5 benefícios da meditação para o corpo e mente

6 minutos para ler

Você sabe quais são os maiores benefícios da meditação para a saúde física e mental? A prática proporciona harmonia, equilíbrio e ainda é capaz de auxiliar significativamente no combate de uma série de patologias e doenças. 

Existem diversas formas de meditar, e tudo depende dos objetivos e de como o praticante se sente mais confortável. A atividade pode ser feita em qualquer local e horário, e em pouco tempo é possível começar a sentir os resultados.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e fique por dentro dos principais tipos de meditação e, ainda, 5 benefícios da prática para o corpo e mente. Confira a seguir!

Quais são os tipos de meditação?

A meditação é uma forma eficaz de aumentar o bem-estar e alcançar autoconhecimento, sendo benéfica tanto para a mente quanto para o corpo. Ela auxilia no combate e diminuição de inúmeros sintomas, como ansiedade, depressão, estresse e nervosismo. 

Há diversos formatos e tipos de meditação, como a indiana, em que os praticantes têm um foco mais direcionado para o aspecto espiritual. Tendo origem na Índia, as técnicas utilizadas neste tipo de meditação são utilizadas principalmente por religiões orientais, que influenciam o mundo ocidental na ciência, medicina, psicologia e nos costumes.

Do mesmo modo, a meditação transcendental, originada na tradição védica, consiste em atingir níveis mais refinados da mente, com o intuito de que o indivíduo alcance a fonte de seus pensamentos. Nesse caso, deve-se entoar mantras ao menos duas vezes ao dia, de preferência pela manhã, ao acordar, e outra no período da tarde.

Outro tipo de meditação bastante disseminada no mundo oriental é a técnica vipassana, que é composta por dois aspectos: a samatha, que representa a tranquilização e a concentração da mente, e a vipassana, que é a habilidade de enxergar a realidade com mais clareza.

Assim, com o tempo e dedicação, a mente começa a se purificar e se tornar mais tranquila, contribuindo para que se atinja estados mentais mais lúcidos e uma maior consciência sobre o corpo e a respiração.

Quais são os principais benefícios da meditação?

Já se sabe que a meditação traz múltiplos benefícios para os praticantes regulares. Isso porque a atividade consiste em um maior aprofundamento e observação dos pensamentos e atitudes, gerando, com isso, um novo nível de consciência em quem pratica.

Como o exercício envolve tanto o aspecto físico quanto mental, a sensação geral é de bem-estar, até mesmo porque se tem uma maior percepção em relação ao próprio corpo. Isso contribui, por exemplo, para o relaxamento dos músculos, diminuição do estresse e da pressão sanguínea, melhora do sistema imunológico, entre outros.

A seguir, veja 5 excelentes benefícios da meditação e entenda como o ato contínuo da prática pode proporcionar mais harmonia para a sua vida.

1. Combate doenças

A meditação melhora significativamente a forma como as pessoas lidam com os sintomas de estresse, depressão e ansiedade, contribuindo diretamente para a saúde cardíaca. Isso porque as defesas do organismo são ampliadas, tendo como consequência o aumento geral do bem-estar nos praticantes.

É preciso ter em mente que grande parte das doenças são respostas que o corpo emite sobre o organismo, gerando dores e incômodos fisiológicos. Meditando regularmente, por exemplo, é possível ter uma maior consciência sobre o próprio organismo, o que é bastante eficaz no combate de doenças.

2. Auxilia problemas emocionais

Como grande parte das meditações têm o foco no controle da respiração, o resultado é uma melhora em relação aos pensamentos e à mente. Isso é eficiente, por exemplo, para sanar problemas de origem emocionais, pois é possível combater mais facilmente pensamentos negativos comuns, principalmente em pessoas depressivas e ansiosas.

Do mesmo modo, cria-se um fortalecimento da atividade cerebral, uma vez que a meditação oferece a possibilidade dos praticantes perceberem e aceitarem melhor as dificuldades e os desafios do dia a dia. 

3. Mantém o corpo em forma

Mesmo que não pareça, a meditação colabora para o controle do peso, mantendo o corpo em forma. Isso porque, os níveis de cortisol e estresses são reduzidos quando se tem uma prática regular, uma vez que tais hormônios estão diretamente ligados com a produção da gordura abdominal.

A manutenção do peso corporal também ajuda a reequilibrar o organismo como um todo, diminuindo os efeitos negativos da mente sobre a alimentação e a dieta dos praticantes. Assim, quando se tem mais consciência da origem da fome, que pode ser derivada de estados mentais e do estilo de vida, a pessoa tende a atingir maior controle e passa a entender de onde surgem os excessos.

4. Melhora a função imunológica

Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas, pois com a prática, a enzima telomerase, ligada sobretudo ao sistema imunológico, tem sua ação intensificada. Para se beneficiar, no entanto, é preciso combinar a atividade com outras mudanças, como alimentação adequada, sono regular, e maior controle e atenção sobre o corpo.

Desse modo, a diminuição do gasto de oxigênio pelas células, causada pelos estados de relaxamento, provocam a redução do metabolismo e a consequente desaceleração do funcionamento do cérebro. Tudo isso contribui para o aumento da sensação de prazer, motivação e energia logo após o exercício.

5. Aumenta o funcionamento cerebral

Um fator que explica a melhora do funcionamento cerebral quando se medita é justamente que os praticantes tendem a ser capazes de processar informações mais rapidamente, tendo um reforço extra na formação das memórias, além da capacidade de tomar decisões.

Isso influencia positivamente, por exemplo, na diminuição do estresse e ansiedade, pois a pessoa passa a distinguir de forma mais eficiente quais são os sentimentos e atitudes que são realmente danosos para a saúde. No entanto, as alterações no cérebro são proporcionais ao tempo de meditação, portanto é imprescindível aumentar, ao longo do tempo, o período dedicado ao exercício. 

Se você quer começar a meditar e viver melhor, desenvolvendo mais autoconfiança e alcançando estados mais positivos, saiba que é fundamental manter uma prática regular da atividade. Assim, você aproveitará todos os excelentes benefícios da meditação, redobrando o seu bem-estar e qualidade de vida.

Gostou do conteúdo? Que tal receber todas as novidades do universo da cultura indiana, diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário