Decoração indiana: como montar um quarto e 11 fotos para inspiração

5 minutos para ler

Nada mais reconfortante do que chegar em casa após um dia fora e aproveitar o aconchego do lar. Não é mesmo?! Melhor ainda é aproveitar o próprio quarto para relaxar e renovar as energias. Por isso, nada mais justo do que trazer um ar moderno e exótico para a composição dos cômodos. E que tal trazer elementos da cultura indiana para a decoração desse ambiente?

Se você gostou da ideia, continue a leitura, que a gente vai te mostrar dicas e 11 inspirações para transformar o seu quarto com elementos da decoração indiana.

Entendendo o estilo

A primeira vista, a decoração indiana pode parecer bem exótica, mas ela é resultado da combinação de elementos mais simples do que se imagina, com itens naturais. É um estilo acessível a todos que querem renovar os ambientes de casa.

O quarto que leva esse estilo tem características em sua decoração que causam a sensação de amplitude, ou seja, de que o espaço é maior do que verdadeiramente é. Esse sentimento de forma por causa do uso de móveis baixos, bem próximos ao chão.

Móveis em um quarto indiano

iO excesso não é uma característica dessa decoração! A famosa expressão “menos é mais” se encaixa perfeitamente aqui, quando o tema são os móveis da decoração indiana.

Eles tendem a serem feitos de madeira, para dar um ar rústico e natural ao ambiente. Para dar a sensação de espaço amplo, como comentamos acima, madeiras de tons mais claros são bastante usadas.

O bambu, por exemplo, é uma das madeiras mais usadas para esse estilo de decoração. Isso porque trata-se de uma matéria-prima resistente e de fácil acesso.

As camas de um quarto indiano costumam ser mais baixas. Os modelos mais usados são os sem braço e sem cabeceira. E não, não se trata de uma cama Box. Há um modelo de cama que se chama Turca, que é o que mais se assemelha ao estilo proposto. Elas se parecem com o modelo Box, mas são mais baixas e próximas do chão.

Cores para a decoração indiana

A decoração indiana é bastante colorida, mas como dissemos acima: sem exageros!

Na hora de pintar as paredes, busque por cores e tons que se associam à natureza dessa cultura. Tons quentes e vibrantes são destaques, como os tons de terra e os avermelhados.

Quer uma dica para escolher os melhores tons?

Pense nos temperos indianos! O que vem à sua mente?! Vermelho, amarelo, dourado…

Powered by Rock Convert

À propósito, vale super a pena investir em objetos de cor dourada. É uma cor que simboliza o ouro e valoriza muito a decoração, trazendo um ar charmoso e luxuoso ao ambiente.

Leve o planejamento das cores também para os outros espaços do quarto. Pense nas almofadas e as mantas sob as poltronas, sofás, mesas. Sempre se atentando no uso de tons naturais que se harmonizam entre si.

A iluminação mais adequada

A iluminação na decoração indiana também é super importante de se atentar! Neste estilo de decoração, aposte na iluminação indireta, ou seja, uma luz que não fica fixa em determinado ponto. Aposte em abajures nos cantos do cômodo e velas em vários pontos do ambiente.

A vela é bastante usada na decoração indiana. Elas trazem o ar místico da cultura para a sua casa. Use castiçais, se for o caso, e opte pelos os de tom prata ou bronze.

Elementos complementares na decoração

A característica que mais compõe um quarto indiano é a atenção nos detalhes, que causam uma experiência sensorial.

Incensos com seus diversos aromas terapêuticos, que acompanham o seu humor, são super bem-vindos para esse espaço.

As plantas e as flores também não devem ficar de fora! Elas trazem a sensação de frescor e paz ao cômodo. Na Índia são bastante usadas em altares e comemorações religiosas.

Deixe a criatividade fluir e você terá um quarto aconchegante que vai te proporcionar noites incríveis!

Se atente sempre às cores! É fácil se perder na composição quando o assunto é a decoração indiana. Lembre-se sempre de que “menos é mais”.

Encher muito um ambiente de cores e objetos podem trazer o efeito contrário do que você deseja.

Que tal se inspirar?

Agora que você já conhece um pouco mais dos elementos que compõem a decoração indiana, que tal se inspirar com algumas fotos para montar o seu quarto?

Como não se render a essa decoração, não é mesmo? Aproveita e vem conhecer os artigos de decoração exclusivos da Casa da Índia! É só clicar aqui!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Decoração indiana: como montar um quarto e 11 fotos para inspiração

Deixe um comentário