Como diminuir a ansiedade? Confira algumas dicas práticas!

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A rotina corrida e os diferentes acontecimentos do nosso dia normalmente já são alguns dos principais impulsionadores da ansiedade. Seja porque não estamos dando conta de realizar todas as demandas ou porque sentimos uma enorme pressão, ela parece surgir em diferentes momentos do dia, não é mesmo?

Agora, porém, em que estamos vivendo um contexto delicado e precisando lidar com os reflexos da pandemia, a sensação de medo e de aperto no peito se intensificaram. Você também está passando por isso? 

Neste post, vamos listar algumas formas que vão ajudar a diminuir a ansiedade e a tornar o seu dia a dia mais tranquilo. Confira!

Por que controlar a ansiedade?

As incertezas em relação ao futuro aumentaram e o medo se tornou mais frequente. Por conta disso, mais do que nunca é importante investir em práticas e hábitos capazes de diminuir a ansiedade.

A ansiedade pode provocar diferentes impactos em você, por exemplo, nervosismo, tristeza, irritabilidade, falta de foco, insônia, falta de ar e muitos outros malefícios. Por isso, é importante controlá-la a fim de diminuir o impacto desses sofrimentos na mente e em seu organismo.

Como diminuir a ansiedade?

Veja algumas dicas simples e práticas que vão contribuir para diminuir a ansiedade.

Pratique a meditação

A prática da meditação é uma das formas mais eficazes de diminuir a ansiedade. Por meio dela, você consegue elevar a sua mente a uma condição de relaxamento e calma. Além disso, perceberá:

  • aumento do foco;
  • redução do estresse;
  • melhora da sensação de tranquilidade;
  • redução de dores crônicas;
  • diminuição da frequência cardíaca;
  • contribuição para dormir melhor.

Acenda um incenso, escolha um local silencioso e confortável e torne o ambiente propício para a prática. É muito importante que você separe um momento do seu dia e dedique à meditação, pois, ao estabelecer o hábito, maiores serão os outros benefícios obtidos. 

Faça exercícios de respiração

Por falar em meditação, um dos métodos adotados durante a prática é o foco na respiração. No entanto, realizar exercícios de respiração é uma tática que pode ser adotada diferentes vezes ao longo do dia, principalmente nos momentos em que você se sentir mais ansioso.

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O processo é bem simples:

  • feche os olhos;
  • inspire o ar pelo nariz por cerca de cinco segundos;
  • por três segundos, prenda a respiração;
  • em seguida, expire pela boca e deixe o ar sair de maneira lenta.

Quando estamos preocupados, não dedicamos total atenção a uma respiração de qualidade, podendo fazer isso de maneira mais rápida e superficial. Nesses momentos, tente parar por um momento e respirar de maneira lenta e calma, repetindo o processo por pelo menos cinco vezes.

Invista em rituais para o seu bem-estar

Estabelecer pequenos rituais e rotinas com foco no seu bem-estar são de grande importância. Por estarmos passando mais tempo dentro de casa, as tarefas da casa e do trabalho podem se confundir e você passa a trabalhar cada vez mais.

Crie uma rotina, estabeleça horários e procure ao máximo segui-los. Dentro desse cronograma, determine os momentos para se dedicar ao trabalho, mas, também, aqueles de pausa e com foco no seu bem-estar, como cuidar de você, ler um bom livro, fazer yoga ou qualquer atividade que você prefira.

Pratique atividades físicas com regularidade

Prevenção de doenças, melhora da saúde mental, reforço imunológico e aumento do condicionamento físico: esses e muitos outros benefícios para a saúde podem ser obtidos por meio da prática regular de atividades físicas. Por conta da liberação de endorfina durante as atividades e do aumento dos níveis de serotonina e noradrenalina, a ansiedade também passa a ser controlada.

São muitas as possibilidades como dança, yoga, corrida, exercícios funcionais etc. Encontre uma atividade que você tenha prazer em realizá-la e a faça com frequência. 

Liste os motivos de gratidão

Entender que você não está no controle dessa situação é fundamental para que você não aumente a ansiedade. Faça todas as medidas necessárias e que estão ao seu alcance e não se force.

Procure também sempre listar os motivos pelos quais é grato. Essa reflexão vai ajudar a ter foco em todas as coisas que acontecem em sua vida e que muitas vezes, por diferentes motivos, não percebemos. 

Agora, você já sabe como diminuir a ansiedade com dicas práticas, que podem ser executadas fácil e gradativamente em casa. Assim, os efeitos da pandemia em sua mente serão menores e os dias passarão com mais leveza.

Tem alguma outra dica que ajude a diminuir a ansiedade? Deixe o seu comentário e compartilhe-a com a gente!

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