Veja 4 dicas de como usar saree indiano

6 minutos para ler

Não sabe como usar o saree e deseja aprender? Então, você veio ao lugar certo! Quem gosta e admira a cultura indiana, com certeza, já viu esse tipo de vestimenta por aí. Utilizada pelo público feminino, a peça consiste em um tecido de, aproximadamente, 5 metros de comprimento e 1 metro de largura, que deve ser enrolado ao redor do corpo da mulher.

Disponível em diferentes cores e estampas, ele pode ser usado por pessoas de todos os tipos físicos, embelezando o visual e carregando inúmeros significados. O mais interessante é que tal vestimenta não apresenta costuras, zíperes, botões, velcros ou colchetes, tornando a sua criação ainda mais diferenciada.

Ainda assim, é comum ficarmos em dúvida na hora de vestir o saree. Se você faz parte desse time, fique tranquilo. No post de hoje, daremos algumas dicas a respeito do assunto e que facilitarão o seu dia a dia. Confira!

Tudo sobre o saree indiano

O saree, ou sári, é uma peça tradicional entre as mulheres indianas. Basicamente, ele é formado por um tecido longo e próprio para envolver o corpo feminino, dos ombros até os pés. Em uma de suas extremidades, é possível notar a famosa pallu — um tipo de borda, bem estampada, e que tem a função de embelezar o material.

Todas as características do traje foram determinadas por conta da cultura da Índia, uma vez que as mulheres não podem mostrar as suas pernas e, tampouco, os ombros em público. Conforme a tradição, elas ainda precisam estar sempre impecáveis, com o visual composto por maquiagem, penteado, joias e, claro, um elegante saree.

Nas lojas especializadas no setor, é possível encontrar o saree em variados materiais. O mais comum deles é o algodão. Fora isso, existem versões em bordados, com aplicações de lantejoulas e, até mesmo, pintadas à mão. Quanto mais detalhes, mais rica e cara a peça será. A escolha, porém, dependerá tanto do gosto ou bolso da cliente, quanto da situação em que o traje será usado.

Ao usá-lo, automaticamente, é possível deixar o visual mais elegante e colorido, além de conseguir levar um pouco da cultura indiana para qualquer lugar. Vale a pena experimentar!

4 amarrações para quem deseja aprender como usar saree

Agora que você já sabe do que se trata esse traje, é o momento de descobrir como usar saree sem cometer gafes. O primeiro ponto a se ter em mente é que a peça deve sempre cobrir os pés e ser enrolada ao redor do corpo no sentido anti-horário. Também é interessante não deixá-la encostar no chão, a fim de evitar que a sua barra suje e comprometa a durabilidade do material.

Outro ponto importante é que o saree pode ser usado de diversas formas. Em todas elas, é preciso vestir uma blusa curta por baixo (choli), deixando a região abdominal descoberta. O traje ainda é composto por uma saia longa (petticoat), ou anágua, que deve ser colocada por baixo e serve para evitar qualquer tipo de transparência e prender o tecido do saree.

A dica é escolher a alternativa de amarração que mais se encaixa em seu perfil, sendo capaz de oferecer total conforto ao longo do dia. Abaixo, mostramos quais são as principais. Veja!

Powered by Rock Convert

1. Amarração nivi

A amarração nivi é a mais utilizada pelas indianas. Com ela, é possível valorizar as curvas do corpo e tornar o visual bem sensual, mas sem cometer exageros. Se quiser investir nessa opção, você precisará seguir os passos abaixo:

  • passo 1: prenda a ponta do tecido na petticoat;
  • passo 2: enrole o saree ao redor da cintura, posicionando a borda por dentro da saia;
  • passo 3: pegue o pallu e vá dobrando essa parte em prega, como se fosse uma sanfona;
  • passo 4: feito isso, coloque o pallu por cima do seu ombro esquerdo;
  • passo 5: finalize a produção fazendo pregas no tecido que restou e prendendo o material na cintura.

2. Amarração borboleta

A amarração borboleta é uma releitura moderna do nivi. Popularmente conhecida como a maneira “bollywoodiana” de usar o saree, ela é escolhida por muitas celebridades locais e garante um efeito ainda mais sexy para a produção.

Para usá-la, não tem segredo. Você precisará seguir os mesmos passos da amarração nivi. Contudo, a diferença está nas pregas do pallu, que, dessa vez, surgem de um modo mais fino, permitindo que uma parte maior da barriga e o umbigo fiquem em evidência.

E mais: caso queira um resultado certeiro, prefira investir nessa ideia utilizando um saree produzido a partir de chiffon — um material fino, fluído e levemente áspero.

3. Amarração bengali

Outra forma muito conhecida para quem deseja aprender como usar saree é o estilo bengali. A boa notícia é que utilizá-lo é extremamente simples. Olha só:

  • passo 1: enrole o material ao redor da sua cintura;
  • passo 2: faça as pregas no pallu;
  • passo 3: coloque o pallu em seu ombro esquerdo;
  • passo 4: pegue a extremidade direita do tecido e prenda no lado direito da cintura;
  • passo 5: pegue a ponta que está atrás e coloque-a na frente, mais precisamente, no seu ombro esquerdo. Fácil!

Dica bônus

Quer montar um verdadeiro look de mulher indiana? É só seguir as tradições. De acordo com a cultura da Índia, a amarração bengali também deve surgir acompanhada de um molho de chaves. Aqui, o ideal é prendê-lo ao pallu, posicionado no ombro direito. Não se esqueça!

4. Amarração gujarati

Por último, está a amarração no estilo gujarati. Ao contrário das demais, essa é indicada para mulheres que possuem o saree pesado, como os famosos banarasis ou kanjeevarans, uma vez que o ombro não precisará carregar todo o peso do pallu. Inclusive, essa alternativa é excelente para quem deseja deixar a borda do tecido em destaque, ainda mais, se essa área for bastante trabalhada e tiver um detalhe especial.

Nessa opção, o pallu precisará ser colocado no ombro direito, mas de trás para frente. Assim que essa etapa for concluída, pegue a borda esquerda do tecido e deixe-a presa na parte de trás da cintura. Com esse truque, a sua barriga ficará completamente coberta pela peça, garantindo um efeito discreto e, ao mesmo tempo, sofisticado.

O uso do saree é tradicional entre as mulheres indianas e ajuda a compor looks estilosos ao redor do mundo. Se você é fã dessa cultura tão rica e deseja incorporar a peça em seu guarda-roupa, não deixe de seguir as dicas que viu por aqui.

E então, gostou das nossas sugestões sobre como usar saree? Agora que você já está familiarizada no assunto, aproveite para conferir a seleção exclusiva de sáris em nossa loja virtual. São peças lindas, de alta qualidade e perfeitas para carregar a essência indiana em qualquer lugar!

Você também pode gostar

Um comentário em “Veja 4 dicas de como usar saree indiano

Deixe um comentário