Cosméticos naturais no seu cronograma capilar (nutrição, hidratação e reconstrução)

4 minutos para ler

Se você caiu neste conteúdo, é porque é uma pessoa que se preocupa com a saúde dos fios, certo? O cronograma capilar tem sido uma forma de tratar os cabelos muito popular nos últimos anos. A ideia é intercalar os dias para tratar os fios de acordo com a necessidade que eles têm.

Muito se engana quem pensa que para fazer esses cuidados em casa precisa gastar muito! É possível investir em cosméticos naturais no seu cronograma capilar gastando pouco e ainda não agredindo o cabelo com produtos químicos.

O que é cronograma capilar

Se você ainda está começando a estudar sobre cronograma capilar, deixa eu te explicar exatamente o que é!

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo. Essa rotina é baseada em 3 etapas:

  1. a nutrição;
  2. a hidratação;
  3. a reconstrução.

Cada uma dessas etapas tem uma função específica. Combinando a ação de cada uma delas, é possível fornecer aos fios o combo de cuidados que ele merece.

Importante destacar que todos os tipos de cabelos podem fazer o cronograma capilar. As diferenciações para cada pessoa vai ser somente na rotina em si, a quantidade de cada tratamento, de acordo com a especificidade dos fios.

Cosméticos naturais para nutrição

A etapa de nutrição, em uma rotina de cronograma capilar, tem como função repor os óleos naturais dos fios. Cremes com matérias primas de teor nutritivo são usados com a intenção de blindar os cabelos, protegendo eles da perda de água e ressecamento.

Cosméticos naturais que são para a nutrição capilar têm ativos como:

  • óleos naturais (coco e flores, por exemplo);
  • manteigas (karité e cacau, por exemplo).

Cosméticos naturais para hidratação

Na hidratação, a intenção é repor a água dos fios e abrir caminho para que eles absorvam os nutrientes. Essa etapa é essencial para deixar os fios macios, livre de ressecamentos e da quebra, além de preparar o cabelo para reter todo o tratamento das outras etapas do cronograma capilar. Inclusive, o ideal é começar a rotina sempre com a hidratação.

Cosméticos naturais que são para a hidratação capilar têm ativos como:

  • algas;
  • frutas (banana e abacate, por exemplo);
  • plantas.

Cosméticos naturais para reconstrução

Essa etapa reconstrói o cabelo profundamente dos danos químicos, ou danos do dia a dia, como chapinha e secador, ou até mesmo a própria exposição solar. A reconstrução repõe as proteínas e a massa capilar que se perdem ao longo das agressões cotidianas.

Cosméticos naturais que são para a reconstrução capilar têm ativos como:

  • argila;
  • queratina;
  • ceramida.

Como fazer o cronograma capilar

A quantidade de vezes que você pode fazer cada rotina vai depender muito da sua própria rotina e da saúde dos seus fios capilares.

O ideal é fazer cada uma dessas etapas, no mínimo 1 vez na semana, ou seja, 3 vezes na semana você irá fazer essa rotina.

Mas você pode adaptar de acordo com a saúde do seu cabelo!

Se seu cabelo for quimicamente tratado, pode ser que ele precise mais da etapa de reconstrução, então você pode fazê-la 2 vezes na semana ao invés de uma.

Essa ideia vale para as outras rotinas também! Observe seus fios, qual rotina ele mais precisa? Com isso em mente, é só você criar a sua própria rotina de cronograma capilar com cosméticos naturais.

Gostou das dicas que trouxemos por aqui?! Em nossa loja virtual, temos disponíveis diversos cosméticos naturais que você pode usar na sua rotina de cuidados. Clique aqui para conhecer os produtos Casa da Índia.

Você também pode gostar

Deixe um comentário