O que você precisa saber sobre a Medicina Ayurveda

A Medicina Ayurveda é milenar e propõe uma abordagem mais naturalista, por meio da ingestão de alimentos saudáveis e práticas que ajudam o corpo a ter mais equilíbrio. Ao contrário da medicina ocidental, que se baseia na ingestão de substâncias químicas, a Ayurveda tem uma abordagem mais sutil e extremamente eficaz.
Se você busca um estilo de vida mais saudável, talvez seja a prática ideal. Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura.
O que é a Medicina Ayurveda?
A Medicina Ayurveda nasceu na Índia há cerca de 5 mil anos e se desenvolveu a partir da observação da natureza e do ser humano. Ela se baseia na busca de métodos naturais para reequilibrar o organismo, por meio do uso de ervas e óleos essenciais, de acordo com os doshas de cada pessoa.
Considerada a mãe das medicinas conhecidas, serviu como base para o desenvolvimento das medicinas chinesa e japonesa.
De acordo com a Ayurveda, o desequilíbrio energético provoca doenças dos mais diversos tipos. Entre os fatores que afetam o equilíbrio natural, estão problemas genéticos, lesões, mudanças climáticas e emoções.
A Medicina Ayurveda trabalha com terapias bioenergéticas, que utilizam diversas técnicas para renovar a energia vital das pessoas e restabelecer o equilíbrio. Para isso, ela parte do conceito de doshas, que caracterizam cada indivíduo dentro de 3 grupos. Veremos sobre eles mais à frente.
Qual filosofia fundamenta essa prática?
Para os praticantes da Medicina Ayurveda, tudo no universo está conectado. Eles pregam 5 comportamentos básicos que devem nortear o comportamento, para uma existência mais harmoniosa com o todo:
- não matar qualquer tipo de vida animal;
- não roubar;
- não ter uma conduta sexual imprópria;
- não mentir;
- não ingerir bebidas alcoólicas.
O que são Doshas?
Segundo a abordagem Ayurveda, tudo é composto pelos cinco elementos presentes no universo: terra, ar, fogo, água e espaço. Esses elementos também fazem parte da constituição biológica dos indivíduos e têm influência sobre algumas características, como: digestão lenta, dores nas articulações, sono pesado, sensação de incômodo no verão ou no inverno, etc.
A combinação desses elementos compõem três doshas: Vata, Kapha e Pitta.
Vata
Resultado da combinação de espaço e ar, esse dosha controla o movimento e é responsável pelos processos corporais básicos, como respiração e circulação sanguínea.
Pessoas com predominância desses elementos costumam ser magras, longilíneas e friorentas, além de apresentarem características como entusiasmo, agilidade e boa comunicação.
Pitta
Combinação de fogo e água, esse dosha controla os sistemas hormonais e digestivos. Pessoas que possuem Pitta como dosha principal têm tamanho mediano, sentem muita sede e têm metabolismo acelerado. Sua personalidade costuma ser ativa, crítica e impetuosa.
Kapha
Esse dosha vem da combinação de terra e água e é responsável pela força e aumento da imunidade. Pessoas que possuem Kapha como seu principal dosha geralmente são calmas e desenvolvem obesidade, diabetes e problemas de vesícula. Esses indivíduos também são mais estáveis, pacientes e lentos.
Quais são as técnicas dessa abordagem?
A Medicina Ayurveda reúne uma série de tratamentos que buscam o equilíbrio corporal. Destacamos aqui os principais.
Massagens
Realizadas em ambiente calmo e acolhedor, as massagens são feitas com as mãos, cotovelos e pés, e estimulam os chakras para uma desintoxicação do corpo, além de induzir ao relaxamento.
Essa prática fortalece o sistema imunológico e atua não só no corpo físico, como também no energético e emocional.
Meditação
A meditação permite um contato com a própria essência, proporcionando o autoconhecimento e atitudes mais coerentes durante o dia a dia.
Esse processo é muito pessoal e varia de acordo com o indivíduo, mas é primordial para o tratamento de doenças físicas e psicológicas, como o estresse.
Alimentação
Na Medicina Ayurveda, a alimentação está totalmente ligada aos doshas e à reação do organismo a cada tipo de comida. Por isso, há a crença de que alguns tipos podem ser benéficos, e outros, prejudiciais.
Dentro dessa filosofia, são consideradas as características biopsicossociais e o temperamento dos pacientes para uma dieta equilibrada e saudável. Entenda melhor a ação de cada alimento no corpo:
- salgado: limpa os poros e acelera a digestão;
- amargo: ajuda a inteligência, a composição do leite materno e a garganta;
- doce: fortalece os tecidos e ajuda na cicatrização;
- picante: auxilia no tratamento de doenças de pele e diminui a retenção de líquidos;
- adstringente: limpa o sangue a ajuda na cicatrização de feridas;
- ácido ou azedo: estimula a digestão, aumenta o apetite e protege o coração.
Fitoterapia
Os princípios ativos das plantas medicinais são usados como tratamento de doenças, de acordo com a necessidade do paciente. Em geral, são usadas ervas e raízes para a produção de chás e xaropes.
Quais são os benefícios da Medicina Ayurveda?
Essa medicina traz diversos ganhos para o corpo humano, tratando males que acometem grande parte da população com o ritmo acelerado de vida que temos atualmente. Podemos citar alguns dos principais benefícios.
Diminuição do estresse
A prática da Ayurveda ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, aumentando a qualidade de vida. Tanto que alguns médicos tradicionais têm recomendado essa vertente para seus pacientes.
Melhora do sono
O uso de chás calmantes e óleos essenciais induzem o corpo a um sono mais tranquilo, profundo e restaurador.
Redução de inflamações
A má digestão e a retenção de líquidos são alguns dos principais fatores que provocam inflamações no organismo. Os tratamentos ayurvédicos eliminam essas retenções, levando a uma melhor condição geral.
Perda de peso
Embora a tradição ayurvédica não leve em consideração os padrões estéticos, a dieta natural e mais saudável colabora com a perda de peso, afetando toda a saúde de maneira positiva.
Pele saudável
A aparência da pele está intimamente ligada ao estilo de vida e qualidade dos alimentos que a pessoa consome. As práticas da Medicina Ayurvédica, por pregarem a ingestão de comidas saudáveis e um estado maior de relaxamento, fazem com que a pele fique viçosa, tenha maior elasticidade e menos manchas.
A Medicina Ayurveda pode ser um excelente método preventivo e carrega consigo uma filosofia de vida mais calma e centrada, que pode ser um verdadeiro bálsamo para os problemas que enfrentamos nas nossas vidas, em diferentes âmbitos.
Se você tem interesse em saber mais sobre a cultura da Índia, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber a notificação de novas postagens!
Oi quero lhe parabenizar você pelo seu artigo escrito, sou a Roberta de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos.