Cassia Obovata: a planta que faz sucesso por seus benefícios ao cabelo

4 minutos para ler

Cassia Obovata – também chamada de Henna Neutra ou Senna Itálica – é uma leguminosa famosa por seus benefícios ao cabelo. Suas folhas contêm pigmento de resina amarela e possuem propriedades condicionantes e restauradoras, além de antibacterianas e antifúngicas.

Apesar de ser identificada como Henna Neutra, a Cassia sequer pertence à mesma família botânica da henna. Ela cresce principalmente na África e Índia, mas sua produção também ocorre no Egito. A maior parte é destinada para o uso cosmético, normalmente para tratamento dos cabelos. Esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre essa planta a seguir. Confira!

 Quais os benefícios da Cassia Obovata?

Para os cabelos, serve como um condicionador natural, sem efeito de cor. Proporciona um efeito de fios brilhantes e espessos, com um couro cabeludo saudável. Ela cria uma capa de proteção dos fios por cima da cutícula, resguardando os fios contra os raios solares e seus nutrientes, evitando a perda de hidratação natural, queratina e carga de lipídios.

As Cassias com alto nível de antraquinonas e ácido crisofânico possuem atividade antibacteriana, antifúngica, antiviral, tratando fungos, infestações de ácaros, doenças bacterianas e microbianas. Muitas espécies da planta, inclusive, foram utilizadas na medicina popular para tratar infecções de pele, psoríase ou doenças no couro cabeludo.

Quais as diferenças entre Cassia Obovata e Henna?

Apesar de semelhantes, a Henna e Cassia Obovata, quando utilizadas no cabelo, apresentam resultados completamente diferentes. Ambas são 100% naturais, quando sem aditivos, bastante acessíveis e deixam o cabelo mais forte e resistente. Tornam o cabelo mais macio, hidratado e livre de toxinas que podem causar caspa.

No entanto, diferem nos seguintes quesitos:

  • Cor: a cor natural da Henna é laranja-avermelhado. No entanto, diversas vezes é utilizado corante preto ou marrom escuro. Já a cor natural da Cassia Obovata é amarelada, realçando os cabelos loiros. 
  • Manchas: enquanto a Henna deve ser aplicada com luvas e após a cobertura das superfícies do ambiente, a Cassia Obovata não requer nenhum tipo de cuidado nesse quesito.
  • Durabilidade: os efeitos da Henna duram de 4 a 5 semanas, já os da Cassia Obovata, 2 a 3.
  • Efeito no cabelo escuro: a Henna fica mais visível à luz do sol do que a Cassia Obovata.
  • Efeito de ressecamento: a Henna, ao contrário da Cassia Obovata, possui esse efeito e pode, inclusive, tornar mais lisos aqueles cachos mais soltos, conforme a frequência de utilização.

Como usar?

A utilização da planta é extremamente fácil: ela pode ser comprada na versão em pó. Como ela não mancha, não são necessários muitos cuidados em relação a isso. No entanto, é fundamental evitar o contato com os olhos, os protegendo de uma possível alergia ou irritação. 

Para utilizar é simples: acrescente água morna ao pó de Cassia até conseguir uma pasta cremosa e homogênea, deixando descansar por pelo menos uma hora. Aplique nos cabelos limpos. Permaneça por 1 ou 2 horas. Enxágue bastante com água morna.

Posso testar?

É bastante comum que se tenha dúvidas ao comprar uma Cassia Obovata ou uma Henna. Para sanar toda e qualquer insegurança em relação aos efeitos, principalmente os de cor, é possível realizar um teste: pegue o que sobrou de cabelo na escova, optando por fios maiores e sem embaraço. Aplique o produto neles, e observe por algumas horas. 

Prova de toque

Outro teste – este altamente recomendado – é em relação a alergias e reações da pele. Uma opção é preparar um pouco de pó, passar sobre o antebraço ou atrás da orelha e aguardar agir por meia hora antes de lavar o local. A prova de toque demora 24 horas. Em caso de qualquer sinal de irritação, coceira ou ardência, suspensa o uso do produto.

Onde encontrar?

Para adquirir a henna Cassia Obovata, basta entrar no site da Casa da India

Você também pode gostar

4 comentários em “Cassia Obovata: a planta que faz sucesso por seus benefícios ao cabelo

Deixe um comentário