Como usar Henna no cabelo: receitas, dicas e produtos

6 minutos para ler

Antes de aprender a como usar Henna no cabelo, é importante saber do que se trata esse produto e como ele age em contato com a fibra capilar. Este guia vai te ajudar a decidir se a henna é, ou não, a “tinta” ideal para as suas madeixas.

Afinal, o que é a Henna?

A Henna, na verdade, é um pó com propriedades corantes obtido a partir das folhas da Lawsonia Inermis Linné, que é mais comum no norte da África e no sul da Ásia. Essa planta é usada há milênios em perfumes, óleos essenciais, já que além da ação corante, a Henna possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas.

O uso da Henna nos cabelos

A Henna tem propriedade corante, e é utilizada como tinta para tatuagens temporárias e é bastante famosa para colorir os cabelos sem danificá-lo, já que é um produto natural, fortalece e traz brilho aos fios.

O uso dela nos cabelos é bem famoso dentre as pessoas com os fios ruivos, pois a Henna já possui uma tonalidade acobreada natural e tem duração mais longa, se comparada às tintas comuns.

Benefícios para os fios

O maior benefício que a Henna traz para quem a usa é com certeza o fato de não agredir os fios e sim tratá-los.

Por ser natural, a Henna no cabelo promove brilho, engrossa e dá volume, além de contribuir para a redução das pontas duplas e, à longo prazo, ela tem um efeito normalizador sobre os fios, dando a nutrição, o fortalecimento e a limpeza que eles necessitam.

Henna clareia os fios?

Uma dúvida que sempre fica em quem deseja usar a Henna no cabelo é sobre a ação clareadora do produto.

Não, a Henna nunca irá clarear os fios, ela apenas irá pigmentá-los. Por ser um produto natural, ela não afeta as moléculas do cabelo e tem poder apenas de colorir em cima do tom natural, como se fosse uma película de cor.

Quais os tons que a Henna deixa no cabelo

Por justamente não possuir propriedade clareadora, o tom final da Henna no cabelo vai depender da cor base da pessoa, ou seja, a cor que os fios têm durante a aplicação.

Naturalmente, a Henna possui tons que vão do castanho ao cobre. Se os fios, antes da aplicação, estiverem loiros, por exemplo, mais vibrante será o resultado final. Agora, se o cabelo estiver com uma tonalidade escura, seja em tons de castanho, por exemplo, o resultado será mais fechado, talvez imperceptível em ambientes mais escuros.

Henna no cabelo preto

A Henna pura não terá muito efeito pigmentante sobre os fios pretos, porém, é possível usar a Henna misturada com outros corantes naturais, como o Índigo, para aproveitar as propriedades fortalecedoras do produto, mas sem pigmentar os fios de um tom cobre. O índigo ajudará a realçar a cor escura do cabelo.

Henna x tinta comum

A aplicação da Henna no cabelo é uma boa alternativa aos corantes químicos, pois como falamos antes ela não danifica o fio, nem faz mal ao couro cabeludo. Pelo contrário, a Henna trata o cabelo, dá brilho, fortalece e deixa os fios com mais volume e saudáveis.

As tintas comum alteram a molécula do fio. Elas são misturadas com agentes clareadores e nesse caso elas levantam a cutícula do cabelo para inserir as moléculas de cores sintéticas.

Powered by Rock Convert

A Henna não clareia e também não abre a cutícula dos fios, ela se une à queratina deles, cobrindo e formando uma espécie de capa de cor, deixando o efeito mais volumoso.

E não é somente sobre a forma de pigmentação que a Henna tem mais benefícios. A duração dela nos fios também é muito comentada.

A Henna demora muito mais tempo para desbotar, se comparada às tintas comuns. Geralmente, o retoque de quem usa o produto não se dá porque ele desbotou, mas sim por causa do crescimento da raiz do cabelo.

É importante ressaltar, inclusive, que se você está considerando fazer uso da Henna no cabelo, tenha a certeza de que você deseja ter esse tom por muito tempo nos fios, pois de fato ela demora muito a desbotar.

Como preparar e aplicar a Henna no cabelo

O primeiro passo é preparar a Henna!

Misture água morna, nem muito fria, nem muito quente, ao pó da Henna. A quantidade de água pode variar. O ideal é ir colocando aos poucos e, assim que a mistura atingir um ponto cremoso e homogêneo, está pronta para descansar.

Para potencializar o efeito da Henna no cabelo, sugerimos fazer essa mistura com um dia de antecedência à aplicação, e deixá-la descansar de um dia para o outro.

As misturinhas são super bem-vindas!

Durante o preparo, você pode acrescentar uma colher de óleo vegetal para cabelos secos, por exemplo, ou uma colher de iogurte, para fortalecer e dar brilho.

Após o descanso, é hora de aplicar!

Prepare o ambiente, coloque um roupa mais velha (que não tem problema se manchar), e com a ajuda de pincel e luvas espalhe o produto mecha a mecha. Deixe a Henna descansar no cabelo por 1 ou 2 horas. Caso queira uma cor mais intensa, deixe por 3 horas. Depois, enxague bem os fios com água morna, até ter a certeza de que todos os resíduos saíram, e lave com o shampoo de sua preferência.

Como cuidar do cabelo após a aplicação da Henna

Nos primeiros dias, após a aplicação, é preciso ter um cuidado especial com os fios, pois é nesse período que ocorre a oxidação, ou seja, o processo de fixação da Henna no cabelo. Evite usar calor excessivo, como secador e chapinha, para a cor não se alterar muito e ir se fixando nos fios aos poucos.

E aí, o que acha de aproveitar o melhor da Henna natural para colorir os fios? Clica aqui para conhecer as que temos disponíveis aqui na Casa da Índia!

Você também pode gostar

24 thoughts on “Como usar Henna no cabelo: receitas, dicas e produtos

  1. Acho q 20 anos atras eu usava não sei a marca mas,não me adaptei ficava uma pasta grossa dificil aplicar,grudava no cabelo parecia q tava passando terra no cabelo,lendo agora o preparo ,eu não deixava descansar ao contrario das tinturas que após preparo tem que utilizar na hora ,gosyo de tons avermelhados,atualmente marsala, vcs tem algo dessa cor?

    1. Henna tinge de vermelho até cobre dependendo do tempo de aplicação, cor base do cabelo e receita da henna. Creio que você tem que experimentar. Para cores mais escuras voce deve fazer uma receita mais concentrada e deixar mais tempo no cabelo.

  2. Já uso tinta a muito tempo , posso começar a usar henna por cima da tinta ou tenho q esperar o cabelo crescer até acabar com a tinta?

    1. Pode usar a henna em cima da tinta, a henna é compativel com todas as quimicas. Pedimos que sempre faça a prova de toque e o teste de mecha antes de aplicar.

  3. Boa tarde. Meu cabelo está com a coloração Casting, mel dourado. Sem tinta ele é quase totalmente branco. Qual henna devo usar e qual cor terei como resultado?

    1. Henna tinge de vermelho à cobre dependendo do tempo de aplicação, cor base do cabelo e receita da henna. Você pode usar qualquer uma das três hennas da Casa da Índia, caixa marrom, verde ou vermelha.

  4. Uso henna a mais de 20 anos. Sempre tive resultados ótimos, porém agora, além de durar uma semana apenas, ( uso para os cabelos brancos ) mancha travesseiros, toalhas de banho, etc…
    A marca garante que não mudou a fórmula. Mas não chega perto dos resultados anteriores.
    Alguma dica ?

  5. Tenho cabelos castanhos escuros, agora com muitos brancos. Faço uso de químicas para manter a cor. No momento estou com alergia, coceira nas orelhas, pescoço e rosto. Gostaria de saber se a Henna cobre totalmente brancos, queria parar com as quimicas É necessário descolorir um tom para posterior aplicação da Henna?

  6. Boa noite ! Sou portadora de vitiligo, e estou com despigmentacao no couro cabeludo p isso estou com alegria de td tipo de tintas . Usei rena preta, os fios brancos so ficarem amarelados..

  7. Uso e gosto muito!o meu cabelo é castanho e gosto de usar a cor chocolate, o único problema é que está difícil achar renna pra comprar na minha cidade, volta Redonda rj e o valor que é um pouquinho salgado.

  8. Amo e sempre usei henna em minha juventude e hj estou começando a ficar com brancos e gostaria de saber se tem como cobrir os brancos e chegar no tom ruivo.

    1. Bom dia!
      Tem como cobrir os brancos sim.
      Sobre o tom ruivo vai depender do tempo de aplicação, cor base do cabelo e receita de henna.

  9. Boa noite,
    Gostaria de saber se a ir na é indicada para cabelos grisalhos sendo que em algumas partes o cabelo está totalmente branco. É possível obter uma cor totalmente uniforme?

    1. Bom dia!
      Pode usar henna sim! Henna é otima pra cobrir os brancos!
      Cor do seu cabelo vai depender do tempo de aplicação, cor base e receita da henna.

  10. Vi que vcs tem vários tipos de henna para cabelo (embalagem verde, marrom e amarelo). Como saber qual comprar para meu cabelo? Pois as especificações dos produtos não me esclareceram. Por exemplo, a tonalidade de cada uma e a diferença que tem entre elas. Obrigada

    1. Nós trabalhamos com 3 hennas e os outros são tratamentos.
      A caixa marrom é Henna 100% natural pura.
      A caixa verde é Henna com Amla e Shikakai, duas plantas que ajudam a dar brilho e hidratar os fios.
      A caixa vermelha é Henna pura de alta qualidade, com maior pigmentação e melhor moagem.

      Todas as três vão tingir os fios de cobre à vermelho, dependendo do tempo de aplicação, cor base do cabelo e receita da henna.

Deixe um comentário