Como é o Dia da República na Índia

4 minutos para ler

Como é o Dia da República na Índia

É no dia 26 de janeiro que a Índia comemora o Dia da República, um feriado nacional com um significado forte e importante para o povo indiano. Trata-se da data em que a Constituição do país entrou em vigor, em 1950, transformando a Índia em uma república recém-formada.

Diversas celebrações tomam conta do país nessa data e nomes importantes como o de Mahatma Gandhi são lembrados e exaltados. Vem saber mais sobre o Dia da República na Índia nesse super texto que escrevemos para você!

A história da República

Foi somente em 1947, após 17 anos de lutas e movimentos, principalmente aqueles liderados por Mahatma Gandhi, que a Índia teve sua independência reconhecida pela Inglaterra. A Lei da Independência da Índia é uma lei criada pelo Parlamento do Reino Unido que dividiu a Índia Britânica em dois novos domínios completamente independentes da Comunidade Britânica de Nações. Exatamente no dia 15 de agosto, o sonho de Gandhi se tornou real e a Índia passou a ser uma monarquia constitucional, onde inicialmente o rei George VI foi o chefe de estado e o Conde Mountbatten o governador geral.

Apesar de livre, após mais de 200 anos do domínio inglês, o país ainda não possuía uma constituição permanente. No papel, a Índia era um país livre, mas na prática as leis eram baseadas nas antigas leis da época colonial.

Ainda em 1947, no dia 4 de novembro, uma proposta de constituição foi preparada, mas somente em 1950 que ela entrou em vigor para toda a nação.

Enquanto o Dia da Independência celebra a liberdade do povo indiano do domínio britânico, o Dia da República comemora o início da adoção da constituição. Trata-se de um marco da liberdade indiana, pois reforça a total independência do país.

Como são as celebrações

Desfile do dia da república de Deli

A principal celebração acontece na capital indiana, Nova Delhi, na Rajpath, uma das avenidas mais importantes do país. Esta comemoração sempre tem a presença do presidente da Índia, que assiste aos desfiles que têm duração de três dias.

Os desfiles têm como foco mostrar a capacidade de defesa, o patrimônio cultural e social do país. São de 9 a 12 regimentos do exército indiano, além da marinha e da força aérea, que desfilam ao longo da Rajpath com suas bandas e decorações.

Batida Retiro

Ao fim das festividades oficiais do Dia da República na Índia, a cerimônia da Batida Retiro é realizada. Na noite do dia 29 de janeiro, as bandas das forças armadas, do exército, da marinha e da força aérea do país vão para a Raisina Hill, uma região com diversos prédios governamentais indianos, e tocam músicas populares no país, assim como o hino nacional.

O convidado principal desse momento, claro, é o presidente da Índia, que chega sempre com uma escolta da cavalaria. As músicas só se iniciam após a sua chegada.

Distribuição de prêmios

Além das celebrações que tomam conta de todo o país, prêmios são distribuídos, e não somente para pessoas com cargos altos, mas também para os civis.

Os prêmios Padma, como são conhecidos, são os segundos maiores prêmios civis na Índia, depois do Bharat Ratna. Eles seguem 3 categorias:

  • Padma Vibhushan: pelo “serviço excepcional e diferenciado”;
  • Padma Bhushan: pelo “serviço diferenciado de alto nível”.
  • Padma Shri: pelo “serviço diferenciado”.

A história da Índia é mesmo fascinante, não é?! Vem ver nosso Instagram para descobrir cada vez mais sobre o país. Clique aqui e nos siga, ou busque por @CasaDaIndia na aba de pesquisa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário