Cultura védica: tradição, sociedade, religião e muito mais.

4 minutos para ler

Se você nos acompanha por aqui, sabe que constantemente falamos sobre Yoga, a saúde com base na medicina Ayurveda, os mantras… e vários outros assuntos que remetem à milenar cultura védica, com mais de 5 mil anos de existência.

Com base na filosofia dos Vedas, nasceu praticamente tudo o que conhecemos hoje na cultura indiana. Continua aqui essa leitura com a gente, que te contamos mais sobre esse assunto!

Um panorama da cultura védica

Quando exploramos os Vedas (os antigos escritos indianos), podemos perceber que a cultura védica teve sua raiz de crescimento onde hoje está o deserto do Rajastão e em territórios da Índia, Paquistão e Panjabe.

A maioria dos estudiosos acadêmicos apontam que essa civilização se desenvolveu nos 2 primeiros milênios A.C., apesar de que a tradição da literatura védica tenha uma data muito mais antiga, chegando até há centenas de milhares de anos atrás.

A cultura védica, de forma bem simplificada, foi uma prática de vida do povo daquele período em busca da compreensão da Verdade Absoluta. Ou seja, era um povo que vivia em torno de uma filosofia ética e uma postura que permitisse a conexão e harmonia com o ambiente à sua volta.

Os 4 Vedas

A filosofia da cultura védica foi registrada pela primeira vez há 5 mil anos, por meio do alfabeto Devanagari. Antes disso, esse conhecimento era passado por meio de histórias e contos, sem registros escritos.

Quando compilados, esses aprendizados sobre a cultura foram chamados de Vedas, que são como uma reunião de hinos, preces e muito mais, que marcam o sistema de escrituras sagradas dos indianos.

Ao todo, 4 volumes de texto em versos compõem os Vedas. Eles explicam ao mesmo tempo a unicidade e a variedade das diversas crenças religiosas pelo mundo. É como se, apesar das diferentes religiões e práticas, todos os seres vivos ainda têm um ponto de partida em comum. Essa filosofia é uma das razões pelas quais os Vedas são considerados sagrados para mais de 1 bilhão de pessoas pelo mundo atualmente.

Os 4 Vedas escritos são:

  • Rigveda: que seriam os hinos e versos em forma de poema, recitados em sacrifícios;
  • Yajurveda: os hinos em prosa, recitados em voz baixa, durante os sacrifícios;
  • Sâmaveda: versos para serem cantados do Rigveda;
  • Atharvaveda: fórmulas e encantamentos para a cura física e espiritual.

As práticas religiosas

As práticas religiosas da cultura védica são consideradas precursoras do hinduísmo como conhecemos atualmente. Os 4 Vedas são como uma espécie de “espinha dorsal”, a base de toda a cultura hindu.

Na época da civilização védica, as práticas religiosas tinham os sacrifícios como fontes de suas ações, que eram realizados enquanto os cânticos Vedas eram entoados. As pessoas da época faziam oferendas para obterem fortuna, comida, longevidade, chuvas… e muito mais.

As principais divindades Vedas eram: Indra (deus das tempestades); Agni (deus do fogo e da vida); Mitra-Varuna, Aryaman, Bhaga e Amsa (divindades da natureza, protetores do povo védico).

Legado da cultura védica

Podemos dizer que tudo o que conhecemos hoje da cultura hindu tem como base a cultura védica. Além da vasta literatura e filosofia, há legados dessa civilização que são praticados no dia a dia dos povos hindus.

A saúde com certeza é uma área de destaque, já que o conhecimento Ayurvédico dita práticas e métodos de cura e modo de viver. Na arquitetura, o Vastu-Shastra, uma técnica milenar para construir e desenhar templos, nos permite admirar as grandes construções hindus modernas. O sistema de Yoga e meditações no geral e o Jyotishu, que fala sobre astrologia, são outros exemplos de conhecimentos que adotamos na modernidade que são originários dos povos védicos.

O legado que a cultura védica nos deixa é vasto e se faz presente nas danças, nos ritos e práticas não somente da cultura indiana, mas nas tradições culturais de diversas nações pelo mundo.Você que gosta desse tipo de conhecimento, não se esqueça de acompanhar a Casa da Índia no Instagram! Além de trazermos as novidades da nossa loja, sempre contamos curiosidades e ensinamentos sobre essa cultura que tanto nos encanta. Clique aqui e nos encontre por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário