Henna para o cabelo: conheça os benefícios desse tipo de tintura

4 minutos para ler

Certamente, você já ouviu falar na henna para o cabelo. Esse produto veio direto da Índia para realçar um dos aspectos que mais despertam a vaidade das mulheres: a beleza e saúde dos cabelos.

A henna é fácil de usar e promete desde reflexos e nuances até uma transformação radical, com cores mais profundas. Quer conhecê-la melhor, saber como aplicá-la e os benefícios que traz em comparação à tintura tradicional? Continue a leitura!

O que é henna para o cabelo?

A henna, na verdade, é uma planta, a Lawsonia inermis, com folhas das quais são obtidas o pigmento que leva o mesmo nome. Por ser um produto de origem vegetal, ela trata e melhora a saúde dos fios, enquanto a tinta comum danifica os cabelos.

É comercializada em sua versão natural. Seus resultados podem variar entre vermelho e cobre, dependendo da cor natural do cabelo.

Como aplicar o produto?

O uso da henna pode ser dividido em três etapas: preparação, aplicação e enxágue. Entenda como o uso deve ser feito.

Preparação

A substância é comercializada em pó e deve ser dissolvida em água morna, permanecendo de molho de um dia para outro. É importante tomar cuidado com a temperatura da água, pois, se estiver quente demais, pode afetar as propriedades da henna; e fria impede que o pó seja totalmente dissolvido.

Também é recomendado o uso de um pote de plástico ou vidro para a mistura, sem nenhum componente metálico que possa afetar a substância.

Aplicação

Para a aplicação, o cabelo pode estar molhado ou seco, mas deve estar limpo para um resultado uniforme. A mistura deve ter a consistência como a de um iogurte e pode ser distribuída em todo o comprimento do cabelo, com a ajuda de um pincel.

É importante que a henna permaneça úmida para liberar as propriedades responsáveis pelo tingimento. Por isso, após a aplicação, devem-se cobrir os cabelos com uma touca de banho (nunca a térmica!) ou filme plástico, a fim de evitar que a substância seque.

O intervalo necessário para que a substância traga resultados varia de acordo com o efeito desejado, mas fica entre 1 e 3 horas. Quanto mais tempo a henna permanecer em contato com o cabelo, mais forte é a cor.

Lembre-se de sempre fazer um teste para checar se você tem alergia a algum dos componentes da henna!

Enxágue

Após a aplicação, é importante enxaguar bem os fios, até retirar qualquer resquício da henna.

Quais são os benefícios do uso da henna?

A henna oferece diversas vantagens em comparação à tintura química que encontramos normalmente nos salões de beleza. Conheça os principais.

Menos substâncias químicas

As tintas convencionais apresentam substâncias como peróxido e amoníaco, que danificam a estrutura do fio, provocando ressecamento, pontas duplas e, até mesmo, irritação no couro cabeludo e quedas. A henna, por ser natural, não provoca esses problemas.

Fortalece os fios

A molécula presente na henna faz uma ligação com a queratina, fortalecendo os fios e preenchendo os pontos ásperos e desgastados da cutícula.

Aparência mais suave e hidratada

Por cobrir as falhas presentes nas cutículas do cabelo, a henna dá aos fios um aspecto de maior hidratação, aumentando a suavidade.

A henna para o cabelo é uma excelente opção para quem quer tingir os fios com produtos naturais e que mantenham os cabelos bonitos e sedosos.

E você, quer experimentar a henna? Venha conhecer o site Casa da Índia e confira as opções que oferecemos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-