Cosméticos naturais: benefícios e onde encontrar

6 minutos para ler

Cosméticos naturais: benefícios e onde encontrar

As pessoas têm se preocupado cada vez com a própria saúde e bem-estar. Os hábitos alimentares e o modo de viver estão sendo repensados, assim como os produtos que são consumidos no dia a dia. Isso não é diferente quando se trata de itens de higiene e beleza, já que tudo o que aplicamos na pele o nosso organismo absorve. Esse cuidado com a saúde tem aumentado cada vez mais o consumo de cosméticos naturais.

Pensando nisso, preparamos aqui um guia para você tirar as suas dúvidas e entender os benefícios do uso de produtos de origem natural. Boa leitura!

Quais são as diferenças entre os cosméticos naturais e os cosméticos tradicionais?

A principal dúvida de quem começa a pesquisar sobre cosméticos naturais é sobre as diferenças em relação aos cosméticos convencionais.

Em resumo, os cosméticos naturais são fabricados com ingredientes mais saudáveis para a pele, promovendo o mesmo resultado dos cosméticos tradicionais, que são feitos com materiais sintéticos e com substâncias muitas vezes tóxicas ao organismo.

Para além do autocuidado, outro ponto a comentar sobre as diferenças desses tipos de cosméticos é o fato de que os componentes sintéticos poluem o meio ambiente quando eliminados no banho e quando evaporam durante a aplicação. Os cosméticos naturais tendem a ter uma produção sustentável, já os cosméticos convencionais possuem substâncias poluentes, como as derivadas do petróleo.

Exatamente, quais os componentes que fazem mal à saúde?

A lista de ingredientes nocivos à saúde que compõem os cosméticos tradicionais é enorme. Petrolatos, conservantes, corantes sintéticos, alumínio… esses são poucos dos vários que são comprovadamente alérgicos e alguns até cancerígenos.

Claro que testes são constantemente feitos nesses produtos para comprovar o nível de toxicidade. A questão é que os testes avaliam o produto de forma singular e no dia a dia não é apenas um produto como este que é usado. As prateleiras das casas estão abastecidas com sabonetes, shampoos, condicionadores, cremes corporais, óleos e vários outros itens que possuem ingredientes que se acumulam no organismo e acabam sendo prejudiciais, sem que você perceba.

A melhor forma de conhecer o cosmético que você usa é lendo os rótulos. Caso tenha alguma dúvida sobre a origem de uma matéria-prima, opte por produtos que possuem uma lista mais reduzida de ingredientes e elimine aqueles que tenham os componentes que citamos acima.

Caso queira entender melhor sobre o uso de ingredientes tóxicos nos cosméticos, recomendamos o vídeo A História dos Cosméticos, que você acessa facilmente clicando aqui.

O que faz um cosmético ser considerado natural?

Para um produto ser considerado natural, com selos e certificações, é preciso seguir algumas regulamentações.

No caso de produtos nacionais, as regras são feitas pela IBD e pelo Ecocert, que são as certificadoras de cosméticos do Brasil.

De acordo com essas certificadoras nacionais, para um cosmético ser considerado nacional, é necessário que ao menos 95% das matérias-primas usadas na composição do produto sejam naturais, ou de origem natural.

Já nos 5% restante é permitido o uso de alguns ingredientes sintéticos, desde que sejam ingredientes liberados por essas certificadoras. Esses ingredientes sintéticos liberados são considerados livres de substâncias nocivas à saúde e/ou não provocam a morte, ou maus tratos, de animais durante os testes.

O uso de matérias-primas naturais diretamente tornam um cosmético natural?

A resposta é não!

Powered by Rock Convert

Muitas marcas usam ingredientes naturais como ativos em seus produtos, mas isso não significa que a fórmula final é um cosmético natural.

O que acontece é que muitos fabricantes usam ingredientes sintéticos na criação de seus produtos junto aos componentes naturais. É muito comum encontrar cosméticos que anunciam ser de uma fonte natural, mas possuem silicones, corantes, derivados de petróleo e outras substâncias sintéticas.

Os cosméticos naturais são necessariamente veganos?

Outro ponto que gera dúvidas durante a aquisição de cosméticos naturais é se esses produtos são veganos. A resposta desta pergunta também é não!

Os cosméticos naturais podem utilizar matérias-primas de origem animal, desde que estejam em conformidade com as normas estabelecidas pelas certificadoras de cosméticos.

Um produto vegano não usa nenhum ingrediente de origem animal e alguns podem até conter componentes sintéticos na formulação.

O ideal, para não ter dúvidas, é se atentar aos rótulos e aos selos do produto que você está consumindo.

Benefícios dos cosméticos naturais

O risco de alergias é quase nulo

Os cosméticos naturais não fazem mal à pele e por não usarem produtos nocivos à saúde, o risco de ter uma alergia é praticamente mínimo.

Óleos vegetais que fazem bem a pele

Os óleos que estão presentes nas plantas são nutritivos e ao serem absorvidos pela pele tornam-se uma barreira de proteção contra o ambiente externo. Diferentemente dos óleos minerais que não são absorvidos pela pele e obstruem os poros, impedindo a respiração da pele.

Sustentabilidade

Por terem uma produção praticamente livre de componentes artificiais, os cosméticos naturais não fazem mal ao meio ambiente quando são eliminados da pele durante o banho por exemplo, o que não prejudica o ecossistema.

Consumo consciente (slow beauty)

Você com certeza já deve ter ouvido esse termo: slow beauty. Em resumo, ele se refere a um consumo mais consciente, desde a hora de pensar o que vestir, até o momento de escolher o que usar na rotina de cuidados diários. A ideia é produzir cada vez menos lixo e consumir o que for necessário. Cosméticos naturais são versáteis e multifuncionais, muitas vezes em um único produto você encontra diversos usos.

Não são feitos testes em animais

Outra grande vantagem do uso de cosméticos naturais é o fato deles não serem testados em animais, e isso está regulamentado em lei, para de fato receberem o selo de produto natural.

Onde encontrar cosméticos naturais

Se você tiver interesse em adquirir esse tipo de produto, vale a pena a busca por lojas que defendem a comercialização de produtos sustentáveis e que não são testados em animais.

Outra opção é o clássico caminho da internet, que facilitou a busca por uma maior variedade de produtos e mercados. Isso não é diferente com os cosméticos naturais.

Aqui na Casa da Índia temos uma lista de produtos naturais, livres de ingredientes tóxicos para a pele. Clique aqui para conhecer mais sobre os nossos cosméticos naturais.

Ah, e se você for de Belo Horizonte, passe aqui em nossa loja física, na Rua Levindo Lopes n°358, Bairro Funcionários, ficaremos felizes em te receber!

Até a próxima!

Você também pode gostar