7 benefícios do yoga para o corpo e a mente

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O yoga é um conhecimento milenar que surgiu na Índia e oferece uma série de vantagens, tanto para o corpo quanto para a mente. Ao manter uma prática regular da atividade, é possível desenvolver um melhor condicionamento físico, aumentar a concentração e, ainda, aliviar o estresse e a tensão.

No entanto, para aproveitar ao máximo seus benefícios, o recomendado é se exercitar de forma diária e contínua. Assim, a pessoa adquire consciência corporal e contribui para que o organismo trabalhe de forma mais harmônica e equilibrada.

Ficou interessado no assunto? Então, continue acompanhando e descubra 7 benefícios do yoga para a saúde. Confira, a seguir!

Qual a importância de manter uma prática regular do yoga?

O yoga trabalha o corpo e a mente de maneira interligada, promovendo equilíbrio e saúde para quem mantém uma prática cotidiana. Conforme o praticante avança nas técnicas, é possível desenvolver uma respiração mais eficiente, que auxilia os processos fisiológicos dos órgãos e músculos.

Uma sequência correta de respiração ainda contribui para a prevenção de uma série de doenças nos níveis mental e físico. Isso porque os exercícios são eficazes para a diminuição do estresse, proporcionando relaxamento, redução da ansiedade e um melhor controle emocional.

O yoga é indicado para todas as pessoas e, geralmente, cada instrutor apresenta particularidades na condução das aulas. Pode-se, por exemplo, iniciar a atividade com uma meditação guiada ou com um aquecimento para relaxar o corpo. O mais importante é ter em mente que, para usufruir de todos os benefícios, o praticante deve manter a prática regular de, no mínimo, uma hora por dia.

Quais são os benefícios do yoga para o corpo e a mente?

O yoga vai muito além de uma simples atividade física, podendo ser considerado, até mesmo, um estilo de vida para muitas pessoas. A sequência de posições e movimentos promove uma maior percepção interna, além de flexibilidade e vigor físico, contribuindo diretamente para o autoconhecimento.

Ou seja, o objetivo é trabalhar tanto as capacidades físicas quanto mentais, tendo efeitos positivos em casos de depressão, dores musculares, distúrbios relacionados ao sono, entre outros. Sendo assim, os efeitos calmantes do yoga acabam por atrair uma série de praticantes em todo o mundo, independentemente da idade. 

A seguir, confira mais detalhes sobre os 7 benefícios que a prática regular do yoga pode oferecer para a sua saúde.

1. Diminui o estresse e a ansiedade

O yoga está diretamente relacionado com a diminuição dos níveis de cortisol no sangue, sendo conhecido como o hormônio do estresse. Quando os níveis estão altos, pode-se favorecer o surgimento ou agravar o quadro de depressão, além de aumentar a ansiedade.

Para perceber os efeitos do yoga rapidamente, o recomendado é separar um momento tranquilo no dia para realizar as atividades.

2. Melhora o condicionamento físico

Como o yoga trabalha a capacidade de respiração, o funcionamento dos pulmões e do coração são beneficiados, assim como a pressão arterial, os batimentos cardíacos e a circulação do sangue. Ou seja, tudo isso oferece a melhora do condicionamento físico e da saúde como um todo, mas de maneira diferente dos exercícios físicos convencionais, que exigem movimentação corporal mais intensa.

3. Ajuda no emagrecimento

Quem mantém uma prática regular, tem mais chances de acelerar o metabolismo e tonificar os músculos, contribuindo diretamente para a perda de peso. No entanto, isso pode variar de acordo com o estilo e a frequência dos movimentos e, também, com a fisiologia do praticante.

Mesmo assim, como o yoga reduz a ansiedade, a vontade de comer compulsivamente tende a ser menor, assim como a quantidade de calorias ingeridas em um dia.

4. Promove maior flexibilidade

Talvez, um dos maiores motivos pelos quais as pessoas procuram a atividade seja, justamente, em busca de alcançar maior flexibilidade corporal. Isso porque o yoga utiliza posições que atuam em todo o corpo, incluindo as articulações. Com o tempo e a regularidade da prática, é possível notar um avanço na flexibilidade, até mesmo em partes que não foram diretamente trabalhadas, por exemplo.

5. Melhora o contato íntimo

Uma vida sexual saudável depende de uma série de fatores, como o relaxamento e o autoconhecimento. O yoga, além de promover ambos, também contribui para o fortalecimento dos músculos pélvicos, tanto em mulheres quanto em homens.

Assim, uma prática bem instruída pode funcionar de maneira eficaz no tratamento de problemas relacionados aos órgãos sexuais e à libido, como o vaginismo e a impotência.

6. Alivia dores

O yoga estimula o autoconhecimento corporal, relacionando-se diretamente com o surgimento ou não de tensões musculares. Quando o tensionamento é excessivo, a pessoa pode sentir cansaço e dores com regularidade, afetando o bem-estar e a qualidade de vida como um todo.

Assim, praticar yoga todos os dias, por no mínimo uma hora, ameniza uma série de incômodos no corpo.

7. Melhora o sono

O sono é frequentemente atrapalhado pela correria do dia a dia, não é mesmo? No entanto, o organismo necessita, obrigatoriamente, que pessoas adultas tenham 8 horas diárias de sono para que o corpo possa regenerar as células e restabelecer as energias.

Como o yoga atua diretamente no controle do sistema nervoso, permitindo maior relaxamento, as noites de sono também acabam sendo mais tranquilas e agradáveis. Além disso, a prática eleva os níveis de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro e é capaz de regular o humor, o sono, o apetite, os movimentos corpóreos, entre outros.

Ele é associado, sobretudo, ao bem-estar e ao bom funcionamento da memória e da atenção. Assim, exerce um papel primordial para a regularização do sono.

Percebeu como a prática contribui significativamente para melhorar a sua qualidade de vida? O mais importante é manter a regularidade para poder aproveitar todos os benefícios do yoga para a saúde do corpo e da mente. Com o tempo, certamente, você terá muito mais disposição e ânimo para realizar todas as suas atividades diárias.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e saiba também onde praticar yoga ao ar livre e dicas para escolher o melhor local para a atividade!

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