Cosméticos Ayurvédicos: os benefícios para a beleza

5 minutos para ler

Você já imaginou como um conhecimento milenar de medicina pode influenciar os hábitos atuais? A medicina Ayurveda propõe uma abordagem mais naturalista na forma como consumimos e vivemos. Isso influencia não somente na alimentação, mas até mesmo nos produtos que usamos no dia a dia. Já ouviu falar nos cosméticos Ayurvédicos? Pois é exatamente sobre isso que vamos te contar hoje!

O conhecimento Ayurvédico

Por aqui, já contamos sobre o que você precisa saber sobre a medicina milenar indiana: a Ayurveda!

Se perdeu este conteúdo, é só clicar aqui para aprofundar seu conhecimento, ou continuar aqui neste artigo para compreender o contexto principal sobre o assunto.

A medicina Ayurveda surgiu há mais de 5 mil anos na Índia e a ideia é ter hábitos mais naturais no dia a dia, desde a alimentação, até os itens que são consumidos.

Na alimentação, a intenção é ingerir alimentos orgânicos e saudáveis, bem diferente dos hábitos do ocidente, que são baseados no consumo de muitos produtos industrializados, repletos de substâncias químicas.

Essa ideia também está presente nos itens de beleza que são usados. Os cosméticos Ayurvédicos trazem uma proposta mais leve de consumo, optando por produtos que são feitos à base de matérias-primas naturais, ao invés de químicos e petrolatos, que são comuns também no ocidente.

Se você está em busca de uma vida mais saudável e natural, a escolha de hábitos de consumo Ayurvédicos com certeza é uma excelente opção.

A beleza Ayurveda

Para muitos, a definição de beleza está diretamente ligada ao que percebemos visualmente: o corpo, a pele, os cabelos, as unhas… e por aí vai. Porém, quando pensamos no conhecimento Ayurvédico, a beleza não se trata apenas do lado externo, mas do conjunto como um todo.

Além da estética, a beleza Ayurveda inclui a postura, o jeito de ser, a saúde… são fatores resultantes de uma saúde física e dos cuidados diários com o corpo e a alma, o que vai muito além do uso de cosméticos apenas. O autoconhecimento é a palavra-chave para a beleza na medicina milenar indiana!

Alimentação Ayurvédica e a influência na pele 

Como te contamos acima, a alimentação está totalmente ligada aos hábitos de vida Ayurvédicos, inclusive é algo que influencia diretamente o fator estético da beleza, sobretudo da pele.

Os alimentos que consumimos têm uma grande influência no equilíbrio da nossa vida, e a alimentação Ayurvédica promove benefícios como: pele mais vistosa, cabelos sedosos e fortes, assim como as unhas.

A primeira dica para seguir esse tipo de alimentação, é entender qual o seu Dosha, ou seja, o seu biotipo:

  • Vata: pessoas que costumam ser magras, longilíneas e friorentas, além de apresentarem características como entusiasmo, agilidade e boa comunicação.
  • Pitta: pessoas que possuem tamanho mediano, sentem muita sede e têm metabolismo acelerado, com a personalidade ativa, crítica e impetuosa.
  • Kapha: pessoas que geralmente são calmas e desenvolvem obesidade, diabetes e problemas de vesícula, são indivíduos mais estáveis, pacientes e lentos.

Após conhecer bem o seu Dosha, é preciso investir em alimentos integrais e fibrosos, de acordo com o seu biotipo. De forma geral, evite gorduras saturadas, açúcar refinado, e consuma mais minerais. E claro, beba bastante água regularmente.

Cosméticos Ayurvédicos e os cuidados com a pele 

A pele é como uma espécie de termômetro da nossa saúde. Ela é capaz de “mostrar” por meio da textura, porosidade, temperatura etc. se temos algo afetando nosso bem-estar.

Assim como na alimentação, os Doshas também influenciam nos cuidados com a pele. Cada biotipo possui um tipo de pele e assim necessita de um cuidado específico.

Pessoas com o Dosha Vata tendem a possuir uma pele mais seca, rugosa, fria, fina, e com poros finos; pessoas com o Dosha Pitta têm uma pele mais delicada, geralmente clara ou vermelha, com sardas, verrugas, acne e queima-se com muita facilidade; na constituição do Dosha Kapha, encontramos pessoas com a pele muito oleosa, macia, úmida e com tendência a ter poros aberto.

Apesar de cada um desses tipos de pele pedir por um tratamento específico, algumas ações podem ser adotadas por qualquer pessoa.

Duas dicas simples vêm dos sábios da Índia antiga: água e ar fresco!

A pele precisa respirar, por isso a limpeza com água ajuda na manutenção dos poros e, claro, evitar passar muitos produtos contribui com essa ação.

Quando pensamos em cosméticos Ayurvédicos, a intenção é te apresentar produtos que vão tratar e manter a sua beleza estética e contribuir com a sua beleza interna. São itens naturais, livres de químicos e aditivos que são nocivos à saúde, quando consumidos a longo prazo.

Aqui na Casa da Índia possuímos uma linha completa de cosméticos Ayurvédicos, desde o shampoo, até o creme dental… todos são produtos naturais que irão beneficiar a sua beleza como um todo. Clica aqui para conhecer nossos cosméticos naturais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário