Deuses indianos: conheça mais sobre eles e a história de cada um

6 minutos para ler

Você sabia que o hinduísmo é conhecido como a religião mais antiga do mundo? Uma religião muito diferente das religiões ocidentais, possui mais de 1,1 bilhão de fiéis e são mais de 33 deuses.

Os deuses e deusas hindus são chamados de Devi e Deva. As formas que eles possuem representam uma manifestação corporal de outros deuses imortais, como a trindade Hindu: Brahma, Vishnu, e Shiva. Outros são diferentes manifestações físicas de Shakti, a suprema divindade.

Apesar de existirem milhares de divindades, é importante apresentar por aqui os mais conhecidos pelo povo hindu. Continue a leitura para descobrir a forma e a história dos principais deuses indianos.

Quais são os deuses indianos mais populares?

Agni – divindade do fogo

Um dos mais importantes deuses indianos que surgiu na antiguidade. Sua descrição é de uma divindade que não se manifesta fisicamente, mas por meio de uma energia que é capaz de transformar internamente.

Brahma – deus da criação

O deus que criou o cosmos e todo o universo. É o primeiro da trindade Hindu e é conhecido também por ser o deus da criação e do intelecto. Ele possui 4 rostos, que simbolizam as escrituras sagradas do hinduísmo, e 4 mãos que carregam um rosário, um vaso de água, um livro e um lótus.

Durga – deusa da proteção

Também conhecida como Amba e Bravani, é uma das representações da mãe divina. Ela protege a todos aqueles que são justos e que tiverem bravura no coração. Ela tem oito braços, que carregam armas para proteger a humanidade.

Ganesha – senhor dos obstáculos

Um dos deuses indianos mais populares do mundo. Concede sabedoria e sorte, tirando os obstáculos do caminho. Ele é filho de Shiva e Parvati e possui uma cabeça de elefante, que se tornou uma característica marcante.

Hanuman – símbolo da força e devoção

O deus das causas impossíveis! Ele é adorado como um símbolo de força e esperança. Junto com Rama ele luta contra o mal. Dentre os deuses indianos, ele é o que lembra que todos possuem um poder ilimitado e que são capazes de enfrentar tempos difíceis.

Indra – deus da guerra

Um dos primeiros deuses indianos e o mais importante de todos! Ele é o deus responsável pela derrota do mal supremo. Em sua representação ele aparece montado em um elefante branco e possui quatro braços.

Kali – a furiosa mãe do tempo

Ela é uma das formas mais ferozes de Shakti, e é representada com um colar de cabeças, oito braços, oito pernas e possui a cabeça de Shiva nas mãos. Dentre os deuses indianos, é a que tem uma força natural para destruir tudo.

Kartikeya – deus da guerra

É o irmão de Ganesha e é filho de Shiva e Parvati. Sua missão era derrotar o demônio Tarak e somente ele poderia fazer isso. Ele foi o comandante das forças divinas na batalha contra o mal. É representado como um homem bonito, carregando armas e montado em um pavão.

Powered by Rock Convert

Krishna – deus da devoção

É uma das formas que Vishnu assume e uma das mais poderosas. Para os povos Hindus ele não é apenas um herói, mas é também amigo e mestre. Ele traz o equilíbrio, a alegria divina e o amor.

Lakshmi – deusa do dinheiro e da riqueza

Sempre lembrada por aqueles que estão com dificuldades financeiras e precisam de uma ajuda. Ela governa a riqueza e a prosperidade, tanto material quanto espiritual.

Parvati – a deusa do amor e da fertilidade

É uma das 3 grandes deusas Hindus. É esposa de Shiva e mãe de Ganesha e Kartikeya. Ela é conhecida por trazer beleza e sustento ao casamento. Para o Shaktismo, ela é a fonte do poder de Shiva, já que ela é representada com 2 braços quando está com o marido, e com 4 ou 8 braços quando está sozinha.

Rama – modelo de ação e virtude

Também é mais uma das formas de Vishnu, é considerado o deus da verdade e da virtude. Por causa da sua compaixão e coragem, ele é visto como a perfeita personificação da humanidade.

Saraswati – deusa da sabedoria

É considerada uma das 3 grandes deusas indianas. É a deusa do conhecimento, da arte, da música e da sabedoria. Ela é mulher de Brahma e mãe dos Vedas. Ela é adorada pelos seguidores que buscam por compreensão e conhecimento. Ela é representada como uma linda mulher, com 4 braços e repleta de jóias.

Shakti – a grande mãe

Assim como Brahma, ela é considerada um ser supremo. Ela é a força cósmica primordial e o aspecto energético dos deuses indianos. Na terra ela se manifesta na forma das deusas Saraswati, Parvati e Lakshmi, formando a trindade feminina do hinduísmo, chamada de Trivedi.

Shiva – deus da destruição

Enquanto Brahma é o deus da criação, e Vishnu é a preservação da vida, Shiva veio para ser a destruição da vida e completar a trindade Hindu. Ele é considerado tranquilo e protege seus seguidores dos males. Ele não traz o caos, mas a ordem. Seu papel é destruir o universo, para que Brahma possa criar, mantendo um ciclo de destruição, criação e proteção.

Surya – deus do sol

Seu reino era na esfera solar, até onde os raios do sol pudessem tocar. Domingo é o dia de devoção a Surya, por ser um dia solar. Os fiéis, nesse dia, comem apenas uma refeição e fazem pedidos em prol da saúde e proteção contra pesadelos.

Varuna – deus da imortalidade

Ele é o guardião da imortalidade! Dentre os deuses indianos, ele é representado como um homem de pele amarela, com uma armadura dourada e 4 braços. Geralmente, costuma vir montado em um animal com características terrestres e marinhas.

Vishnu – deus da preservação

Ele faz parte da trindade Hindu, junto a Brahma e Shiva. Seu papel é manter o equilíbrio entre o universo e o Dharma (comportamento justo). Tem 4 braços em sua representação, o que mostra a onipotência e onipresença desse deus. Ele é frequentemente visto sentado em cima de uma serpente, o que representa sua capacidade de permanecer em paz mesmo diante do medo.

Yama – deus da morte

Também faz parte dos deuses indianos antigos! Ele é o governante do submundo Hindu e aplica punições aos mortos, de acordo com o pecado deles em vida. Yama é representado muitas vezes como um homem azul, que segura uma maçã e um laço, montado em um búfalo.

Para você que gosta de aprender mais sobre a cultura indiana, te convido a seguir a Casa da Índia no Instagram, é só clicar aqui para acessar o nosso perfil.

Você também pode gostar

4 thoughts on “Deuses indianos: conheça mais sobre eles e a história de cada um

  1. Boa tarde. Tenho interesse em saber quais aromas indicados para altar, ou mesmo rituais dedicados para divindades indianas.
    Obrigada.
    Maria Oliveira

Deixe um comentário