Conheça alguns dos principais jogos e brincadeiras indianas

5 minutos para ler

Os jogos indianos e brincadeiras fazem parte da cultura. Com a ascensão da tecnologia, videogames e redes sociais, pouco tempo reservamos para momentos de troca, diversão saudável e autoconhecimento. Mas você sabia que é possível fazer tudo isso através desses jogos? Saiba mais!

Kabaddi: o esporte

Kabaddi é um esporte de origem na história milenar da antiga Índia e do Sul Asiático. O jogo funciona assim: um grupo de 14 pessoas é dividido em dois times. O objetivo do jogo é tocar no maior número possível de membros da equipe adversária e voltar para o seu campo. Porém, se o time oponente conseguir impedir fisicamente que o jogador volte para a sua quadra, o time não marca nenhum ponto.

O jogador invasor deve começar a repetir “Kabaddi” várias vezes antes de cruzar a linha do meio do campo, até perder o fôlego. Ele não pode parar de pronunciar essa palavra até voltar para o seu lado. Se parar de falar na quadra do oponente, mesmo que por um breve momento, ele deve retornar para o seu lado da quadra sem marcar nenhum ponto. Os dois times alternam entre ataque e defesa por dois tempos de vinte minutos cada. Toda vez que a sua equipe tirar um membro do time adversário da partida, você tem a chance de trazer de volta alguém da sua equipe que tenha sido eliminado anteriormente. 

Entenda o jogo através do vídeo:

Lagori: a brincadeira de rua

Muito popular entre as crianças indianas, o Lagori precisa de quase nenhum material: são necessárias somente algumas pedras planas e uma bola. Essas pedras ficam empilhadas uma em cima da outra, e são criados dois times. Um jogador de uma equipe atira a bola em direção à pilha, com a intenção de derrubar as pedras. A equipe então busca restaurar a pilha de pedras enquanto os adversários jogam a bola nela. Se a bola tocar em alguém, a equipe perde esse jogador.

Maha Lilah: o jogo indiano do autoconhecimento

Se você busca passar por um processo de autoconhecimento, o Maha Lilah é a escolha perfeita. Ele é um jogo de cartas e tabuleiro que envolve questões amorosas, familiares, financeiras e profissionais. O objetivo é que você consiga compreender melhor, de forma lúdica e descontraída, sobre você e sua vida. Dessa forma, você é capaz de conhecer a si mesmo, buscando encontrar a sua essência e reduzir sentimentos como medo, angústia e ansiedade. O Maha Lilah proporciona esse processo através de uma comunicação entre o plano humano e o espiritual. 

Para jogar, você precisa somente de:

  • Tabuleiro do Maha Lilah;
  • Dado;
  • Peão.

O tabuleiro contém 72 casas divididas em oito níveis, que representam os estados de consciência, revelando questões como talentos, sentimentos, sabedoria, desafios e virtudes. O tabuleiro também é composto por flechas ou espadas – que representam as várias possibilidades de ascensão dentro do jogo – e as serpentes – que representam os desafios. O dado é o tradicional, utilizado frequentemente em jogos de entretenimento, e o peão pode ser substituído por qualquer objeto que represente um jogador.

Como jogar?

O jogador deve formular uma questão – sobre emoções, relacionamento, saúde, financeiro, profissionais – e lançar o dado até que caia no número 1. Ele possui 5 chances de acertar. Caso não acerte, ele deve formular outra pergunta. Quando o jogador tirar o número 1, ele deve prosseguir no jogo avançando no tabuleiro conforme os números tirados no dado em cada lançamento.

As flechas ou espadas são capazes de encurtar os caminhos, demonstrando elevação da nossa energia para boas escolhas, incentivando o desenvolvimento das nossas virtudes. Já as serpentes apontam onde perdemos a nossa energia – ou seja, nos indicam os desafios e oportunidades de transformação em questões que precisam ser melhoradas. Ambas escancaram a necessidade de nos conhecermos para tomarmos as melhores escolhas.

Ao longo do jogo, vamos tomando consciência das consequências das nossas ações (karma) e de como elas poderiam ser mais lúcidas e assertivas. O peão, no tabuleiro, cria um caminho único a partir da relação das casas, que traz ensinamentos e reflexões para facilitar o processo de autoconhecimento. O próprio lançamento do dado é, simbolicamente, o mesmo que uma nova experiência, uma abertura para uma nova vivência.

Jogos e brinquedos na Casa da Índia!

Os jogos são excelentes opções para presentear alguém especial, com o qual você deseja passar um tempo de qualidade. Confira no site os produtos da Casa da Índia!

Você também pode gostar

Deixe um comentário