Cannot GET /api/stage
'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(website); var host = document.createAttribute('data-host-url'); host.value = 'https://apidev.analytics.rockcontent.com'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(host); document.body.appendChild(rockAnalyticsScript_V2); } });

Holi Festival: conheça a tradicional festa indiana

3 minutos para ler

O Holi Festival é uma festa que comemora a chegada da primavera, que ocorre todo ano durante os meses de fevereiro e março. Para a cultura indiana, ela representa a vitória do bem contra o mal, e é muito comemorada em vários cantos do mundo. Quer entender mais sobre a energia desse evento? Confira!

História do Holi Festival

A história do Holi Festival surge de vários lendas hindu – religião mais antiga da Índia. Uma das mais famosas é a de Krishna e Radha. A crença é que Krishna – considerado a Suprema Personalidade de Deus – era apaixonado por Radha –  deusa do amor, ternura, compaixão e devoção. No entanto, Krishna se sentia mal por conta da diferença de suas cores de pele. Seguindo o conselho de sua mãe, ele então resolveu pintar de colorido o rosto, para que ficassem da mesma cor, sem distinções ou julgamentos. 

Tradição da festa

O ritual começa um dia antes do Holi. Na noite anterior, os indianos saem às ruas para montar fogueiras, que representam o fim de toda maldade, ou seja, a purificação do ambiente. São utilizados somente esterco de vaca moldado e desidratado para montar as fogueiras. No dia, logo de manhã, quando o fogo se apaga, a tradição já se inicia. Todos colocam roupas confortáveis, pegam seus pós e tintas coloridas e jogam uns nos outros.

Normalmente, as mulheres não participam do evento do mesmo local que os homens. Elas costumam ficar nos terraços e varandas das casas, vendo tudo de cima. Além da comemoração nas ruas, em algumas cidades, também ocorrem rituais dentro dos templos. As cores dos pós coloridos não são escolhidas de forma aleatória. Cada uma tem o seu significado:

  • Amarelo: sabedoria, inteligência, piedade, saúde;
  • Laranja: otimismo, alegria, generosidade;
  • Azul: calma, respeito;
  • Vermelho: espiritualidade, pureza, fertilidade, vitalidade;
  • Rosa: amor;
  • Verde: força, equilíbrio, harmonia.

Para todas as idades!

Diferente do que pode parecer, o Holi Festival é uma festa para todas as idades. Família, criança, adulto, idoso. É uma tradição religiosa e cultural, que ignora completamente os anos de vida.

3 motivos para participar do próximo Holi Festival

É claro que a pandemia prejudicou os planos daqueles que estavam preparados para curtir o Holi Festival neste ano. No entanto, quando tudo isso passar, você terá ainda mais motivos para participar dessa festa:

É diferente de tudo que você já viu

Apesar da festa das cores ser adaptada e incorporada em muitos lugares do mundo, isso é somente inspiração. Na Índia, você consegue sentir a energia pura do real significado da comemoração, e do quanto aquele momento é de fato importante para o povo.

Celebra a diversidade

Com as cores, todos ficamos igualmente coloridos, sem distinção de raça. Ou seja, além de aproveitar uma festa divertida e animada, você ainda tem um propósito lindo por trás, né?

Representa a cultura indiana

O Holi Festival é um dos símbolos da cultura indiana. Se você gosta de conhecer novas tradições, entender um pouco mais sobre os costumes e hábitos de outras sociedades que não a sua, é uma excelente oportunidade. 

Você também pode gostar

2 comentários em “Holi Festival: conheça a tradicional festa indiana

Deixe um comentário