Bindi indiano: o que é e por que as indianas usam no seu dia a dia?

3 minutos para ler

O bindi indiano é uma espécie de acessório muito utilizado pelas mulheres orientais, contendo uma série de representatividades e significados. Na cultura hindu, ele simboliza o terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas.

A Índia é um país com inúmeras particularidades que encantam muitas culturas. Sendo assim, o bindi passou a ser utilizado também no ocidente, onde se tornou um verdadeiro adereço de beleza para compor diferentes looks.

Continue acompanhando e saiba o que é o bindi indiano e por que as indianas usam no dia a dia. Boa leitura!

Entenda o significado e a origem do bindi indiano

A origem da palavra bindi deriva do sânscrito bindu, que apresenta uma série de significados, como “gota”, “pequena partícula” e “ponto”. No sul da Ásia, mais especificamente na Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka e Nepal, o adereço é utilizado no centro da testa, próximo às sobrancelhas. 

Essa parte do corpo representa o sexto chakra, o chamado ajna, que significa a “sabedoria oculta”. Para os hinduístas, tal chakra é o ponto de saída para a energia kundalini, e o bindi auxilia a manter a energia e reforçar a concentração. Acredita-se também que o elemento é capaz de proteger a mulher de demônios ou má sorte.

De forma tradicional, o bindi era usado para indicar a idade, o estado civil, a religião e a casta das mulheres, geralmente na cor vermelha ou marrom, derivado de um pó de cúrcuma e sândalo. Atualmente, os bindis tornaram-se mais simples de aplicação, além de ser possível adquiri-los em várias cores, desenhos, materiais e tamanhos, sendo um dos acessórios indianos mais indispensáveis.

Powered by Rock Convert

Saiba como o bindi é utilizado pelas indianas

Muitas indianas utilizam o bindi justamente por acreditarem que a joia é uma proteção para elas e seus maridos. Tradicionalmente, o adereço é um símbolo de casamento, mas, atualmente, ele é aplicado por mulheres solteiras e de outras religiões. Sendo assim, o bindi não se restringe mais a cores e formas específicas, sendo feitos, até mesmo, com adesivos e feltros.

Especialmente no sul e sudeste da Ásia, o seu uso não está restrito aos adeptos do hinduísmo. Pelo contrário, mulheres em Bangladesh e Paquistão usam o bindi como um elemento de maquiagem para realçar a beleza, além de ser um indicativo de sedução. 

Veja como compor o estilo com o bindi indiano

Compor um look com o bindi pode ser muito simples! O acessório vai muito bem com tecidos de renda ou vestidos com bastante volume. Utilizar brincos e cores que combinem com a peça pode ajudar a exaltar ainda mais a composição do seu estilo.

Do mesmo modo, usar o bindi com uma roupa indiana deixa a mulher mais bonita e feminina, pois o conjunto chama a atenção e é admirado por muitas pessoas devido ao seu toque especial e místico.

Agora que você já conhece mais sobre o bindi indiano, que tal utilizar o adereço para compor o seu estilo e, ainda, aproveitar para se proteger no dia a dia? Certamente, seu visual ficará maravilhoso, atraindo muitos olhares curiosos!

Gostou do post? Quer receber mais conteúdos exclusivos sobre a cultura indiana? Então, aproveite e assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário