No e Low Poo: o que é e onde encontrar produtos específicos para o seu cabelo

5 minutos para ler

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com os produtos que usam e os efeitos deles no meio ambiente. Isso não é diferente quando pensamos em itens capilares. Hoje vamos esclarecer alguns pontos das famosas técnicas No e Low Poo. Continue essa leitura para saber mais!

O que é No e Low Poo?

No Poo e Low Poo são técnicas distintas de lavagem e cuidados capilares!

Em resumo, a ideia é utilizar produtos sem componentes derivados de petróleo, como petrolatos, óleo mineral, parafina líquida, vaselina etc., e excluir da rotina os shampoos com agentes de limpeza agressivos para os fios, como os sulfatos.

Diferenças entre as duas técnicas

Em tradução livre, Low Poo significa pouca espuma, e a técnica consiste em usar shampoos sem sulfato.

Os shampoos Low Poo têm agentes de limpeza mais leves, que não agridem a fibra capilar. O nome se originou devido ao fato dele fazer bem menos espuma se comparado aos shampoos “comuns”, mesmo proporcionando a mesma limpeza, sem retirar a proteção natural dos fios.

Os shampoos “comuns”, derivados de petróleo, deixam resíduos nos fios que só são removidos com shampoos que têm sulfato na composição. O problema é que os sulfatos, além de removerem esses resíduos, removem a oleosidade natural do cabelo, o que causa um forte ressecamento.

Já o termo No Poo tem como tradução livre: sem espuma! A intenção dessa técnica é não usar shampoo durante a lavagem dos cabelos.

“Mas como higienizar os fios?” – provavelmente é o que você deve estar se perguntando nesse momento, certo?!

Existem várias formas de seguir o No Poo, uma delas é aplicando uma terceira técnica que é o Co Wash, que em tradução livre significa: lavagem de condicionador!

Sim! É possível fazer a limpeza dos fios apenas com o condicionador.

Os produtos usados no Co Wash são condicionadores que contêm surfactantes leves, ou substâncias naturais que limpam os fios quando aplicados com o atrito manual. Eles removem a sujeira, o excesso de óleo do couro cabeludo e dos fios sem produzir espuma, como um shampoo com sulfatos.

Powered by Rock Convert

Outra forma de aplicar o No Poo é usando limpadores capilares (hair cleansers). Eles não possuem sulfato, corante, nem parabenos e ainda assim agem profundamente nos fios. Eles são como um creme, não fazem espuma e a lavagem se assemelha a uma feita com condicionador.

Shampoo x limpadores capilares (hair cleansers) x condicionador

Como contamos acima, uma das escolhas de quem usa as técnicas No e Low Poo é fazer o uso de limpadores capilares, que fazem o papel do shampoo, porém se assemelha a um condicionador.

Afinal, qual a diferença dele com os tradicionais produtos de limpeza capilar?

O objetivo de um limpador capilar é o mesmo do combo shampoo + condicionador: limpar os fios e deixar com uma aparência saudável.

A diferença entre ele e um shampoo “comum” está na fórmula. Os limpadores de cabelo têm uma fórmula mais suave, sem sulfato, que não remove a oleosidade natural dos fios.

Apesar da consistência dos limpadores capilares serem próximas a de um condicionador, ele não faz o papel de condicionar o cabelo. Então sempre após fazer a limpeza, é importante seguir com um condicionador. Para continuar seguindo as técnicas No e Low Poo, você pode optar por produtos que não têm petrolatos, parabenos e sulfatos na composição. Sempre leia os rótulos!

Vantagens de fazer No e Low Poo

Cabelos naturais

A proposta das técnicas é ajudar as pessoas a usarem seus cabelos cada vez mais naturais, sem o uso de químicas e/ou secadores e pranchas. Os fios cacheados e crespos são mais secos naturalmente, as técnicas ajudam a manter a hidratação dos fios, sem remover a oleosidade natural do cabelo.

Cabelos tingidos

Para quem colore os cabelos, as técnicas No e Low Poo podem e devem ser usadas para tratar os fios. Os shampoos “comuns”, que têm muito sulfato, agridem mais os fios pigmentados e diminuem a durabilidade das tintas. Uma atenção que deve se ter é com a tinta e os tonalizantes usados, sempre opte por aqueles que têm a menor quantidade de químicos na formulação. Vale a pena considerar até uma tinta mais natural, como a henna.

Meio ambiente

Uma grande vantagem de usar produtos liberados para No e Low Poo é o cuidado que se tem com o meio ambiente. Cosméticos naturais em geral não liberam agentes químicos no meio ambiente. Por terem na formulação matérias-primas naturais, a medida em que o produto desce “ralo abaixo” é como seguir um ciclo de um material que está retornando à natureza, sem agredi-la.

Onde encontrar produtos específicos para No e Low Poo?

Você pode encontrar produtos liberados para No e Low Poo em um supermercado comum. Você precisa apenas ter atenção aos rótulos. Leia os ingredientes que compõem aquele produto. Se ficar na dúvida, a dica é sempre escolher aqueles com poucas matérias-primas na formulação, e que tenham nomes mais conhecidos como, óleos, lavanda, e coco, por exemplo.

Caso queira, você pode buscar por lojas especializadas em produtos naturais. Inclusive, convidamos você a conhecer os cosméticos naturais oferecidos pela nossa loja. Aqui você encontra não somente shampoos e condicionadores naturais, mas também itens para o dia a dia, como sabonetes e cremes para cuidados faciais.Você que se preocupa com a saúde dos seus cabelos e também com os produtos que usa, conheça os shampoos da Casa da Índia. Temos produtos naturais para tratar e cuidar dos fios, sem prejudicar o meio ambiente. Clique aqui e saiba mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário