Decoração indiana: veja como incorporá-la em sua casa

6 minutos para ler

A decoração indiana é rica e diversificada, composta por uma multiplicidade de cores, texturas e elementos milenares, repletos de energia e espiritualidade. Quem opta por essa temática conta com mantas, tapetes e tecidos quentes para compor qualquer ambiente. Mesmo os mais discretos e clássicos podem usar as almofadas e imprimir alegria ao neutro.

O tema fica ainda mais rico quando acrescentamos as divindades e práticas da religião hindu, majoritária na Índia. Para acrescentar espiritualidade e estilo ao lar, elefantes, Budhas e a presença dos deuses Ganesha e Shiva podem compor um cantinho energético especial.

Quer aprender a combinar esses itens com harmonia e bom gosto? Este artigo, certamente, vai ajudar. Confira!

Faça composições com almofadas e colchas indianas

As estampas não são uma exclusividade das roupas de tecido indiano. As colchas indianas apresentam padronagens ricas e são ótimas soluções como mantas para sofá. Podem conter bordados, aplicação de franjas e padrões geométricos bastante estilosos. O mesmo acontece com as almofadas, que têm um toque oriental acolhedor e agradável.

Nossa dica é que você mescle diversos formatos de almofadas — cilíndricas, quadradas, redondas e retangulares — e distribua em seu sofá, chaise ou cadeiras de forma alternada. Equilibrar os diferentes motivos e padrões com mantas mais neutras ou de cores puras e vibrantes também ajuda no equilíbrio da ambientação.

Se você é apaixonado pelo branco e por decorações mais nudes, dá para ingressar na decoração indiana também, sabia? Existem mantas de crochê — cheias de texturas e padronagens — nas cores cruas ou com pequenos detalhes de cor que fazem muita diferença. Depois, é só investir em alguns adornos leves e o aconchego está pronto.

Monte um pequeno espaço indiano

A cultura indiana é repleta de elementos milenares, muitos deles ligados à espiritualidade. Ter uma mesa lateral, prateleira ou miniestante com esses componentes agrega cultura para sua casa e transmite a ideia de que você é antenado aos costumes indianos e aberto às outras crenças e culturas.

Como sugestão para esse espaço, acrescente flores naturais, elefantes decorativos entalhados em madeira, uma lâmpada elegante para queima de óleo ou seu porta-velas preferido. A presença de uma estátua agrega ainda mais valor para seu cantinho. Já citamos as mais conhecidas neste texto, mas você pode inovar e acrescentar Saraswati, Radha e Krishna ou ainda Surya — e a força do deus-sol — para sua casa.

Coloque incensários em diversos cantos da casa

O aroma do incenso tem a função de perfumar e equilibrar as energias da casa, ou ainda, trazer bem-estar e contribuir de forma positiva em questões físicas e mentais. Além dessa função mais que importante, os porta-incensos agregam valor decorativo ao espaço.

Eles podem ser feitos de bambu, madeira ou latão. Você pode distribuí-los em diferentes locais da casa, como sala, quarto e seu canto predileto para meditação. Como também servem de adorno e o incenso pode proporcionar boas-vindas para os visitantes da casa, seu incensário pode ficar perto da porta de entrada, ao lado de um elefante de prosperidade.

Alguns fogem, inclusive, do formato mais tradicional — de canoa — e têm o formato do símbolo OM, mantra espiritual muito utilizado na meditação. Mas é preciso saber como usar o incenso e escolher produtos de ótima qualidade, de preferência, fabricados e importados direto da Índia.

Invista em banquinhos bordados e madeira aparente

Alguns móveis indianos são um pouco mais baixos do que os ocidentais. É o caso dos sofás indianos, que também podem ter pés e braços de madeira aparente, com contornos arredondados e bem trabalhados. Criados-mudos e penteadeiras podem, ainda, ter aplicação de telas e puxadores trabalhados, fazendo uma linha mais vintage.

A mobília indiana combina com todos os estilos e podem ser combinadas para dar um toque especial na decoração já existente na casa. Logo, nem todos os móveis precisam ser propriamente indianos, porém ao combiná-los com outros itens, preste atenção à altura de cadeiras, poltronas e sofás, para manter uma visual elegante e alinhado no ambiente.

Até mesmo almofadas e futons podem servir como assentos nessa decoração. Se você tem um espaço de descanso no jardim ou uma pequena sala de leitura, experimente distribuir alguns tapetes indianos no chão e incrementá-los com uma mesa de centro, banquinhos com a temática e algumas mantas em crochê.

Tenha alguns elementos de decoração indiana na cor dourada

O dourado já faz parte das nossas vidas com acessórios, roupas, joias e também na decoração. Além de conferirem luxuosidade e elegância, ter alguns pontos estratégicos em dourado, distribuídos pela casa, oferece uma luminosidade extra. É importante apenas dosar a quantidade, para não pesar demais o espaço com o efeito metalizado.

Quando associado às cores vivas da decoração indiana, o tom passa a transmitir alegria, tornando tudo mais rico e descontraído. A cor central da decoração pode variar conforme a personalidade do dono da casa, o tipo de ambiente e o tamanho do cômodo, para sempre oferecer uma sensação de conforto e amplitude.

A combinação pode alternar entre tons de lilás e fúcsia, intercalados com azul tiffany. Existe a possibilidade de adotar combinações entre o verde e o cru, mais neutro. O ocre com laranja ou outras cores quentes também geram ótimo resultado: afinal, é muito fácil combinar cores no estilo indiano, elas não faltam!

Mas onde entra o dourado nessa história? Nos acabamentos de lustres, nos castiçais dispostos nos aparadores, molduras de quadros e espelhos ou mesmo no acabamento das almofadas. Se ainda estiver um pouco tímido para investir em tanto brilho, uma fruteira ou centro de mesa dourado e o uso das cores já dá um bom resultado.

Adotar o estilo da decoração indiana no lar demonstra a personalidade e a originalidade de seu dono, além de criar uma atmosfera espiritual e atrair boas energias para o ambiente, quando este for o efeito desejado. Esperamos que estas dicas sirvam para você utilizar esses elementos sem medo e levar um pouco da Índia para sua casa.

Que tal começar agora mesmo esse projeto? Acesse a Casa a Índia e confira nosso mix completo de produtos indianos para decoração, moda, beleza, acessórios para Yoga e muito mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário