Aprenda agora como escolher tapetes para os cômodos da casa!

6 minutos para ler

Criar um ambiente aconchegante e estiloso envolve diversos fatores, como a combinação de cores das paredes e a harmonia dos objetos. Por falar nisso, você já reparou na importância dos tapetes em um cômodo?

Esses objetos de decoração têm o poder de deixar o ambiente mais amistoso e, muitas vezes, trazem cor e vida para o local. Nesse caso, os tapetes indianos são ideais! Coloridos e criativos, levam um ar de sofisticação e até exótico para a casa. E o melhor: podem ser usados em diversos cômodos.

Entretanto, é preciso ter uma boa noção de como escolher tapete, certo? Neste conteúdo, você vai entender como tomar a melhor decisão de acordo com cada tipo de ambiente. Confira!

Por que apostar nos tapetes como elemento decorativo?

Para os povos antigos, em especial da Pérsia (atual Irã), os tapetes eram utilizados para proteção contra os rigorosos invernos dos locais desérticos. Com o tempo, transformaram-se em um meio de expressão artística e até para contar a história de um povo, já que os desenhos, bordados e materiais ficaram cada vez mais sofisticados com as técnicas de tecelagem passadas a cada geração.

Hoje, existem milhares de modelos de tapetes — dos mais simples aos mais elegantes. Alguns se destacam pelas cores chamativas e formas pouco convencionais.

Os tapetes indianos, por exemplo, vêm de uma tradição milenar de tecelagem que combina estampas e cores de forma única. Em geral, são fabricados com lã e viscose e apresentam detalhes de encher os olhos.

Ao se deparar com um tapete indiano, você já consegue identificar padrões que remetem às características e a história desse povo: mandalas, animais e muitas flores.

Esse é um dos motivos pelos quais é tão interessante ter um tapete como esse nos cômodos da casa: ele traz história, aconchego e um valor único para o ambiente.

Como escolher o melhor tapete para os ambientes da casa?

Ficou com vontade de apostar em um tapete para sua sala ou quarto? Isso é ótimo! Mas, primeiro, você deve saber como escolher um tapete adequado para cada ambiente. Afinal, você não vai querer misturar os elementos de decoração sem uma lógica ou propósito, certo? Então, vamos lá!

Sala

A sala é a porta de entrada da casa, a primeira impressão que um visitante vai ter do seu lar. Por isso, é fundamental que você crie uma harmonia nesse ambiente.

Em primeiro lugar, defina o estilo de decoração da sua sala: moderno, minimalista, rústico, futurista? Tudo isso vai fazer a diferença na hora de escolher o tapete.

Depois de definido o estilo, considere as combinações adequadas. Um exemplo: se os outros objetos de decoração da sala forem muito coloridos, prefira um tapete com cores sóbrias e estampas simples. Ao contrário: se o ambiente for minimalista, você pode apostar em um tapete mais colorido e arrojado, que vai se destacar na decoração.

Powered by Rock Convert

Um erro que algumas pessoas cometem é incluir um tapete super colorido em uma sala que já está repleta de quadros, almofadas e sofás de cores vibrantes. É claro que você deve incluir sua personalidade no ambiente, mas tenha cuidado para não misturar muitas cores, por que isso pode carregar o cômodo e deixá-lo com muita informação visual.

Uma ótima opção são os tapetes dhurie, que têm superfície baixa, desenhos geométricos e temas étnicos. São feitos de juta e algodão e compõem muito bem o ambiente da sala ou hall.

Quarto

Aqui, também vale a regra da combinação de cores: se o ambiente tiver uma decoração simples, você pode apostar em um tapete chamativo. Entretanto, há um detalhe importante antes de escolher um tapete para o quarto: o material da peça.

Os tapetes podem acumular pó e sujeira com o tempo. Por esse motivo, não é recomendado colocar aqueles mais felpudos no quarto. Esse tipo de tapete acumula bastante poeira e facilita o surgimento de crises respiratórias alérgicas, em especial no cômodo onde o morador vai dormir. Portanto, opte pelos materiais mais lisos e com estampa de alto-relevo.

Banheiro

No banheiro, é possível incluir tapetes em variados pontos: na porta, próximo do lavatório, box ou banheira e do vaso sanitário.

Nesse cômodo, um detalhe importante é a segurança. O tapete não deve ser apenas bonito; é preciso que seja seguro e próprio para evitar a umidade. Você pode escolher, por exemplo, uma peça com antiderrapante, que impede que o tapete se mova e, consequentemente, evita quedas e escorregões.

O jogo de tapetes para o banheiro também deve combinar com a decoração, claro. Para evitar erros, opte por cores neutras: bege, preto, cinza, verde-água, entre outros. Só recomendamos evitar tons de branco, porque a sujeira será bem evidente e será preciso lavar mais vezes o tapete.

É possível colocar tapetes no estilo indiano no banheiro? Com certeza! Nesse caso, você pode investir em um piso e outros objetos de madeira resistentes à água. Para dar um ar ainda mais sofisticado, inclua vasos de plantas e um espelho com moldura de madeira. Aí, basta escolher um tapete com as cores e padrões no estilo indiano, apostando em estampas criativas e bem trabalhadas.

Cozinha

A cozinha também é um ambiente super importante na hora de escolher o tapete. O local deve ser aconchegante e, ao mesmo tempo, prático e funcional. Portanto, considere as seguintes dicas ao escolher um tapete para sua cozinha:

  • considere criar um estilo para sua cozinha: vintage, moderno, minimalista, exótico;
  • alinhe a composição dos objetos ao estilo definido: se você criou um estilo exótico para a cozinha, por exemplo, remetendo à cultura oriental, pode usar um tapete com estampas indianas e cores vibrantes;
  • use passadeiras: elas são excelentes para evitar que sujeira ou respingos do fogão e da pia acumulem no chão. Nesse caso, é preferível utilizar uma peça antiderrapante e com cores neutras;
  • aposte em tapetes com materiais resistentes e leves: assim, a remoção é mais fácil para a limpeza do chão da cozinha.

Vale lembrar que, na cozinha, é importante estar atento ao estado do tapete e lavá-lo com frequência. Afinal, o local é mais propenso ao acúmulo de gordura e umidade.

Essas foram algumas dicas sobre como escolher um tapete que você pode utilizar nas próximas compras. Lembre-se de escolher peças de procedência verificada para adquirir produtos de qualidade.

Que tal conferir alguns modelos incríveis de tapetes para os diversos cômodos da casa? Visite o site da Casa Índia agora mesmo!

Você também pode gostar

Um comentário em “Aprenda agora como escolher tapetes para os cômodos da casa!

Deixe um comentário