Entenda o que é necessário para equilibrar os doshas

4 minutos para ler

Equilíbrio é a chave para se ter tranquilidade e garantir o bem-estar. Quando algum aspecto da vida está desbalanceado, certamente, outros serão afetados de alguma forma. Na medicina Ayurvédica, isso é explicado pelos doshas.

Quer entender melhor o que são, como equilibrar os doshas e qual a importância de fazer isso? Ensinaremos a seguir.

O que são doshas?

Para a Ayurveda, os doshas são o que caracteriza o perfil biológico de uma pessoa. De acordo com a tradição, os doshas se dividem em três: Vata, Pitta e Kapha.

Cada indivíduo tem um elemento da natureza dominante e demais combinações. Isso quer dizer que todos contam com os diferentes tipos de dosha em seu próprio alinhamento, mas eles se apresentam em proporções diferentes.

São sete as principais classificações de doshas de acordo com a medicina ayurvédica:

  • Vata;
  • Pitta;
  • Kapha;
  • Pitta-vata;
  • Kapha-vata;
  • Pitta-kapha;
  • Vata-pitta-kapha.

A seguir, vamos explicar um pouco melhor sobre cada um deles.

Vata

O dosha Vata está atrelado aos elementos ar e água. Ele é o responsável por governar as ações do nosso sistema nervoso, orientar a comunicação entre os diferentes aspectos do corpo e os movimentos. Exerce bastante influência em relação aos demais doshas, o que torna o seu equilíbrio ainda mais relevante e necessário.

Quem tem o Vata como dosha principal, normalmente, é uma pessoa criativa, com andar rápido e bastante entusiasmo. Por outro lado, pode ser que tenha maior possibilidade a ser ansiosa, ter problemas de insônia, prisão de ventre e apetite irregular.

Powered by Rock Convert

Pitta

O elemento que rege o Pitta é o fogo. As pessoas que apresentam esse dosha como dominante costumam ser enérgicas e agitadas, podendo, até mesmo, ser pouco pacientes. Além disso, estão sempre em busca de novos desafios, situações intensas e de alto intelecto.

Geralmente, a pele oleosa é uma das características de quando esse dosha não está bem equilibrado. Outros pontos de alerta são acnes e erupções cutâneas avermelhadas, herpes labial, frustração e irritabilidade, olhos sensíveis à luz, refluxo ácido, desconforto após refeições etc.

Kapha

Resistência física, pele fria, personalidade tranquila e relaxada: essas são algumas das características que destacam quem tem o dosha Kapha como principal. Resultante da união entre a água e a terra, esse dosha influencia também na tendência para obesidade, sono mais pesado, habilidade dos movimentos e capacidade de lidar com mudanças.

Quando ele está desequilibrado pode exercer influência no peso, dificuldade de acordar, teimosia, instabilidade emocional e movimentos intestinais lentos.

Por que garantir o equilíbrio dos doshas?

Quando um dosha está desalinhado, faz com que os demais também sejam afetados. O equilíbrio dos doshas é importante, pois são eles que alinham e influenciam tanto questões físicas, como metabolismo e estrutura física, quanto o emocional de cada indivíduo. É ideal equilibrar os doshas para cuidar da mente e do corpo.

Como equilibrar os doshas?

É importante entender a fundo a influência de cada dosha em seu organismo e saúde mental, pois isso indicará de maneira mais acertada o que você deve fazer para mantê-los em harmonia. No entanto, existem algumas boas práticas que podem auxiliar nesse processo.

De acordo com a medicina ayurvédica, é preciso adaptar o estilo de vida e investir em uma dieta rica nos alimentos adequados para cada tipo de dosha. Além disso, massagens com óleos essenciais, meditação, prática de atividades físicas e tratamento com ervas também serão indicados.

Como você pode perceber, o reconhecimento do seu dosha principal e secundário exercerá bastante influência na forma como você cuida da sua mente e corpo.

Agora que você já sabe a importância de equilibrar os doshas e como isso impacta de diferentes formas em sua vida, comente com a gente o que você já faz para garantir a harmonia dos elementos da natureza em sua vida e como isso impacta em seu dia a dia.

Você também pode gostar

Deixe um comentário