Saiba quais são os principais ritos e tradições de um casamento indiano

6 minutos para ler

O casamento indiano é uma festa colorida e recheada de ritos e tradições. De forma geral, a cerimônia dura vários dias e tudo é feito de acordo com a religião e a casta dos noivos. 

Na cultura da Índia, muitos matrimônios ainda são arranjados pelas famílias, sendo considerados uma união sagrada e imutável. Ou seja, grande parte dos hindus acreditam que uma pessoa solteira não tem status social. 

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue acompanhando e saiba como funciona e quais são as principais características de um casamento indiano. Confira, a seguir!

Entenda como funciona um casamento indiano

A cultura indiana é uma das mais ricas do mundo, apresentando uma série de crenças e costumes distintos da vida do ocidente. A celebração é cheia de tradições, contando com cores fortes e alegres na decoração e nas vestimentas dos noivos e de seus convidados. 

O casamento dura em torno de três a sete dias, sendo que, nesse período, os rituais são voltados para as noivas e ao preparo delas para o grande dia. Além disso, uma cerimônia tradicional leva em consideração as castas sociais — por exemplo, em castas superiores, a festa é extremamente luxuosa e cheia de símbolos temáticos.

Em castas inferiores, no entanto, a celebração pode ocorrer na rua, em meio aos parentes, amigos e pessoas da comunidade, sem muitos preparativos. Outra tradição, ainda, é não tocar músicas com letras, ou seja, a trilha sonora, geralmente, é instrumental, em que são tocados alguns instrumentos indianos.

Nas cerimônias mais tradicionais, é oferecido um buffet farto e, no geral, vegetariano, uma vez que as vacas são consideradas sagradas no país. Mas, em alguns casamentos, é possível encontrar algumas opções de carnes e doces diferenciados, dependendo do gosto e das preferências dos noivos.

Os meses mais disputados para as festas são setembro e março, sendo que nessa época as mulheres mais ricas buscam adornos e joias para usarem nos casamentos. Algumas peças servem para indicar a casta da noiva, pois, na Índia, entende-se que ela está pronta para a cerimônia quando reúne joias suficientes para cobrir todo o seu corpo.

Conheça os principais ritos e tradições do casamento indiano

O casamento na Índia, como já se sabe, é bastante reverenciado no país. Isso porque o momento representa a união entre duas pessoas, que deve ser celebrada em grande estilo. Assim, a festa não é apenas uma simples cerimônia: ela é realizada em diversas etapas, principalmente para o preparo da noiva.

Antes do casamento em si, as mulheres passam por um intenso processo de beleza, em que recebem tatuagens de henna nas mãos e nos pés, além de serem adornadas com muitas joias e cores. No decorrer do matrimônio, o casal fica separado por um véu de seda, sem trocar olhares. Após entoar alguns mantras, a cortina cai e os noivos podem se olhar.

Veja, a seguir, outros ritos e tradições praticados no casamento indiano, que demonstram a força das crenças e dos costumes para a população.

Pintar os braços e as mãos da noiva com henna

Antes da cerimônia, a noiva é rodeada de familiares e amigas para receber desenhos de henna nos braços e nas mãos. A confecção das tatuagens pode durar vários dias, sendo chamada de Mehandi Rat. A henna é utilizada, sobretudo, devido à tradição: acredita-se que os desenhos evitam mau-olhado e detêm os maus espíritos, livrando a mulher de inúmeras doenças.

Powered by Rock Convert

Até que a tatuagem desapareça completamente da pele, a noiva não deve se preocupar com os afazeres domésticos. Também é costume tatuar o nome do noivo em alguma parte escondida do corpo para que, na noite de núpcias, o marido o encontre.

Altar decorado com flores e tecidos de seda

Do mesmo modo, o ambiente do casamento pode ser composto por inúmeros tecidos de seda e com muitas flores para representar a religiosidade. Uma característica marcante dos altares são as cores fortes utilizadas, como tons dourados, alaranjados, vermelhos ou verdes.

Tendas de tecido, lamparinas, toalhas com detalhes dourados e estátuas de deuses hindus, como Shiva e Ganesha, também são itens indispensáveis para a decoração com temática indiana.

Troca de guirlanda de flores entre os noivos

Outro ritual marcante da festa é o momento em que os noivos trocam os colares de flores frescas, caracterizando um símbolo de boas-vindas de um ao outro em suas vidas.

Após esse ato, os noivos passam uma mistura de sementes de cominho e açúcar, um no rosto do outro, representando o amargo e o doce. Também, a promessa de que o casamento se apoiará na saúde e na doença, na felicidade e nos dias difíceis.

Voltas ao redor do fogo

Em um determinado momento da festa, os noivos se juntam de mãos dadas para rodear o fogo sagrado sete vezes seguidas, recitando uma espécie de juramento. O número sete refere-se à terra, ao sol, à lua e aos quatro planetas visíveis a olho nu, em agradecimento à lei do cosmos.

Banho de sândalo

No dia da cerimônia, os noivos devem tomar banho de sândalo, recitando mantras que auxiliam na purificação dos corpos para o casamento. O sândalo, para os indianos, representa harmonia, ascensão espiritual e proteção energética.

Sua madeira é bastante utilizada para confeccionar japamalas, o famoso rosário hindu utilizado para a meditação.

Vestimentas dos noivos

O vestido da noiva, geralmente, apresenta cores com tonalidades fortes e vibrantes, como o vermelho. Além disso, a mulher utiliza diversos adornos e joias em diversas partes do corpo.

O noivo também usa roupas chamativas e com bastante brilho, além de um turbante e uma espada. Esses objetos representam a ideia de que o homem está apto a defender a honra de sua esposa.

Noite de núpcias

A noite de núpcias acontece na casa da família do noivo ou em um hotel luxuoso. A relação sexual do casal funciona como um ritual para a elevação espiritual e os noivos devem se casar virgens. Os indianos também utilizam os ensinamentos do kama sutra para conduzir as relações sexuais.

O casamento indiano é, para além de uma festa, uma grande celebração da união e do amor de um casal. Assim, conhecer as diferentes tradições e rituais é um passo fundamental para quem deseja conhecer as particularidades e aproveitar todas as atrações do país.

Gostou do conteúdo? Você conhece outros tipos de costumes indianos? Aproveite a visita ao nosso blog e confira 8 deles aqui!

Você também pode gostar

Deixe um comentário