Casa da Índia: muito mais do que uma loja indiana

5 minutos para ler

Se você chegou até aqui, muito provavelmente conhece, ou já ouviu falar sobre a Casa da Índia: uma loja completa de produtos indianos exclusivos! Certo?!

O que a gente tem quase certeza é que você ainda não sabe da história e da paixão por trás de toda a criação da Casa da Índia.

Continua aqui que a gente te conta direitinho essa!

Antes da Casa da Índia

A história da Casa da Índia começa bem antes da loja em si, com um grande personagem: o Sérgio!

Apesar de ser brasileiro, ele trabalhava na Índia como guia turístico, na década de 70. Completamente apaixonado pela cultura indiana, em especial pela música e pela espiritualidade, ele ficava cada vez mais deslumbrado com o país. As cores vivas, os aromas perfumados de temperos e especiarias, os rituais, o jeito de viver do povo indiano… tudo trazia brilho aos olhos do Sérgio.

Foi então que ele pensou em levar um pedacinho da Índia para o Brasil, e mostrar as riquezas do oriente para o povo brasileiro. Assim, ele começou a trazer alguns itens na mala e vender em casa, junto com sua mulher, outro grande personagem dessa história: a Márcia!

Peças de roupas, instrumentos musicais, incensos, bijuterias, esses eram alguns dos itens que vinham na mala do Sérgio. A ideia inicial de trazer um pedacinho da Índia para o Brasil foi muito mais do que um sucesso. As pessoas tinham cada vez mais interesse nos produtos. Foi então que tudo começou!

O início de tudo

Foi em 1991 que a Casa da Índia nasceu oficialmente, mas ainda não era a loja como conhecemos hoje.

A Casa da Índia ficava dentro de uma agência de turismo e o foco do Sérgio e da Márcia era trazer principalmente o artesanato manual indiano e peças de vestuário originais para o público. A demanda foi crescendo cada vez mais, principalmente o desejo dos consumidores pelas belíssimas roupas indianas: leves, confortáveis e que super combinam com o clima tropical brasileiro.

Era preciso expandir… assim, a Casa da Índia foi para uma pequena loja no Quinta Avenida, um centro varejista muito famoso em Belo Horizonte.

A década de 90 ficou marcada por grandes mudanças na política do nosso país. Uma delas foi a criação do Plano Collor, pelo então presidente Fernando Collor de Mello, com o objetivo de implementar um conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação. Essa medida política facilitou a abertura da importação de produtos estrangeiros de todo o mundo.

Roupas, incensos, bijuterias, instrumentos musicais, artesanato, a famosa Henna… uma grande variedade de itens faziam parte da Casa da Índia. Com a ajuda de outros varejistas e das famosas sacoleiras da época, a loja crescia cada vez mais e foi necessário expandir e ir para um novo espaço.

Assim, a Casa da Índia foi para um novo endereço, o que conhecemos hoje: a sala 202, no número 358 da rua Levindo Lopes, no bairro Funcionários em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O boom da Henna

A grande variedade de produtos comercializados pela Casa da Índia ajudou muito para o crescimento da loja. No verão, as peças leves das roupas indianas eram as mais procuradas. Nos tempos mais frios outros itens eram os mais queridos dos consumidores.

Um dos produtos que sempre teve bastante fama é a Henna. No início, ela chegava para a loja em um saco de juta, que é um saco de tecido com fibra natural que absorve a umidade do produto que estiver em seu interior, ajudando a conservar o item. A maior preocupação na época, além de trabalhar com os melhores fornecedores, era fazer com que os produtos chegassem ao Brasil conservados e ainda com grande qualidade.

Por volta de 2006, a Henna da Casa da Índia ganhou registro oficial no Ministério da Saúde, o que reforça ainda mais a qualidade do produto comercializado.

Ainda nessa época, a Casa da Índia ganhou mais um endereço, dessa vez um virtual: https://casadaindia.com.br/.

Antenado nas novas tecnologias, o Sérgio sabia que precisava estar online para conquistar ainda mais o seu público e informar rapidamente sobre as novidades.

Foi então que, com a expansão da internet, ainda mais pessoas conheceram a Henna da Casa da Índia. A fama da tinta natural que enruivecia os fios, sem danificar, e que demorava bastante tempo para desbotar ganhou espaço em grupos no Facebook, nos blogs de moda e caiu na boca das ruivas brasileiras.

A Henna da Casa da Índia se tornou um verdadeiro fenômeno!

Qualidade Casa da Índia

São mais de 30 anos de história que nasceu da paixão do Sérgio pela cultura e história indiana. Desde o início, o foco na qualidade dos produtos foi o que fez nossa loja crescer. Procuramos sempre o melhor para oferecer a vocês nossos consumidores. Agradecemos a todos vocês que confiam em nossa loja. Trabalhamos todos os dias para que você leve sempre um pedacinho dessa cultura tão rica e maravilhosa para casa.

Ah, caso queira conhecer nossas novidades, clica aqui para ir até a nossa loja virtual. Fique à vontade para nos visitar também aqui em nossa Casa, em Belo Horizonte!

Você também pode gostar

Deixe um comentário