Saiba o que é dosha e como ele pode transformar sua qualidade de vida

6 minutos para ler

De uns tempos para cá, a Ayurveda tem ficado mais conhecida no Ocidente. Isso porque muitas pessoas estão deixando de lado o estilo de vida tradicional, e recorrendo aos métodos alternativos para alcançar mais saúde, qualidade de vida, liberdade e bem-estar.

Ao entrar em conhecimento com esse assunto, é provável que você comece a se questionar: “o que é dosha?”. Parte fundamental desse universo, os doshas são divididos em diferentes categorias e, a partir disso, passam a ser designados às pessoas com características biológicas em comum.

Ou seja, para aproveitar os benefícios desse ensinamento e conseguir colocá-lo em prática, você precisará saber qual o seu dosha e seguir as práticas indicadas a ele. Mas como dar o primeiro passo? O que analisar durante essa tarefa?

Para ajudar você, montamos um post completo sobre o assunto. Acompanhe e aproveite as vantagens dessa prática milenar!

Afinal, o que é dosha?

Para começar a sua trajetória na Ayurveda, é fundamental descobrir o que é dosha e para que ele serve. Em linhas gerais, dizemos que esse detalhe faz parte do conceito básico desse tipo de ensinamento e serve para representar os seres vivos.

Ao todo, existem três tipos de dosha, que são divididos em categorias distintas e baseadas em características biológicas do corpo humano. Fora isso, cada dosha é formado por dois — ou mais — elementos naturais e, por isso, também tem certos traços predominantes diretamente ligados a esses fenômenos.

Entretanto, ao contrário do que possa parecer, um dosha não “se mantém” sozinho. Todos apresentam interação com as demais categorias, estabelecendo assim, um circuito energético que será responsável pelas atividades patológicas e psicológicas dos seres vivos.

Quais são os três doshas?

Como falamos, os doshas são divididos em três tipos — o Vata, o Pitta e o Kapha. Antes de descobrir qual o seu, é válido ter em mente que nenhum indivíduo é 100% um único dosha. Todos têm quantias diferentes e, para cada um, há uma porcentagem predominante.

Ainda assim, os doshas conseguem interagir frequentemente e, com essa relação, são alcançados diferentes aspectos que envolvem a mente, o físico e a energia. Abaixo, contamos os diferenciais deles. Veja!

Vata

O Vata é composto por éter e ar, caracterizando, assim, o movimento e a imunidade. Os indivíduos com esse dosha predominante costumam apresentar a pele ressecada, além de serem mais ativos e com o tipo físico magro. Eles ainda costumam sofrer com algumas complicações de saúde, sendo a constipação intestinal uma delas.

Por isso, a dica é sempre evitar ingerir alimentos com o gosto amargo, além dos pratos úmidos e frios. Outro ponto interessante é que essas pessoas tendem a ser mais criativas do que as demais, bem como a ficar preocupadas e sensíveis no que se refere ao apetite e ao sono. 

Powered by Rock Convert

Pitta

Formado por água e fogo, esse dosha costuma apresentar leveza, oleosidade e temperatura elevada. As pessoas que se encaixam nele têm excelente condicionamento físico e motivação de sobra, mas, por outro lado, podem ter momentos de fúria e irritabilidade.

Para elas, a solução é investir em ingredientes picantes e salgados, além de preferir os alimentos com boa concentração de líquido. Esse é o caso dos vegetais e das frutas.

Kapha

Nesse dosha, formado por terra e água, as características que mais se destacam são o frio, a umidade e o peso. São indivíduos que têm uma estrutura grande e, por vezes, pesada, podendo sofrer com problemas de sobrepeso e obesidade.

Para eles, a melhor saída é fugir dos alimentos pesados, úmidos e frios, tais como as massas e o arroz. Caso contrário, com o organismo em desequilíbrio, é possível desenvolver mucos e secreções, além de complicações respiratórias e aumento considerável de peso.

Bônus

Para uma vida plena, toda pessoa precisa ter esses três doshas. O Vata é essencial para uma boa circulação, movimento e funcionamento do sistema circulatório. Já o Pitta, serve para processar bem os alimentos. Por fim, o Kapha ajudará você a manter todas as células unidas, formando músculos, tecidos, ossos e gorduras.

Qual a importância de conhecer o seu dosha?

Os doshas estão totalmente conectados com a nossa alimentação diária. Quando desconhecemos as suas funções, tendemos a manter esses pontos energéticos em desarmonia e, com isso, desenvolver algumas complicações de saúde, assim como a diminuição do bem-estar.

Para que isso não ocorra, investir em uma dieta Ayurveda equilibrada é a solução perfeita. Assim, o indivíduo precisa se consultar com um especialista no assunto, sendo médico ou terapeuta, que será o responsável por analisar as suas características e, a partir do seu dosha, recomendar o melhor programa alimentar.

Investindo nesse método, será possível aproveitar inúmeras vantagens interessantes. A seguir, mostramos as principais delas:

  • mais sensação de prazer: consumindo os alimentos adequados, você conseguirá “acalmar” os seus doshas e, com isso, sentir mais contentamento ao longo da vida;
  • menos ansiedade: certos ingredientes salgados conseguem relaxar os nervos e, logo, combater a ansiedade;
  • sentidos à flor da pele: os itens azedos ou ácidos, quando injetados na dieta, são ótimos para manter a mente desperta e equilibrada. Queijo, vinagre e frutas ácidas são eles;
  • baixa letargia: ingerindo os alimentos adstringentes, a sua mente ficará mais tranquila, tendo a possibilidade de clarear os sentimentos e intensificar certas emoções. Maçã, repolho, lentilha e feijão fazem parte dessa lista.

Dica extra

Lembre-se de que a alimentação Ayurveda não apresenta resultados imediatos, mas sim, a partir de uma rotina diária e que inclui uma mudança completa no seu estilo de vida. Durante esse processo, os indivíduos ainda precisam seguir práticas saudáveis, visando à eliminação do estresse, à tranquilidade e à plenitude.

Caso queira intensificar os resultados, considere também investir em ações como yoga e meditação, além de massagens terapêuticas e exercícios físicos constantes.

Viu só? Agora que você já sabe o que é dosha e as características de cada um, não deixe de se aprofundar nesse conhecimento tão relevante e milenar. Os efeitos serão incríveis e conseguirão transformar a sua vida para melhor.

Se gostou, veja também o nosso outro post e aprenda mais sobre a medicina Ayurveda e as suas particularidades. Até breve!

Você também pode gostar

Um comentário em “Saiba o que é dosha e como ele pode transformar sua qualidade de vida

  1. Gosto da Cultura Indiana desde adolescente, roupas, acessórios, objetos de decoração, jóias, bijouterias, tudo me fascina, tanto que faço parte dos ensinamentos de Brahma Kumaris e da O&O Academy, de Sri AmaBaghavan e seu filho e nora, Prethajjy , que conheci pessoalmente, então pode me enviar tudo sobre a Cultura e os ensinamentos Indianos, Namaste

Deixe um comentário