Descubra como usar incenso e aproveitar seus benefícios

6 minutos para ler

Os aromas têm o poder de transformar a consciência e a energia dos lugares. Sua combinação e aplicação corretas permitem a estimulação dos sentidos e resgate de memórias afetivas. Os incensos e suas essências à base de ervas, raízes e óleos, trazem elevação espiritual para os ambientes, mas, desde que aprendamos como usar incenso corretamente.

O incenso representa o elemento ar. Algumas culturas, simbolicamente, consideram que sua fumaça pode transportar os sonhos e desejos até os altos céus e libertar a alma. Por isso, é importante mentalizar seus objetivos no momento em que é acendido e sua primeira queima é liberada.

Quer aprender mais sobre a prática de defumar incenso e como usufruir seus benefícios? Continue conosco e confira!

Conheça a utilização do incenso ao longo dos séculos

Seu uso é observado há milhares de anos, acompanhando cerimônias religiosas e rituais das principais civilizações antigas. Alguns registros históricos apontam sua presença no culto a deuses antigos das civilizações egípcias, gregas e romanas, passando também pela Suméria, Babilônia e pelos povos Maias e Astecas.

Era indicado para tratamento de pessoas enfermas, sendo essa umas das origens da aromaterapia. A fumaça servia para ligar o indivíduo ao outro mundo. Por isso, era bastante usado em funerais, rituais e cerimônias de caráter espiritual. 

Os budistas e hindus costumam acendê-lo durante as meditações, com intuito de acalmar a mente e facilitar o desligar do ego. Com uma tradição de mais de seis mil anos, a Índia é o maior produtor de incenso da atualidade e sua qualidade é mundialmente reconhecida. Entre os costumes do país, está a queima do incenso na elaboração dos ritos aos deuses e para atrair proteção espiritual.

Aprenda como usar incenso de maneira eficiente

Algumas pessoas utilizam o incenso apenas para perfumar a casa ou por se identificarem com um cheiro específico. Pode ser utilizado dessa forma, mas é possível utilizar o hábito para aprimorar questões materiais, físicas e espirituais. Conheça a seguir um pouco mais sobre essas vantagens e objetivos.

Tranquilizar a mente

Seu cheiro pode acalmar e trazer um efeito relaxante para quem o utiliza. É ideal para facilitar o processo de meditação e como complemento para a prática da ioga.

Equilibrar energias do ambiente

O uso correto das fragrâncias pode retirar energias mais densas e negativas do ambiente e canalizar paz. Pode ser utilizado em todos os locais da casa ou escritório.

Atrair bons pensamentos

Alguns terapeutas naturais recomendam o incenso para tratar questões psicológicas como medo, ansiedade, fobias e inseguranças. A estimulação de sentidos durante a queima ajuda a trazer mais inspiração, renovar as forças e estimula o pensamento positivo.

Despertar emoções

A estimulação dos sentidos é capaz de trazer sentimentos à tona e reacender lembranças, sejam elas boas ou ruins. Como acontece ao ouvir determinada música, o exalar de aromas promove novas sensações. Em função disso, muitos queimam o incenso para despertar a criatividade, amorosidade, gratidão, entre outros.

Desenvolver espiritualidade

Existem relatos bíblicos que apontam para o uso do incenso, inclusive quando os magos ofereceram mirra para presentear o nascimento de Jesus. O recurso é utilizado até os dias atuais em algumas sinagogas judaicas.

Independentemente da religião, é comum manter o incensário próximo a um pequeno altar ou canto de orações. Utilizá-lo durante as práticas espirituais ajuda a promover bem-estar, harmonia e sucesso.

Elevar o nível de consciência

A iluminação é um dom dado àqueles que transcenderam o ego durante sua existência terrena. Alguns acreditam que Buda, Jesus, Dalai Lama e outros mestres atingiram esse grau. Embora seja extremamente difícil alcançar esse grau durante uma vida, é possível, ainda assim, elevar gradualmente a consciência. 

O uso do incenso ajuda a elevar a frequência vibratória, facilita o estado meditativo e, como consequência, canaliza a transformação e cura do ser.

Tenha alguns cuidados durante o uso

O primeiro ponto a ressaltar diz respeito à qualidade dos incensos utilizados. Busque marcas tradicionais e que apliquem mais elementos orgânicos em sua composição. Um incenso de boa procedência exala um aroma que é reconhecido claramente no ar. É possível distinguir — sem qualquer dúvida — se o perfume no ambiente é de rosas ou de sândalo, por exemplo.

Os incensos feitos com massala — produto natural indiano — liberam uma fumaça limpa e que não oferece riscos à saúde. O ideal é utilizá-lo em um incensário, na posição vertical e deixá-lo queimar lentamente. É possível também circular por diversos locais e cômodos, mentalizando os objetivos que pretende alcançar.

Evite acender aromas para diferentes intenções ao mesmo tempo, pois, seus efeitos podem se anular ou não atingir seu potencial máximo. O descarte das cinzas deve almejar a mesma finalidade da queima do incenso, podendo ser liberado em água corrente, depositado no próprio ambiente ou pulverizado em um jardim para ficar em contato com a terra.

Descubra alguns aromas e seus benefícios

São dezenas de fragrâncias extraídas de ervas, flores, madeiras, raízes, óleos essenciais ou resinas, como a mirra. Confira algumas delas e seus usos mais comuns:

  • alfazema — promove paz e tranquilidade ao ambiente;
  • rosa-branca — acalma os ânimos e retira a agressividade;
  • cravo — abre caminhos e desbloqueia energias estagnadas;
  • lavanda — estimula o sono tranquilo e ajuda a equilibrar relacionamentos; 
  • mirra — incenso místico que favorece a conexão com a espiritualidade e desbloqueio da intuição. Potencializa os efeitos dos rituais;
  • sândalo — sua madeira exala um perfume incomparável quando cortada. Bom para elevação da consciência;
  • flor-de-lótus — proporciona bem-estar, acalma e favorece a espiritualidade;
  • flor-de-laranjeira — melhora a autoestima e atrair boas conquistas;
  • cânfora — elimina a negatividade e beneficia o sistema respiratório;
  • citronela — purifica, retira energias inferiores e revitaliza o ambiente;
  • canela — propicia a resolução de questões financeiras e atrai prosperidade;
  • nagchampa — composto pelo óleo da árvore sagrada champac, sândalo e outras essências de flores. Indicado para meditação, rituais e para quem deseja o perfume do incenso por mais tempo no ambiente.

Com este artigo, entendemos um pouco mais sobre o mundo dos aromas e de como usar incenso para atrair boas vibrações, elevar a frequência de pensamentos e trabalhar nossas emoções. Utilizando produtos naturais e de boa procedência, seus efeitos serão ainda melhores, e a saúde de todos que inalarem seu perfume estará garantida.

Temos uma linha completa de incensos esperando você. Escolha o seu aroma ou finalidade e descubra a força dessa prática!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-