Veja 5 filmes indianos essenciais para você assistir

4 minutos para ler

Você sabia que o cinema na Índia é um dos principais do mundo em comercialização de ingressos e películas? O Bollywood, como é denominada a indústria cinematográfica do país, produz diversos tipos de filmes indianos de língua hindi, misturando ação, comédia, melodrama e danças ao gênero.

Por mais incrível que possa parecer, o cinema na Índia atualmente supera o clássico Hollywood, tanto em quantidade de filmes produzidos quanto em tamanho de público alcançado. Muitas obras procuram, assim, representar os costumes e a cultura do país, o que faz com que o cinema seja uma arte bastante valorizada entre a população.

Continue a leitura e veja, a seguir, 5 filmes indianos essenciais que você precisa assistir. Confira!

Descubra o que é e qual a origem do Bollywood

A indústria do Bollywood se tornou uma referência no mercado cinematográfico, sendo um dos mais expressivos no que se refere à venda de ingressos e ao volume de filmes produzidos. O nome Bollywood é uma mistura de Bombaim (antigo nome de Mumbai) com Hollywood, que se refere ao cinema norte-americano. Atualmente, frequentar de maneira regular as salas de cinema tornou-se um hábito para muitas pessoas e famílias indianas.

No início dos anos 1940 até o final de 1950, o cinema na Índia viveu seus momentos mais marcantes. Muitas produções e cenas apresentavam personagens da dança e da música utilizando, sobretudo, recursos de playback, que mais tarde se tornaria uma prática tradicional no país. 

Já na década de 1980, o cinema de entretenimento conquistou um significado ainda maior, representando uma tendência para o realismo, com enredos mais voltados para problemas reais da classe média indiana. Com isso, uma nova onda de ídolos surgiu, e muitos cineastas iniciaram uma transformação que caracterizaria os gêneros e os estilos das narrativas dos filmes. 

Conheça 5 opções de filmes indianos para assistir

A seguir, veja 5 filmes indianos essenciais para você conhecer mais sobre o enredo, temática, roteiro e direção de arte das obras cinematográficas do país.

Powered by Rock Convert

1. Mom

Mom é um filme do gênero drama que retrata a jornada de uma mãe enquanto luta para proteger sua filha e o restante da família. As interpretações e o roteiro são impecáveis, saindo do tradicional americano a que estamos tão acostumados. A trama de Mom, portanto, é surpreendente e apresenta um desfecho que deixa os espectadores de queixo caído. 

2. Lagaan: era uma vez na Índia

Esse drama musical tem como foco contar a luta entre os oprimidos e os opressores, sendo uma história de força, coragem e determinação. Lagaan capta a essência da seca na Índia, mostrando a importância da chuva e dos aspectos culturais e religiosos no país, o que transforma a obra em um verdadeiro filme étnico que retrata muito da pobreza, do sofrimento e da opressão sofrida pela população.

3. Artigo 15

O drama policial Artigo 15 conta a dura realidade da discriminação das castas que vem à tona quando um policial começa a investigar um crime ocorrido em uma vila na Índia. Assim, com base no Artigo 15 da Constituição, o personagem principal, Ranjan, vai atrás dos criminosos. Entretanto, as autoridades agem para impedi-lo. O filme é baseado em uma história real que aconteceu em 2014. 

4. Talvar

Talvar conta uma ocorrência de assassinato duplo de 2008, que se tornou um escândalo em toda a Índia. No enredo, uma adolescente e seu criado são encontrados mortos, e a polícia local, que era despreparada, culpou o pai da jovem pelo crime. Anos mais tarde, o novo chefe de polícia decide desarquivar o caso e investigá-lo novamente.

5. Umrika

Umrika traz ao universo cinematográfico outra face da Índia, ilustrando as castas intermediárias, de transição e o cotidiano dos demais trabalhadores. O filme retrata, sobretudo, o cenário político internacional, que eventualmente relaciona-se com os acontecimentos cotidianos do vilarejo apresentado nas cenas.

Assistindo aos filmes indianos citados, certamente você se aprofundará ainda mais nas particulares da cultura do país. Inclusive, as películas são formas interessantes de conhecer mais de perto as características e a forma de vida dos indianos, sem que seja necessário visitar a Índia.

Gostou do conteúdo? Você conhece os costumes indianos? Então, aproveite a visita e veja 8 deles aqui!

Você também pode gostar

Deixe um comentário