostaria de saber se posso fazer progressiva se eu fizer uso da henna ? É que meu cabelo quebra muito quando faço progressiva e Pinto com tinta tradicional

  21. Boa tarde, já utilizei a henna em creme porém não faço mais uso pq não cobriam mais meus brancos, tenho cabelo castanho escuro, na verdade até já fiz o pedido ontem de 5 cxs, 5% de cabelo branco, será q a mudança vai ser radical?

    1. Bom dia!
      Aconselhamos sempre fazer o teste de mecha para não ter surpresas mas te garanto que a henna pura vai pegar bem melhor nos fios e não vai sair.

  22. Boa noite… tô um pouquinho perdida em questões de quantidade…por exemplo: o cabelo da minha filha é bem cheio e no ombro, o meu pouco e no ombro, como me baseio em qual a melhor e quantas comprar?

    1. Boa tarde!

      Em geral para cabelos até os ombros meia caixa de henna dá, você vai ter que fazer o teste pra entender melhor.

  23. Eu tenho cabelo loiro escuro mas tenho cabelos brancos espalhados , gostaria de saber qual a henna que cobre os cabelos brancos porém não quero deixá-los ruivos só quero dar uma clareada bem de leve. Qual a henna ideal e por quanto tempo posso deixar agir no meu cabelo?

    1. Bom dia!

      Henna vai tingir de ruivo os brancos sim quanto menos tempo de aplicação e receita da henna mais liquida, mais vai puxar para o cobre / ruivo.

  24. Meu cabelo eu coloco castanho claro e um pouco de castanho escuro, e um pouquinho de louro claro, mas a algum tempo meu cabelo qdo começo a lavar fica um tom avermelhado , não sei o que fazer para tirar esse tom avermelhado, pode me dar alguma dica. Muito obrigada.

  25. Olá,tenho queda de cabelos genética,comprei a hena mas estou com medo de cair mais,eles estão finos e bem pouco já,gostaria de uma orientação,desde já agradeço.

  26. Oi bom dia uso tinta preto azulado nunca usei rena mas meu cabelo tá desbotado e sem brilho posso usar rena mesmo usando tinta normal tem 15 dias q usei a tinta mas na raia não fica bom fica fraca a cor posso usar a rena preta normal

    1. Bom dia!
      Pode sim, henna é compativel com tintas porem pedimos sempre que faça o teste de mecha e a prova de toque por segurança.

    1. Bom dia!
      Henna é compativel com todas as tintas e pega em cabelo descolorido mas nao somos a favor de produtos quimicos sinteticos.

  27. Qual é a melhor forma de armazenamento da henna?
    Comprei mas não usei o pó todo gostaria de saber como posso armazenar o resto para não perde e nem diminuir a quantidade do produto

    1. Bom dia!!

      A henna não pode com luz, então sempre que for armazenar tem que ser em um recipiente que não deixe bater luz.
      Outras observações seriam lugar seco e nao muito quente.

    1. Bom dia!

      Não tem problema, henna é compativel com a maioria das quimicas porem sempre aconselhamos fazer a prova de toque e o teste de mecha.

Deixe um comentário