Conheça e inspire-se no estilo indiano!

6 minutos para ler

O que te vem à cabeça quando falamos em estilo indiano? Cores vivas e fortes? Estampas com mosaicos e texturas variadas? Decoração vibrante e com bastante animal print? Se continuarmos a lista, ela seria extensa, não é mesmo?

Foi pensando nisso que preparamos este post! Nele, vamos falar sobre as influências que o estilo indiano sofre e como você pode se inspirar nele, seja para decorar a sua casa ou para adotar em seu vestuário no dia a dia! Boa leitura!

Qual a influência dos costumes e da religião na forma como o estilo indiano é composto?

A diversidade cultural indiana é uma de suas características mais marcantes. Ao longo de toda a extensão do país e de um estado para outro, observa-se particularidades na forma de se vestir, na alimentação, na música, na dança e no idioma. 

A religião, a composição das tribos e comunidades também exercem forte influência no dia a dia das pessoas. Isso faz com que outros aspectos também provoquem impactos nos costumes, como as estações do ano, o estado civil e as diferentes cerimônias religiosas.

No entanto, alguns pontos são considerados chave e são sempre lembrados quando se pensa no estilo indiano, como as cores fortes e vibrantes, a típica vestimenta, o uso de temperos e especiarias na alimentação, entre tantos outros.

Como se inspirar no estilo indiano?

Se você é um amante da cultura indiana e quer se inspirar nela, listamos algumas formas de você adotá-la em seu dia a dia.

Roupas e acessórios

O estilo indiano pode muito bem ser adaptado para a realidade brasileira. As peças mais tradicionais são o saree e o salwar, uma bata típica utilizada com calça bem larga. Mas é possível trazer para o seu modo de se vestir saias estampadas e coloridas, calças de viscose e pantalonas, pashminas, entre outras.

A moda indiana é muito semelhante ao que é conhecido como estilo boho, então basta trazer as principais influências e utilizá-lo em seu modo de vestir. E como os tecidos costumam ser confortáveis e frescos, não será um problema para nosso clima. 

Já para compor a produção, os acessórios serão essenciais. Eles são uma marca registrada do estilo indiano e trazem mais estilo e autenticidade ao look. Abuse de:

  • maxi colares;
  • pulseiras e braceletes;
  • brincos e anéis;
  • lenços e echarpes;
  • tornozeleiras.

Os acessórios ornamentam o vestuário indiano e podem fazer o mesmo no seu. Basta adotá-los com a escolha para deixar o seu visual harmônico e sem exageros.

Decoração

Cores fortes, formas geométricas, estampa de elefantes e ícones indianos. Essas são algumas das principais marcas do estilo indiano na decoração. Ao mesmo tempo que as escolhas podem trazer um ar exótico para a sua casa, é possível também tornar um espaço mais rústico e elegante.

Estes itens podem fazer toda a diferença no visual do seu lar:

  • móveis trabalhados e entalhados em madeira;
  • almofadas com texturas e cores variadas;
  • ornamentos e estátuas com ícones indianos de animais nativos;
  • lamparinas e castiçais;
  • mantas, colchas e toalhas.

Maquiagens

A maquiagem indiana também é marcante. Os olhos são bem delineados e, normalmente, estão combinando com os acessórios utilizados. Por conta disso, os tons utilizados na boca são mais claros e suaves. 

Powered by Rock Convert

Cosméticos

Sabonetes e shampoos naturais, sem componentes sintéticos, contam com diferentes benefícios para a saúde capilar e corporal. Já para quem gosta de tingir o cabelo e tem medo das consequências da tintura nos fios, a henna é a opção ideal, pois é um produto natural, capaz de trazer brilho e leveza ao cabelo.

Alimentação

Outro aspecto muito importante e que você deveria se inspirar é em relação à alimentação. Muitos indianos são vegetarianos, já que, para os hindus, a vaca é um animal sagrado. Isso influencia em uma alimentação mais saudável, livre de carnes e com alimentos cultivados organicamente.

Além disso, a medicina ayurveda, que tem como objetivo a busca pelo equilíbrio do organismo, a partir do uso de ervas e óleo essenciais, é uma tradição milenar. Para você ter ideia, por meio da medicina ayurveda acredita-se que se o seu organismo estiver em desequilíbrio energético, isso pode provocar doenças e outros males emocionais. 

Bem-estar

E não são só nos aspectos físicos que você pode adotar o estilo indiano. A preocupação com o bem-estar e a saúde mental também podem ser influências positivas em sua rotina. Acredita-se que um dos primeiros registros sobre meditação foi feito na Índia, bastante utilizada por algumas religiões orientais como o hinduísmo.  

Muitos são os benefícios que são percebidos com a adoção da prática no dia a dia, como:

  • aumento da concentração;
  • diminuição da ansiedade;
  • evolução e crescimento pessoal;
  • melhora do humor;
  • bem-estar psicológico;
  • maior qualidade de vida.

Cores

A chegada da primavera é celebrada com o festival Holi, a festa das cores. Durante a comemoração, as pessoas atiram água e pó colorido uns aos outros. Só isso já demonstra a importância das cores na cultura indiana.

Inclusive, as cores costumam ter significados específicos para eles. Veja as principais:

Vermelho

Para eles o vermelho aumenta a paixão e o desejo, além de potencializar a vitalidade, a força e a coragem. É também uma cor que está atrelada à espiritualidade.

Azul

Para quem deseja alcançar a paz e a tranquilidade, os tons de azul são os mais indicados. Essa cor auxilia no contato com a verdade, a fé e a serenidade.

Verde

Para os Hindus, verde é uma cor que retrata a natureza, capaz de promover a harmonia e o equilíbrio. 

Violeta

Com características terapêuticas, o violeta é outra cor que ajuda a alcançar a tranquilidade e a afastar a depressão. É muito utilizada para colorir mandalas e na prática da meditação.

Amarelo

Está em um dia em que a autoestima está baixa? Escolha algo para vestir que seja amarelo, pois acredita-se que ele seja capaz de inspirar a criatividade e estimular a curiosidade. Além disso, é uma cor que está relacionada com a inteligência e o conhecimento.

Conseguiu aprender mais sobre o estilo indiano e quer entender melhor como é a influência das cores na moda? Temos um post específico sobre o assunto! 

Você também pode gostar

2 thoughts on “Conheça e inspire-se no estilo indiano!

Deixe um comentário