Entenda qual é a importância e a influência das cores na moda

6 minutos para ler

Você já parou para pensar na influência das cores na moda? Isso mesmo! De forma indireta, as tonalidades escolhidas para compor os looks conseguem influenciar nosso dia a dia. As marcas mais atualizadas do setor entendem bem esse ponto e, por essa razão, vivem analisando detalhadamente quais são os tons que pautarão suas próximas coleções.

Esse fato pode ser comprovado com as tendências de cores lançadas pelo Instituto Pantone. Anualmente, a organização é a responsável por ditar as tonalidades do ano e o significado dessa escolha para o momento atual da sociedade. Em 2020, isso não seria diferente, e o tom da vez é o Classic Blue — um azul atemporal, clássico e perfeito para quem busca tranquilidade e elegância.

E se você tem dúvidas em relação ao assunto, chegou a hora de tirá-las. No post de hoje, contamos mais sobre a influência das cores na moda e damos dicas para que você arrase em todas as produções. Confira!

As cores em diferentes culturas

As cores são associadas a variados elementos desde a antiguidade. Em algumas culturas, elas representam emoções diversas. Já em outras, determinados tons carregam símbolos fortes e próprios para interferir de forma marcante na rotina de um indivíduo.

Esse é o caso da Índia, onde a população acredita que as tonalidades têm energias capazes de impactar todos os setores da nossa vida e, assim, fazer com que o espírito e o corpo estejam sempre alinhados. Por essas e outras, a moda indiana é mundialmente conhecida por confeccionar roupas carregadas de tons intensos, vivos e alegres, como vermelho, amarelo, azul, verde e laranja.

Aqui, também podemos destacar que existem divergências no modo como as sociedades entendem os tons. No Ocidente, acreditamos que o azul é um reflexo de tranquilidade e harmonia. O mesmo não ocorre no Oriente, que tem o verde como a cor exata para transmitir esse tipo de sensação.

O significado das cores na moda

O primeiro passo para aprender como usar corretamente as cores na moda é entender o que elas significam. Dessa maneira, será possível aliar o seu estilo com as últimas tendências do setor e, de quebra, conseguir transmitir os seus principais sentimentos.

Ainda vale lembrar que, de acordo com a alternativa escolhida, você pode criar alguns efeitos na composição. Para ilustrar, destacamos o preto, que é bastante conhecido por alongar a silhueta. O branco, por sua vez, causa o efeito contrário, que é o de realçar as curvas e adicionar volume. Veja mais, a seguir!

Vermelho

Considerada “quente”, essa cor está relacionada ao amor, à paixão e ao desejo. Por ser muito ligada à terra, ela também serve para refletir energia e mostrar que o indivíduo está sempre atento aos acontecimentos externos.

Na moda, o vermelho é indicado para pessoas que estão se sentindo cansadas ou sem disposição, exatamente porque desperta a atenção e promove o entusiasmo. Ele ainda é ótimo para fazer com que a sua presença seja notada com mais facilidade em qualquer ambiente.

Rosa

Classificado entre o vermelho e o branco, o rosa é uma cor excelente para refletir feminilidade, carinho, ternura e delicadeza. Uma vez injetada em um look, ela consegue causar um efeito calmante e fica ótima quando utilizada por alguém que gosta de seguir um estilo romântico.

Amarelo

Alegre, o amarelo é sinônimo de vida, força e otimismo. Não à toa, ele é amplamente usado em eventos comemorativos, como festas infantis e Réveillon. Trata-se de uma boa pedida para quem deseja despertar a criatividade e facilitar a concentração, como durante a meditação ou ao realizar atividades que exigem dedicação total.

Porém, é importante ter cuidado para não exagerar no look e acabar causando o efeito contrário — que é o da distração e o afastamento das pessoas. A melhor saída é utilizar o amarelo em pontos estratégicos da combinação, de modo que o resultado fique equilibrado e elegante.

Verde

Como não poderia ser diferente, o verde está ligado à natureza. É uma cor confortante, ótima para transmitir equilíbrio e serenidade. Sem contar que ela também apresenta um forte apelo espiritual e cai como uma luva quando usada por pessoas que são muito agitadas e querem encontrar o equilíbrio e a paz.

Turquesa

Ideal para representar a água e o mar, a cor turquesa está ligada aos sentimentos. Normalmente, pessoas que usam com frequência costumam ser bem emocionais, intuitivas e autoconfiantes.

Na moda, essa opção funciona para transmitir sensatez e promover os pensamentos livres. Se preferir criar um look bem elaborado, basta investir em variações desse tom, que vão desde as versões claras até as mais intensas.

Branco

Mundialmente, o branco é visto como o tom da paz. Resultado da soma de todas as tonalidades existentes, ele é excelente para simbolizar a pureza, a limpeza e a tranquilidade. Mas lembre-se de que a cor serve para adicionar volume em uma produção. Portanto, se a ideia é alongar a silhueta, evite usá-la em determinadas peças de roupa.

Preto

O preto é considerado por muitos o tom mais prático e sofisticado que existe na moda. Ao contrário do branco, ele significa a “ausência de cor” e, por essa razão, pode funcionar como uma espécie de “escudo” — disfarçando as curvas, além de transmitir mistério e sobriedade.

Outro ponto interessante é que o preto é neutro e, portanto, consegue ser aplicado em variados looks, ainda mais naqueles descomplicados que usamos no dia a dia.

As cores na moda indiana

A simbologia das cores na moda pode variar de acordo com a localidade. Isso tudo por conta de inúmeros fatores, como os costumes e as crenças de um país. E a Índia, ao longo de toda a sua história, sempre foi conhecida pela sua forte ligação com as tonalidades e religiões.

Uma das principais divindades indianas, Krishna, carrega o azul como o seu tom principal. Já o laranja, que é a cor do açafrão (comum na culinária indiana), também é visto como uma forte representação da prosperidade. Tanto que é usado constantemente para afastar as impurezas.

Quer mais? Por aqui, no Ocidente, temos o costume de usar o preto ou o roxo para representar o luto. Na Índia, a cor utilizada para essa finalidade é o branco, que também tem uma forte ligação com o renascimento.

Tais detalhes podem ser encontrados nos tecidos usados na moda local, que são pautados por tons vibrantes, bordados e brilhos. Esse é o caso do saree ou dos kaftans, ambos muito leves, coloridos e repletos de significados.

Como vimos, as cores na moda exercem um papel importantíssimo. Siga as nossas sugestões para montar uma composição caprichada com roupas indianas e, rapidamente, você notará uma enorme diferença em seus sentimentos e nas atividades realizadas ao longo da semana.

Conhece alguém que adoraria ficar por dentro desse assunto? Então compartilhe este post em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário