Como não errar na hora de escolher manta para sofá

5 minutos para ler

Este texto foi criado especialmente para os amantes de decoração de casa. Seja uma pintura nova, ou simples detalhes como um enfeite, podem transformar um ambiente e torná-lo mais aconchegante e acolhedor. Esse mesmo efeito também ocorre quando se dá um toque de cor, como por exemplo com o uso de manta para sofá.

Quer saber como usar esse item de decoração ao seu favor? Continue a leitura que temos várias dicas para você.

Estude o cômodo de forma correta

Essa regra vale a pena ser aplicada antes mesmo de adquirir qualquer item de decoração, móveis, ou uma manta para sofá. Olhe para o ambiente como um todo e reflita sobre qual sensação você deseja sentir quando estiver naquele cômodo. Você quer a sensação de relaxamento? Descanso?

Observe também quais cores mais predominam naquele ambiente. Essa parte é muito importante para que você possa usar cores que irão causar a sensação que você pensou na pergunta anterior. No caso de um ambiente que cause a sensação de relaxamento, por exemplo, você irá buscar móveis e itens de decoração de tons mais leves. Nesse caso, na hora de escolher a manta para sofá, nada de adquirir tons muito vibrantes que vão “pesar” o cômodo.

Dê uma boa olhada nos itens que você já possui, os materiais que são feitos os móveis (madeira, pedra, bambu etc.). E claro! Não se esqueça de pensar sobre o seu estilo também! O que combina mais com você? Uma decoração rústica? Um ambiente moderno?

Todas essas perguntas você deve se fazer ao planejar peça por peça na decoração do ambiente, para que além dele ter a sua cara, passar as sensações que você desejar, de forma que nenhum item sobreponha o outro, mas que sim orne com todo o cômodo.

Tenha as medidas do seu sofá em mãos

Agora que você já refletiu sobre o seu estilo de decoração e sobre as sensações que o ambiente irá passar, é hora de ir para o próximo passo antes de comprar uma manta para sofá, que é saber bem quais as medidas do seu móvel.

Pode parecer uma etapa “boba”, mas isso irá refletir no efeito final que sua manta irá causar.

É preciso que o tamanho da manta se equilibre ao tamanho do sofá. Peças pequenas demais não irão valorizar sofás muito grandes, de 3 lugares por exemplo.

Se seu objetivo é usar uma manta para proteger o sofá, você deve se atentar ainda mais a esse ponto. Tenha em mãos as medidas de largura do sofá, as medidas do encosto e dos assentos.

Com as medidas certas, você pode escolher o tamanho correto da manta para sofá e ao mesmo tempo que irá decorar o ambiente, irá proteger os assentos, seja de pelos de animais, ou até mesmo dos efeitos do clima.

Ah, é muito importante também se atentar ao modelo do seu sofá. É um sofá com braço? É sofá-cama? O modelo é em L? Isso irá refletir também no modelo da manta escolhida.

Escolha a manta para sofá de acordo com a estação do ano

Estilo definido e medidas na mão, é hora de escolher a manta ideal para o seu sofá.

Uma sugestão, além de pensar na sensação que o ambiente irá proporcionar, é trabalhar com harmonia nas estações do ano. Não necessariamente nas cores, mas nos próprios tecidos.

No verão e na primavera, opte por tecidos de algodão, eles irão ajudar na absorção da umidade em dias muito quentes. Para causar a sensação de frescor, use cores claras e em tons pastéis, ou até mesmo estampas florais e com elementos da natureza.

Já no outono e inverno, quando as temperaturas caem, os tecidos mais pesados combinam com o ambiente. Veludo, lã, microfibra… são exemplos de tecidos que causam a sensação de aquecimento. As cores nessa época podem ser mais claras, porém com subtons mais frios, como azul e cinza. O ponto chave dessa estação são os modelos com tecidos mais densos.

Como posicionar a manta para sofá

Nesta etapa você pode usar e abusar da criatividade!

A sua manta pode vir no canto do sofá, seja com a intenção de trazer um ponto de cor ao ambiente, ou até mesmo cobrir determinadas imperfeições. Experimente apoiar o tecido sobre o braço do sofá e deixá-lo “cair” até o chão. Modelos de franjas são super interessantes para esse estilo.

Se você deseja proteger o seu sofá, mantas completamente abertas são o ideal para você. Nesse caso, é interessante ter mantas com elementos estampados, seja figuras geométricas, ou até mesmo com cores mais vivas. Você pode posicionar a manta no centro do sofá e deixá-la aberta, cobrindo os assentos e o encosto, ou somente o encosto. Você pode fazer sobreposições de mantas também, brincar com as tonalidades e vibrações das cores.

Se seu estilo for um pouco mais ousado, você pode brincar com as dobras na hora de posicionar a manta no sofá. Teste e observe o que orna mais no ambiente. Enrole a manta como se fosse um tubo e use para dividir assentos no sofá. Brinque com as dobras na diagonal, ou faça desenhos… a imaginação pode ir longe por aqui!

Agora que você já sabe como decorar a sua sala usando manta para sofá, temos um convite para você: vem conhecer os modelos disponíveis em nossa loja virtual, é só clicar aqui para acessar.

Você também pode gostar

Deixe um comentário