Henna no cabelo branco: tudo o que você precisa saber antes de usar

5 minutos para ler

Pintar o cabelo é uma forma de se expressar, de marcar o estilo, mas também é um escape para quem não quer deixar os fios esbranquiçados à mostra. O problema é que a maior parte das tinturas danificam a fibra capilar, por causa da quantidade de química presente na composição delas. Várias alternativas mais naturais têm surgido, como o uso da Henna! Interessou pelo assunto? Então continue esta leitura porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre Henna no cabelo branco.

O que é a Henna? É natural mesmo?

A origem da Henna é a partir das folhas da Lawsonia Inermis Linné, uma planta com propriedades corantes com cultivo bastante comum no norte da África e no sul da Ásia.

O uso dela é diverso!

Há milênios compõe perfumes e óleos essenciais, por exemplo. E devido a ação pigmentante da planta, ela é também é explorada como tinta para tatuagens temporárias e como tinta natural para os cabelos.

Nos fios, ela fortalece e promove o brilho das madeixas. Isso sem mencionar o fato de que os cabelos tingidos com Henna não desbotam, mais uma vantagem em relação as tintas comuns.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o uso da Henna no cabelo e como aplicar, recomendamos um outro conteúdo aqui em nosso blog: Como usar Henna no cabelo: receitas, dicas e produtos.

O tom natural da Henna é acobreado, por isso é bem popular entre pessoas que desejam ter os fios ruivos, ou já os tem naturalmente, mas desejam potencializar o tom.

Porém, a Henna também pode ser encontrada no tom escuro, bem próximo ao preto. No caso é a mistura da Henna natural com outros corantes naturais, como o Índigo. É uma excelente escolha para quem possui os fios escuros e deseja apenas cobrir os fios brancos, e ainda aproveitar as propriedades fortalecedoras da planta.

Como usar a Henna no cabelo branco?

É importante ressaltar, que diferente das tintas comuns, a Henna não clareia os fios, ela apenas preenche o cabelo com cor. Se o seu cabelo for escuro e você deseja aproveitar o tom ruivo da Henna, clique aqui que te mostramos como isso é possível. Agora, se você deseja apenas cobrir os fios brancos é só continuar a leitura que te contamos 3 opções!

Powered by Rock Convert

Tom ruivo

Se os seus fios são ruivos com fios brancos, ou são totalmente brancos, mas você deseja pigmentá-los de ruivo, a Henna natural, sem outros componentes é o ideal para o uso.

Misture o pó do produto em água morna e mexa até atingir um ponto cremoso e homogêneo. Em seguida, deixe essa mistura descansar, para potencializar o tom acobreado, recomendamos deixar descansar ao menos um dia antes da aplicação. Em seguida, basta aplicar nos fios e deixar por 1 ou 2 horas.

Se os seus fios estiverem escuros e apenas com alguns fios brancos, a Henna pura pode ficar com uma tonalidade mais intensa nos fios claros e não ter destaque na parte escura, portanto, se seu objetivo for apenas cobrir os fiozinhos brancos, não recomendamos usá-la. Para isso indicamos outra mistura!

Tom escuro

Quem possui os cabelos escuros naturalmente sabe bem que os fios brancos se destacam entre o cabelo e pode ser um incômodo. Nesse caso, para quem não deseja mudar radicalmente o tom do cabelo e apenas camuflar os fios brancos e de bônus trazer brilho aos fios, recomendamos a Henna misturada ao Índigo.

O Índigo é uma espécie de planta da família Fabaceae, e é responsável junto a Henna, promove o pigmento escuro da mistura.

Porém, a Henna com Índigo não vai tapar os fios brancos de imediato, você precisa usar a Henna natural (sem Índigo) antes de aplicar a mistura para escurecer. Isso acontece porque somente a Henna pura tem o poder de ser permanente, e será ela que ajudará a fixar o Índigo nos fios e servir de base de pigmentação.

Então você deve fazer duas preparações e aplicações de Henna! A primeira será o produto puro e a segunda com o Índigo. Para preparar e aplicar, você pode seguir os mesmos passos que mostramos anteriormente.

Apesar de parecer um pouco trabalhoso, tente lembrar dos benefícios que o produto promove nos fios: o brilho, o fortalecimento, isso sem contar que não irá danificar o cabelo, já que é um produto natural.

Realce dos brancos

Agora, se você não deseja de forma alguma tingir os fios, mas quer fortalecer o cabelo e até mesmo dar uma encorpada nos fios brancos, recomendamos a Henna Cassia Obovata. Ela não pigmenta o cabelo, e é conhecida como “Henna neutra”, pois ela traz todos os benefícios da Henna para os fios e ao couro cabeludo, sem liberar pigmentos.

A Henna neutra tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, dá força e sela os fios capilares, hidratando e promovendo o brilho. É super recomendada para quem tem os fios loiros e/ou brancos e querem apenas dar uma realçada nos cabelos.

Está considerando aproveitar as propriedades da Henna no cabelo branco? Então te convidamos a conhecer as Hennas que temos disponíveis aqui na Casa da Índia.  É só clicar aqui para conhecer!

Você também pode gostar

18 thoughts on “Henna no cabelo branco: tudo o que você precisa saber antes de usar

    1. Não precisa lavar os cabelos pra aplicar.
      Henna natural tinge de vermelho à cobre dependendo do tempo de aplicação, cor base dos cabelos e receita de henna. Não temos henna castanho dourado.

  1. gostaria de saber: tenho usado tinturas e relaxamentos em meu cabelo… posso usar Henna? E DEPOIS de usar Henna, Posso voltar a tingir meus cabelos com outros produtos quimicos ou fazer relaxamento???

    1. Bom dia! Pode sim, henna é compatível com químicas, porem pedimos sempre que faça a prova de toque e o teste de mecha para garantir.

  2. Ola é verdade que nao pode usar qualquer coisa de metal e nao pode usar secador e nao pode passar prancha? Qusntos dias tem que esperar a oxidaçao?

    1. Bom dia! Sim, é recomendado não utilizar colher de metal pra misturar e não usar prancha. O metal não deve entrar em contato com a henna pois pode manchar.
      Espere uma semana para oxidar.

  3. Bom dia, usei a henna em meus cabelos , eles estavam com a raiz branca, luzes de expressão já um ano feito e por baixo castanho escuro. Fiz na 1a etapa – 2/3 de henna e 1/3 de indigo, segui a preparação como indicado, o resultado ficou alaranjado na raiz e onde tinha luzes. Refiz a 2a etapa colocando 1/2 de henna e 1/2 de indigo – chegou no chocolate acobreado. Agora quero manter esta cor, é só retocar a raiz seguindo a quantidade da 2a etapa ou sempre pintar todo o cabelo. E qual shampoo e condicionador + indicado?

    1. Sim, repetir a segunda etapa, a henna funciona por deposito, então quanto mais vezes se aplica o tom vai ficando fechado.
      Indicamos os shampoos e condicionadores da Khadi Natural que estão disponíveis em nossa loja virtual(www.casadaindia.com.br)

  4. Tenho cabelos ruivos ,e o meu cabelo está ficando branco,preciso pintar direto,eu posso usar o henna marron ? Quantas caixas ? E onde eu posso encontrar pra comprar? Quanto custa?

    1. Boa tarde! Pode sim, henna é compatível com químicas porem pedimos sempre que faça a prova de toque e o teste de mecha antes de aplicar.
      Qualquer uma das três hennas vai ser otima para você.

  5. Boa noite.usei o hene não gostei pq não cobrou os calos brancos tenho 5por cento de brancos mas me incomodam pq tenho cabelos pretos gosto de tingi-los de bem preto.E gostaria de saber se posso usar o hena pra cobrir os brancos e mantê-los pretos.

Deixe um comentário