O guia completo da henna para cabelo

10 minutos para ler

Certamente, você já ouviu falar na henna para cabelo. Esse produto veio direto da Índia para realçar um dos aspectos que mais despertam a vaidade das mulheres: a beleza e saúde dos cabelos.

A henna é fácil de usar e promete desde reflexos e nuances até uma transformação radical, com cores mais profundas. Quer conhecê-la melhor, saber como aplicá-la, entender as misturas mais populares e os benefícios que traz em comparação à tintura tradicional? Se a sua resposta for sim, continue essa leitura que vamos trazer essas informações e muito mais.

O que é a henna?

A henna, na verdade, é uma planta, a Lawsonia inermis, com folhas das quais são obtidas o pigmento que leva o mesmo nome. Por ser um produto de origem vegetal, ela trata e melhora a saúde dos fios, enquanto a tinta comum danifica os cabelos.

Ela é comercializada na versão natural, e os resultados podem variar entre vermelho e cobre, dependendo da cor natural do cabelo, ou da base em que ele estiver.

Tipos de henna para cabelo

A cor natural da henna é uma variação de tons ruivos, porém, é possível encontrar misturas no mercado de henna, com outros compostos naturais, para obter diferentes tons, ou até mesmo para tratamentos capilares, sem alterações da cor.

Quem tem cabelos escuros, por exemplo, e tem vontade de usar a henna por ser natural, pode optar pela henna com Índigo. O pó das folhas de Índigo ajudam a hidratar o cabelo e trazer mais brilho. A henna para cabelo com Índigo da Casa da Índia tem uma composição de 92% de Índigo e 8% de henna pura indiana. O resultado final são fios hidratados e com uma coloração escura.

Cabelos com tons claros podem aproveitar os benefícios da henna com Cassia Obovata. Trata-se de uma leguminosa, que na Índia é popularmente conhecida como “henna neutra”, porque ela promove benefícios para o couro cabeludo, tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, dá força e sela os fios capilares, além de hidratar e promover o brilho nos fios. As moléculas dessa henna possuem uma leve cor dourada, então ajuda a realçar o tom de cabelos loiros, ao mesmo tempo em que trata os fios.

Para quem busca os cabelos com o tom ruivo natural da henna e ainda assim quer potencializar o tratamento no cabelo, pode investir na henna composta. Ela é uma formulação que tem como base a henna pura de excelente qualidade que a Casa da Índia fornece há vários anos, com um mix de duas ervas que são utilizadas milenarmente na Índia para tratar os cabelos: a Amla e o Shikakai.

A Amla é uma fruta muito importante para a medicina Ayurvédica. A elevada quantidade de antioxidantes e vitamina C que ela possui promove muitos benefícios para a saúde, além de estimular o crescimento do cabelo. O Shikakai é um condicionador natural muito conhecido e utilizado em toda a Índia, que fortalece a raiz dos cabelos e promove o crescimento

.

Como aplicar a henna no cabelo?

O uso da henna pode ser dividido em três etapas: preparação, aplicação e enxágue. Explicamos cada uma delas logo a seguir.

Preparação

A henna em pó deve ser dissolvida em água morna, permanecendo de molho de um dia para o outro. É importante tomar cuidado com a temperatura da água, pois, se estiver quente demais, pode afetar as propriedades do produto, e fria impede que o pó seja totalmente dissolvido.

Para o preparo, a gente recomenda o uso de um pote de plástico ou de vidro para a mistura, sem nenhum componente metálico que possa afetar a substância.

Aplicação

Para a aplicação, o cabelo pode estar molhado ou seco, mas deve estar limpo para um resultado uniforme. A mistura da henna deve ter a consistência como a de um iogurte e pode ser distribuída em todo o comprimento do cabelo, com a ajuda de um pincel.

É importante que a henna permaneça úmida para liberar as propriedades responsáveis pelo tingimento. Por isso, após a aplicação, você deve cobrir os cabelos com uma touca de banho (nunca a térmica) ou um filme plástico, para que ela não seque.

O intervalo necessário para que a substância traga resultados varia de acordo com o efeito desejado, mas fica entre 1 e 4 horas. Quanto mais tempo a henna permanecer em contato com o cabelo, mais forte será a cor final.

Lembre-se de sempre fazer um teste para checar se você tem alergia a algum dos componentes da henna!

Enxágue

Após a aplicação, é importante enxaguar bem os fios, com bastante água, até retirar qualquer resquício da henna do cabelo. Não é necessário usar shampoo, já que os fios estavam limpos antes da aplicação, você pode ir diretamente para o condicionador, após remover todo o componente.

Conheça as misturinhas de henna para cabelo

É bem comum encontrar pela internet diversas indicações de misturas para usar com o pó da henna, para obter uma variação na tonalidade final.

Destacamos que as famosas misturinhas não são obrigatórias para que a henna libere o pigmento. A henna para cabelo pura já é o suficiente para você alcançar o tratamento e o tingimento natural dos seus fios.

Essas misturinhas são somente usadas para quem deseja obter tons finais específicos, principalmente da variação de ruivos. Claro que, cada cabelo é único, e a variação pode ocorrer também de uma pessoa para outra por causa da textura do cabelo, a cor da base, o clima da região onde você está e vários outros fatores.

Açafrão

Sabe aquele laranjinha bem raposinha? O açafrão misturado a henna pode te ajudar a alcançar esse resultado. É só acrescentar enquanto prepara a mistura.

Vinagre de maçã

Ele vai trazer um pouco mais de acidez à mistura para deixar a cor mais “acesa”. Apenas cuidado para não usar vinagre demais, pois ele pode ressecar muito os fios.

Canela

Quem deseja tons mais avermelhados com a henna, e um ruivo mais “fechado”, a canela é o ideal para acrescentar na sua mistura.

 

Quais são os benefícios do uso da henna?

A henna oferece diversas vantagens em comparação à tintura química que encontramos normalmente nos salões de beleza. As principais delas são:

Menos substâncias químicas

As tintas convencionais apresentam substâncias como peróxido e amoníaco, que danificam a estrutura do fio, provocando ressecamento, pontas duplas e, até mesmo, irritação no couro cabeludo e quedas. A henna, por ser natural, não provoca esses problemas.

Fortalece os fios

A molécula presente na henna faz uma ligação com a queratina, fortalecendo os fios e preenchendo os pontos ásperos e desgastados da cutícula.

Aparência mais suave e hidratada

Por cobrir as falhas presentes nas cutículas do cabelo, a henna dá aos fios um aspecto de maior hidratação, aumentando a suavidade.

A henna para cabelo é uma excelente opção para quem quer tingir os fios com produtos naturais e que mantenham os cabelos bonitos e sedosos.

Henna para cabelo branco

Quem possui fios brancos também pode aproveitar dos benefícios da henna!

Se a intenção for camuflar os fios brancos entre os cabelos escuros, a henna misturada ao Índigo é uma excelente opção. Porém, essa henna não vai tapar os fios brancos de imediato, é preciso usar a henna natural (sem o Índigo) antes de aplicar a mistura para escurecer. Isso acontece porque somente a henna pura tem o poder de ser permanente, e será ela que ajudará a fixar o Índigo nos fios e servir de base de pigmentação.

Nesse caso, você deve fazer duas preparações e aplicações de henna: a primeira será o produto puro e a segunda com o Índigo. Apesar de parecer um pouco trabalhoso, tente lembrar dos benefícios que o produto promove nos fios: o brilho, o fortalecimento, isso sem contar que não irá danificar o cabelo, já que é um produto natural.

Agora, se você não deseja de forma alguma tingir os fios, mas quer fortalecer o cabelo e até mesmo dar uma encorpada nos fios brancos, recomendamos a henna Cassia Obovata. Ela não pigmenta os fios, e é conhecida como “henna neutra”, pois ela traz todos os benefícios da henna para o cabelo e ao couro cabeludo, sem liberar pigmentos.

A henna neutra tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, dá força e sela os fios capilares, hidratando e promovendo o brilho. É super recomendada para quem tem os fios loiros e/ou brancos e querem apenas dar uma realçada.

 

O mito do chumbo na henna

Com toda a certeza você já deve ter ouvido de diversos cabeleireiros para jamais usar henna no cabelo, porque ela possui chumbo na composição. Sim, de certa forma esse profissional está certo, mas ele está se referindo aos produtos antigos de mercado.

A henna natural ainda é pouco conhecida pelos profissionais de beleza. Os produtos mais populares são aqueles mais antigos, com compostos químicos. De fato há produtos que se autodenominam como “henna”, mas tratam-se de tinturas com alto teor de chumbo e outros compostos prejudiciais à saúde.

A henna Casa da Índia é extraída da planta Lawsonia Inermis Linné, e o pó dessa planta é o que chamamos de Henna. Além de ter propriedades corantes, usadas para tingir os cabelos, ela fortalece e dá brilho aos fios. Essa é a única composição da nossa henna, que é 100% natural, livre de corantes artificiais e conservantes ou aromatizantes artificiais. Ah, e também é livre de amônia e metais pesados, como o chumbo.

Pode usar secador e chapinha após aplicar henna?

Você pode usar o secador para secar os fios, apenas tenha cuidado com a temperatura, opte pela mais morna possível. O calor excessivo pode manchar e escurecer o cabelo tingido com henna natural. Por isso, evite secador muito quente e chapinha pelo menos na primeira semana. Isso porque o produto ainda irá oxidar, ou seja, o pigmento ainda estará se fixando à queratina dos fios nesse período, e isso faz com que a cor se “acalme” no cabelo.

Tabela de referência de cores

Independente se a base do cabelo a ser tingido for natural, ou descolorida (ou tingida de loira), os benefícios da henna ainda permanecem, porém o resultado final da cor pode variar. Usando a henna pura (sem intervenções de misturinhas) você pode esperar resultados como o que apresentamos na tabela abaixo:

Depois desse guia completão, o que acha de experimentar a henna no seu cabelo? Vem conhecer o site Casa da Índia e confira os produtos que temos disponíveis!

Você também pode gostar

Um comentário em “O guia completo da henna para cabelo

Deixe um comentário