Conheça 7 vantagens do higienizador nasal

6 minutos para ler

Você já ouviu falar do higienizador nasal? Esse objeto, também conhecido como lota ou neti pot, tem o formato semelhante ao de um jarro e é muito comum na Índia e no sul da Ásia. Ele ajuda a combater diversas doenças e alergias e pode ser usado em pessoas de qualquer idade.

O higienizador vem da medicina Ayurveda e compõe uma rotina de cuidados com o corpo, diminuindo a necessidade de fármacos e a incidência de alergias e doenças como sinusite e amidalite. Inclusive, é mais eficiente do que as seringas e os sprays.

Quer saber mais sobre o neti pot e seus benefícios? Continue a leitura!

Como usar o higienizador nasal?

O uso do higienizador pode parecer um pouco difícil nas primeiras vezes, mas o manuseio fica bem fácil com o tempo, principalmente se a limpeza do nariz se tornar um hábito.

Para isso, faça uma mistura de 150 ml de água filtrada morna com meia colher de chá de sal. Misture bem.

Com a solução dentro do higienizador, incline a cabeça lateralmente e encaixe o objeto em uma das narinas. É preciso virá-lo para que a solução entre na narina e abrir a boca para respirar.

Nesse movimento, a água deve entrar por uma narina e sair pela outra, enquanto você respira pela boca devagar. Assoe o nariz e repita o procedimento do outro lado. Tome cuidado para não inspirar o líquido nem deixar que ele desça pela garganta.

Após o uso, limpe o higienizador com água filtrada ou fervida e deixe secar ao ar, sem a ajuda de panos ou toalhas.

Por que ele é mais eficiente que outros aparelhos de aplicação?

O mercado está repleto de dispositivos para limpeza e desobstrução das vias nasais, como conta-gotas e seringas. Mas essas alternativas apresentam um risco de contaminação muito maior, sem contar a necessidade da ajuda de terceiros para a aplicação.

Quando falamos de sprays e bombas, além dessa contaminação, há um custo maior e imprecisão da medida, causando desperdício de produto.

Já o uso de uma solução líquida fluidifica as secreções, o que torna a limpeza mais efetiva. A solução de água com sal, ou o soro fisiológico, é mais indicada do que a água pura porque contém sódio e potássio. Essas substâncias fazem aumentar o batimento mucociliar, processo responsável pela eliminação de elementos irritantes provenientes do ar.

Quais são os benefícios do uso do higienizador nasal?

Além de ajudar com a limpeza corporal, o higienizador auxilia na prevenção de diversos problemas de saúde. Destacamos aqui seus principais benefícios.

1. Alivia sintomas de rinite e sinusite

Quem sofre de rinite e/ou sinusite sabe como os sintomas desses problemas são incômodos e, geralmente, usa remédios para aliviá-los. O limpador nasal traz benefícios de maneira natural, já que uma das funções do nosso nariz é filtrar partículas que nós podemos absorver no ato da respiração.

Algumas doenças respiratórias, como rinite, bronquite e asma, são respostas alérgicas do corpo. Por isso, realizar a limpeza do nariz constantemente diminui a sensibilidade da mucosa, ajudando a expulsar os antígenos responsáveis pelas doenças.

Powered by Rock Convert

Para o tratamento da sinusite, o uso do higienizador contribui para eliminar o muco e a secreção, diminuindo a inflamação e o desconforto causado pela dor e pressão no rosto.

2. Gera maior conforto em dias secos

Já reparou como fica difícil respirar em dias de baixa umidade do ar? Isso é graças ao aumento da secura nas narinas. O desconforto aumenta em cidades muito poluídas ou em lugares com ar condicionado.

Usar o higienizador nasal pela manhã e à noite é um excelente hábito para evitar o problema. Ao acordar, a limpeza deixa você a postos para enfrentar o dia sem um desconforto tão grande, auxiliando na hidratação da mucosa. À noite, retira os poluentes e permite um sono mais tranquilo.

3. Previne amidalite e faringite

O nariz entupido nos obriga a respirar pela boca, aumentando a probabilidade de entrada de partículas e impurezas, já que a garganta não tem os filtros de ar como no nariz. Com isso, há o ressecamento da mucosa oral e a exposição às infecções e inflamações na garganta e na faringe.

O uso do higienizador permite que a pessoa respire normalmente pelo nariz. Assim, a filtragem do ar é facilitada e evita-se a inspiração pela boca.  

4. Diminui o mau hálito

O mau hálito tem diversas origens, desde a incorreta higienização bucal até problemas no estômago ou má alimentação. Porém, a respiração pela boca causada pelo entupimento do nariz resseca a mucosa oral e provoca o problema, além da sensação de desconforto.

Com a limpeza das vias nasais frequentes, é possível respirar pelo nariz normalmente, diminuindo o odor.

5. Combate a otite

A tuba auditiva faz a comunicação entre o nariz e o ouvido. Se houver inflamação ou secreção nas vias nasais, pode ocorrer o acúmulo de muco no ouvido, provocando a otite.

O processo de hidratação e limpeza da mucosa nasal dissolve e elimina as secreções, evitando inflamações e infecções nos ouvidos.

6. Protege o corpo da poluição

A poluição é um problema constante da vida moderna e não está limitada apenas às grandes cidades. Locais menores já sofrem com fumaças e detritos no ar, mesmo que em concentração mais baixa.

A limpeza do nariz realizada duas vezes por dia diminui a absorção dos poluentes, entre eles gases tóxicos e até substâncias cancerígenas. Essa prática funciona como uma toalete nasal e ajuda muito na proteção do corpo contra agentes nocivos.

7. Ajuda a eliminar o vício em cigarro

O cigarro reúne diversas substâncias extremamente nocivas. Quando se torna um vício, requer muita disciplina e força de vontade para que a pessoa consiga abandoná-lo.

A limpeza diária auxilia na eliminação de substâncias prejudiciais presentes nas vias nasais, uma região de difícil acesso. É uma aliada no processo de desintoxicação do corpo e atua como um fator de apoio para quem quer largar o cigarro.

E você, já tem o hábito de limpar o nariz constantemente? Faz essa hidratação apenas quando está doente? Usar o higienizador nasal com frequência é um ato de cuidado que promoverá muito mais saúde e bem-estar, principalmente durante os meses mais frios.

Se você quer tornar essa limpeza um hábito diário, visite agora o site da Casa da Índia e adquira o seu higienizador!

Você também pode gostar

Deixe um comentário