Cannot GET /api/stage
'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(website); var host = document.createAttribute('data-host-url'); host.value = 'https://apidev.analytics.rockcontent.com'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(host); document.body.appendChild(rockAnalyticsScript_V2); } });

Incenso natural: significados, benefícios e aromas

9 minutos para ler

O incenso natural faz parte da tradição de vários povos ancestrais, que o utilizava para entrar em contato com a espiritualidade. De fato, hoje em dia, ele ainda segue como um objeto que transforma a matéria (carvão e ervas) em espírito (aroma). É muito usado nas práticas de meditação e relaxamento, e tem o poder de espalhar, através da fumaça branca, a energia de cada planta.

Em um mundo tão agitado e hiperativo como o que vivemos, trabalhar a mente e o corpo, reduzindo o ritmo e propagando boas energias pode ser uma grande válvula de escape saudável e natural. A importância de olhar para si próprio e reservar momentos de reflexão e individualidade são essenciais para se preservar a saúde mental e o controle cognitivo. Quem sabe um incenso natural possa te ajudar a se conectar consigo mesmo e ainda te proporcionar momentos de meditação e relaxamento!

Neste texto, colocamos diversas informações sobre incenso natural, para te ajudar. Boa leitura!

Por que usar incenso natural?

Na cultura indiana, os incensos são usados há milênios como forma de adoração aos Deuses. Inclusive, os primeiros registros de uso de incensos naturais são dos próprios hindus. Atualmente, são usados na aromaterapia.

A ideia é que cada perfume exalado proporcione sensações ao ambiente e à pessoa que permanecer no local. Essas sensações são consideradas capazes de aliviar determinados males, como depressão, ansiedade, insônia, dores, além de serem símbolo de purificação e desapego.

Os benefícios do uso de incensos são vários. Além do agradável perfume que toma o ambiente, os poderes deles podem ser determinados de acordo com a fragrância escolhida. Os de canela, por exemplo, são antidepressivos, enquanto os de aradhana promovem a sensação de tranquilidade.

Como usar incenso natural no dia a dia

Há séculos o incenso natural tem diversos usos. Um deles é a limpeza energética, por isso é muito comum ter esse objeto por perto durante meditações. O aroma que a fumaça emite ajuda na condução da energia desejada.

Ao acender o incenso natural, antes de apagar a chama intensa, deixe-o queimar por alguns segundos, para que você consiga sentir ainda mais o aroma.

As religiões ao redor do mundo também  utilizam muito o incenso natural em seus rituais e comemorações.

A igreja católica, por exemplo, tem o incenso natural como um objeto para se conectar com o sagrado. Já os budistas o tem como forma de ser generoso. Os islâmicos acreditam que é uma forma de complementar os ritos, principalmente às sextas-feiras, como é de costume acender os incensos e recitar a surata (que é um capítulo do Alcorão) para Deus purificar a casa de quem estiver fazendo o ritual. Na Índia, é muito comum oferecer os aromas como uma oferenda aos deuses.

O costume de acender incenso natural ganhou popularidade no mundo e hoje, além de relaxamento, meditação e rituais, também é uma forma de trazer aromas aos ambientes.

Ah, mas se atente! Os incensos necessitam de fogo para serem acesos. Portanto, é fundamental optar por colocá-los em superfícies livres de objetos à volta, para evitar que peguem fogo. Além disso, é importante impedir o contato tão próximo de crianças e animais, como precaução de possíveis queimaduras. Portanto, acenda sempre em local apropriado e mantenha o ambiente arejado, para que a fumaça não se acumule e não prejudique a respiração.

Principais aromas

A quantidade de aromas disponíveis é gigante. No entanto, selecionamos três mais famosos para que você entenda, mais a fundo, a infinidade de benefícios que esta prática pode lhe proporcionar. Confira!

Incenso natural de Sândalo

É uma das essências mais tradicionais da cultura indiana, visto que a sua origem é uma árvore homônima da região. Ela eleva o estado de consciência e cria uma atmosfera de bem-estar, através da fragrância amadeirada. É indicada para você, portanto, se o seu objetivo é sentir-se melhor, ou se recuperar de um estado depressivo ou ansioso.

É bastante apropriada para uso em conjunto com práticas de meditação, yoga ou relaxamento. Todo esse processo de cuidado com si próprio, quando aliado ao incenso Sândalo, se torna ainda mais poderoso. Além do incenso, é possível encontrar óleos, hidratantes ou sabonetes com a essência.

Incenso natural de Lavanda

Bastante famoso pelo seu poder de relaxamento, o aroma de lavanda é o preferido de muitas pessoas. A lavanda proporciona o restabelecimento do equilíbrio entre o corpo físico, emocional e energético. Promove a purificação da aura, e o seu uso frequente – principalmente no período da manhã – traz resultados muito animadores em relação a uma rotina mais leve e harmônica.

Ele é indicado para você, portanto, se o seu objetivo é atrair boa sorte, proteção, e combater a insegurança e desânimo. Isso porque ele aumenta o magnetismo pessoal e facilita a harmonização dos relacionamentos – consigo próprio e com os demais. Para o corpo, ele atua como um calmante natural.

Incenso natural de Massala

Ao contrário de Sândalo e Lavanda, a Massala não é uma essência, e sim um tipo de incenso. Sua produção é diferente: é composto com menos carvão e com alta concentração de resina e pó de sândalo. Portanto, possui um cheiro mais forte e intenso do que o incenso comum. Depois de apagada, inclusive, seu cheiro permanece no ambiente de maneira suave.

Outros aromas de incenso natural e seus significados

Além dos falados acima, existem muitos outros aromas que podem contribuir na sua busca por espiritualidade e autoconhecimento.

  • Incenso natural de Alecrim: serve para limpeza espiritual e proteção.
  • Incenso natural de Aloe Vera: possui propriedades curativas que agem do nível do espírito para o corpo físico.
  • Incenso natural de Alfazema: proporciona relaxamento profundo, evita o estresse e o nervosismo.
  • Incenso natural de Almíscar: fornece confiança, inspira determinação e estimula o amor.
  • Incenso natural de Âmbar: produz atração divina e espiritual.
  • Incenso natural de Anis Estrelado: é atrativo material e emocional.
  • Incenso natural de Aradhana: tranquiliza e induz o relaxamento.
  • Incenso natural de Arruda: é uma autodefesa, dissipa completamente energias negativas do ambiente.
  • Incenso natural de Bálsamo: funciona para harmonizar e acalmar ambientes carregados.
  • Incenso natural de Benjoim: atrai energias positivas e combate as forças negativas.
  • Incenso natural de Calêndula: conforta o coração e o espírito.
  • Incenso natural de Cânfora: produz limpeza astral, dissolve energias densas e alivia antigos ressentimentos.
  • Incenso natural de Canela: traz bons fluídos financeiros, boa sorte, felicidade, e alegria de viver.
  • Incenso natural de Capim Limão: tem efeito tônico e estimulante.
  • Incenso natural de Cedro: é rejuvenescedor, acredita-se que proporcione longevidade.
  • Incenso natural de Cravo: traz prosperidade e aumento de ganhos materiais.
  • Incenso natural de Eucalipto: estimula e refresca a mente.
  • Incenso natural de Flor de Laranjeiras: proporciona um sono tranquilo.
  • Incenso natural de Gerânio: é anti estresse e estimulante para casos de fadiga física ou desgaste mental.
  • Incenso natural de Jasmim: harmoniza emoções e induz ao otimismo.
  • Incenso natural de Lírio do Vale: promove a paz espiritual, acalma os nervos e reduz acessos de raiva.
  • Incenso natural de Lótus: equilibra os chakras, facilitando a meditação.
  • Incenso natural de Maçã Verde: auxilia em todos os processos de cura física.
  • Incenso natural de Madressilva: é regenerador em todos os níveis.
  • Incenso natural de Menta: estimula a inteligência e facilita a assimilação de informações novas.
  • Incenso natural de Morango: característica afrodisíaca e sensorial.
  • Incenso natural de Noz Moscada: gera energia e disposição.
  • Incenso natural de Olíbano: atua na respiração, relaxando e harmonizando.
  • Incenso natural de Ópium: desperta a sensualidade de forma envolvente e sutil.
  • Incenso natural de Rosa Branca: traz uma nova consciência espiritual gerando desapego e tranquilidade em momentos de dificuldades.
  • Incenso natural de Rosa Musgosa: alivia tensão e ansiedade.
  • Incenso natural de Violeta: é poderoso para reverter casos de depressão ou mágoa profundas.
  • Incenso natural de Ylang-Ylang: traz autoestima e amor próprio, sendo poderoso afrodisíaco

Como ter certeza da qualidade de um incenso natural

Apesar de serem vendidos como naturais, é muito importante se atentar à composição do incenso que você está adquirindo. Muitos possuem formol, chumbo e benzeno na composição. E claro, essas substâncias fazem muito mal à saúde.

Um incenso natural de verdade possui uma fumaça clara e é feito com óleos e ervas.

Para saber se o seu produto é de qualidade, faça um teste! Friccione o incenso na palma da sua mão. Se ela ficar muito preta, é por causa da presença do carvão e isso significa que não possui tanta qualidade assim.

Você pode testar queimando o incenso. Incensos que possuem elementos tóxicos costumam irritar o nariz, basta verificar como você vai se comportar respirando o produto.

Como fazer incenso natural em casa

No mercado de qualidade, você encontra diversas opções de incenso natural. Mas caso queira se aventurar e criar o seu próprio incenso natural em casa, a gente te ensina um passo a passo bem fácil.

Materiais:

  • Tesoura;
  • Linha de costura de algodão, ou corda de cânhamo;
  • Ervas, folhas e flores de sua escolha, pode ser tomilho, rosa, lavanda, alecrim, orégano e o que mais você desejar.

Mão na massa:

  • Junte as ervas, as folhas e as flores que você escolheu, como se fossem um buquê.
  • Enrole todo o buquê, de cima a baixo com a corda de cânhamo ou com a linha de costura de algodão. Nessa etapa, você deve enrolar bem apertado;
  • Deixe o seu buquê em um ambiente quente e seco para desidratar bastante, antes de você queimar;
  • Quando as folhas ficarem mais escuras e bem secas, seu incenso natural estará pronto para uso. Esse processo pode demorar alguns dias;
  • Por fim, basta aceder uma das extremidades do seu incenso natural. Deixe-o em uma área bem ventilada e bem longe de cortinas e roupas.

Incenso natural Casa da Índia

O que você achou desta leitura? Trouxemos aqui informações que irão te ajudar nas escolhas dos melhores aromas para o seu momento de relaxamento e meditação e até mesmo para rituais. Aqui na Casa da Índia temos disponíveis diversos artigos que irão te ajudar nessa prática e também diversos perfumes e essências de incenso natural. Clique aqui para conhecer melhor nossos produtos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário