Conheça 4 benefícios do incenso para sua vida

3 minutos para ler

Os benefícios do incenso são bastante difundidos entre os adeptos das práticas espirituais. O elemento é muito utilizado em rituais budistas, umbandistas, indígenas, xamânicos e, até mesmo, nas religiões judaico-cristãs, haja vista o uso de incensários nas sinagogas judaicas e missas católicas.

Simbolicamente, a fumaça do incenso sinaliza a elevação das preces, das dificuldades e de todas as energias ao ar — elemento básico que domina o campo espiritual — de modo que todas essas questões sejam encaminhadas ao universo e tomem seu destino correto.

Há aqueles que querem aprender como usar o incenso apenas para perfumar a casa e relaxar. Contudo, essas pessoas também usufruem de uma série de outras vantagens trazidas pelo produto. Destacaremos 4 delas a seguir.

1. Purificação energética e espiritual

Os hindus utilizam o incenso há milhares de anos como instrumento para purificar os ambientes, reverenciar os deuses e atrair bons fluidos. Foram eles que agregaram elementos da flora indiana ao produto, tornando-o mais perfumado que aqueles preparados na China.

Recomendamos o incenso de citronela, que elimina energias inferiores e, além disso, tem certo efeito repelente para pequenos insetos. O de lavanda também apresenta diversos benefícios, entre eles, a harmonização das relações pessoais e a promoção de um sono mais tranquilo.

2. Atração de boas energias

Para os budistas, o incenso é mais que uma oferenda ao seu mestre ascensionado, mas uma forma de honrá-lo e favorecer o bom Karma. Em troca, recebe-se a energia do merecimento, superação do egoísmo e ausência de orgulho.

Ainda que sua intenção inicial não seja se conectar a nenhuma religião, recomendamos o incenso de cravo, que desbloqueia energias negativas no local, e o de arruda, que promove uma limpeza psíquica e física, ideal para a renovação da mente e captação de bons fluidos.

3. Criatividade e liberação das emoções 

A canalização e expressão correta das emoções é um dos caminhos para se ter uma vida mais saudável. A queima do incenso pode desencadear uma sensação de paz e completude, favoráveis para a obtenção de uma mente mais centrada e criativa.

Ainda no campo das sensações, o uso dos aromas corretos pode despertar a sensualidade, alegria e autoestima. Entre alguns mais utilizados para esses fins, está o incenso de rosa branca, que coopera também para a diminuição da agressividade e cura da mente.

4. Facilitação das práticas de meditação e Yoga

O uso dos benefícios do incenso na meditação não é fundamental, mas colabora para a conexão do indivíduo à prática, relaxando a mente, promovendo o foco e diminuindo a ansiedade. O mesmo acontece na Yoga, pois traz mais um sentido do corpo humano — o olfato — para contribuir com a execução dos movimentos.

Portanto, quando for praticar a Surya Namaskar ou outras sequências da Yoga, acenda em seu incensário o nag champa. Aproveite os benefícios do incenso com aroma de sândalo e especiarias para fazer sua saudação ao sol.

Para finalizar, ressaltamos que os benefícios do incenso são verdadeiramente sentidos quando produzidos com resinas e extratos de alta qualidade, uma vez que os artefatos sem procedência podem liberar fumaça e resíduos nocivos no ambiente.

Na Casa da Índia você encontra os incensos mencionados neste artigo com as melhores fragrâncias típicas indianas. Acesse o site e confira a qualidade de nossos produtos. 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-