Conheça aqui 8 instrumentos musicais indianos

4 minutos para ler

A Índia é o sétimo maior país do mundo quando falamos em tamanho territorial, possui mais de 1,3 bilhões de habitantes e ainda carrega uma cultura diversa. Cada região possui músicas, danças, culinária e outras características próprias. Porém, apesar da pluralidade cultural, a música indiana consegue, com o passar dos anos, manter características únicas que fazem a melodia ser uma particularidade do país. Isso se dá principalmente pelos instrumentos musicais indianos, que são desenvolvidos em várias regiões do país.

Continue essa leitura para conhecer os instrumentos musicais mais populares no país.

Instrumentos musicais indianos

Harmonio

O harmônio indiano ou harmonium é um dos principais instrumentos da musica indiana. É um piano de fole com o som semelhante a sanfona ou acordeão. O harmônio indiano é geralmente portátil, podendo facilmente transportado com o formato de uma mala. É muito utilizado em cerimonias religiosas e na musica indiana em geral.

Cítara

A Cítara é um instrumento de cordas bem comum em países de língua alemã nos Alpes e na Europa do Leste. Além do mais, é o instrumento musical indiano mais popular pelo mundo, graças a amizade entre George Harrison (The Beatles) e Ravi Shankar. O “beatle” foi responsável por apresentar ao ocidente um dos instrumentos mais usados pelo artista indiano. O corpo da Cítara é todo de madeira e ela gera um som agudo que é facilmente associado à Índia.

Bansuri

O Bansuri é feito de bambu, e é uma das flautas mais importantes para a música indiana. Ela é composta por 6 furos e é bem popular na música clássica do país. Este instrumento musical tem um significado religioso também! Reza a lenda de que ele foi escolhido para uso por Krishna. Inclusive, em algumas representações do Deus indiano, ele está segurando o Bansuri.

Ghungroo

Um conjunto de sinos amarrados ao tornozelo caracterizam o Ghungroo. A ideia é que esse instrumento musical indiano seja usado na dança, e conforme os dançarinos se movimentem, ele produza seu som de forma a acompanhar o ritmo.

Sarangi

Originalmente, o Sarangi vem do norte da Índia. Ele é um instrumento musical de arco, feito sobre uma peça de madeira, com tampo de couro. Por causa dessas proporções, pode-se dizer até que ele é uma espécie de violino indiano.

Shehnai

Muito tocado em celebrações, como os casamentos, eventos religiosos e as tradicionais festas indianas, o Shehnai é um instrumento de sopro, similar ao oboé ocidental. Ele possui um corpo tubular de madeira, com 6 a 9 buracos, medindo entre 45 e 60 cm de comprimento, e um bocal de metal.

Tabla

A Tabla é uma espécie de tambor, feito de madeira, e que gera sons bem distintos do que os que ouvimos nos instrumentos de percussão do ocidente, como o bongô. Ele é bastante usado na Índia em músicas devocionais ou meditativas. É um instrumento tão comum na Índia, quanto o pandeiro é aqui no Brasil. Ele é dividido em 2 tambores, um agudo que se chama Daya e o outro mais grave chamado Baya.

Tambura

A Tambura possui 4 cordas, que são sempre tocadas de forma contínua, sem deixar silêncios entre as músicas. Ela também é conhecida como Tampura ou Tampuri, e durante as composições, costuma ser tocada para acompanhar o ritmo de uma música vocal, emitindo um bordão que sustenta o tom dos silêncios.

Se você gostou de conhecer sobre os instrumentos musicais indianos, quero te convidar para conhecer os modelos disponíveis na loja Casa da Índia. É só clicar aqui!

Você também pode gostar

4 comentários em “Conheça aqui 8 instrumentos musicais indianos

Deixe um comentário