Entenda as 6 estações do calendário hindu: primavera, verão, monções, outono, prevernal e inverno

Que a Índia é um país fascinante, a gente já sabe… são diversas cores, temperos, tradições que brilham aos olhos de qualquer visitante. E não é somente a cultura que nos encanta, mas também as peculiaridades da nação em si. Você sabia que oficialmente a Índia possui 6 estações no ano? Okay, isso é bem difícil de entender para nós daqui do Ocidente, mas continua aqui que te explicamos melhor isso.
Entendendo o calendário hindu
Primavera, verão, monções, outono, prevernal e inverno! As 6 estações do ano na Índia são um pouco diferentes de como conhecemos por causa do calendário Hindu.
O calendário Hindu divide os meses de acordo com as alterações na temperatura no país. Ele também possui 12 meses e cerca de 30 dias por mês, tudo depende das fases lunares. Cada mês também possui um nome:
- chaitra: um mês que para nós se inicia em 21/22 de março
- vaishākh: um mês que para nós se inicia em 21 de abril
- jyaishtha: um mês que para nós se inicia em 22 de maio
- āshādha: um mês que para nós se inicia em 22 de junho
- shrāvana: um mês que para nós se inicia em 23 de julho
- bbhādrapad: um mês que para nós se inicia em 23 de agosto
- āshwin: um mês que para nós se inicia em 23 de setembro
- kārtik: um mês que para nós se inicia em 23 de outubro
- agrahayana: um mês que para nós se inicia em 22 de novembro
- paush: um mês que para nós se inicia em 22 de dezembro
- māgh: um mês que para nós se inicia em 21 de janeiro
- phālgun: um mês que para nós se inicia em 20 de fevereiro
O ano novo, de acordo com o calendário Hindu, se inicia de forma diferente em cada região do país. No sul da Índia é no primeiro dia do mês chaitra (março), ao leste e ao centro é no primeiro dia de kārtik (outubro), e para a comunidade Tamul, se inicia no mês vaishākh (abril).
Um mês para os hindus é dividido em duas quinzenas. A primeira quinzena é conhecida por ser “escura”, marcando a fase da lua minguante até a lua nova, a segunda quinzena é a “clara”, o que marca o começo da lua crescente até ela ficar na fase cheia.
O dia em si começa com a aurora, ou seja, para os Hindus somente quando o sol nasce no horário local é que um novo dia se inicia.
As 6 estações do calendário hindu: primavera
Marcada pelo Holi Festival, que ocorre todo ano durante os meses de fevereiro e março, o início da primavera é a temporada em que a Índia mais recebe visitantes do mundo todo. O clima nesta estação é caracterizado como quente e seco, com um calor bem intenso, porém tolerável.
As 6 estações do calendário hindu: verão
Um clima extremamente quente marca o verão indiano! Por ser um país tropical, as temperaturas podem chegar facilmente a 40°. Essa estação ocorre entre os meses de abril e maio.
As 6 estações do calendário hindu: monções
Após o calor do verão ir embora e o clima ficar mais leve e refrescante, se inicia a temporada de monções, marcando a chegada na nova estação, que ocorre entre junho e agosto. Essa época é conhecida por uma forte ventania, chuvas constantes e trovões.
As 6 estações do calendário hindu: outono
Apesar das temperaturas ainda serem relativamente quentes, o clima nessa época é refrescante e um grande atrativo aos turistas. O outono indiano se inicia quase no fim das monções, e vai do final de agosto ao final de outubro.
As 6 estações do calendário hindu: prevernal
É assim que o povo indiano chama a temporada que antecede o inverno, que se estende do fim de outubro até o fim de dezembro. Uma época de temperaturas agradáveis em toda a Índia.
As 6 estações do calendário hindu: inverno
De dezembro a fevereiro a Índia tem a temporada de inverno. Assim como no outono, o clima atrai muitos turistas, apesar de não ser extremamente frio, com neve e toda aquela idealização de inverno que temos, em algumas cidades a temperatura pode chegar a 10°.
E aí, qual sua estação do ano favorita?! Vem para o nosso Instagram descobrir mais curiosidades sobre o país das cores. Clique aqui para chegar até o nosso perfil, ou busque por @CasaDaIndia por lá.