Óleos vegetais para cabelo: como fazer umectação e os produtos naturais que indicamos

5 minutos para ler

Sabe quando você tira o dia pra cuidar do cabelo, faz aquela hidratação hiper potente, mas os fios não reagem e não mudam quase nada em relação ao aspecto? Pois é, pode ser que na verdade o que seu cabelo precisa é de nutrição, ao invés de hidratação.

Quando os fios estão ressecados é legal investir na técnica de umectação, que é uma forma de nutrir os fios, ou seja, repor o óleo do cabelo, usando óleos vegetais.

Continua aqui com a gente, que te contamos as melhores dicas pra escolher óleo para cabelo!

O que é umectação capilar?

Enquanto a hidratação foca em repor a água dos fios, a nutrição tem como objetivo repor o óleo do cabelo, como te contamos acima. E uma das diversas técnicas de nutrição capilar, é a umectação.

A umectação é uma forma de usar óleos vegetais para cabelo como forma de nutrir, hidratar e fortalecer os fios. Ela repõe a oleosidade necessária para recuperar as madeixas que estão bem danificadas e ressecadas, seja por efeitos de químicas, calor excessivo etc.

Mas calma! Se você tem os fios oleosos e pensou que este conteúdo não é para você, antes de fechar a janelinha precisamos te dizer que não é bem assim. A nutrição capilar não deve ser ignorada na sua rotina de cuidados, o que acontece é que você vai ter uma rotina diferente, se comparada a de uma pessoa que possui os fios hiper secos.

Benefícios de usar óleos vegetais para cabelo

São inúmeros os benefícios que o óleo para cabelo promove nos fios, como:

  • Reduz a quebra
  • Reduz o frizz
  • Elimina a formação de nós
  • Reduz o atrito entre os fios
  • Combate o ressecamento
  • Fortalece a fibra capilar
  • Deixa o toque nos fios mais suave
  • Traz mais brilho ao cabelo

Óleos vegetais que recomendamos para umectação

Sempre recomendamos produtos naturais, e isso não seria diferente quando se trata de óleo para cabelo.

Então olha só os produtos que indicamos:

Óleo de Amla

A super fruta indiana é rica em vitamina C que nutre os fios e o couro cabeludo. Conheça mais sobre Amla clicando aqui!

Azeite de Oliva

Ele possui uma enorme carga oleosa e pode ser usado em diversos tipos de cabelo, só não recomendamos para os fios muito finos.

Óleo de Abacate

Ideal para aqueles casos de ressecamento bem extremos.

Óleo de Argan

Original do Marrocos, ele é poderosíssimo para os cabelos que estão danificados por descoloração, ou por químicas de alisamento.

Óleo de coco

Por ter uma grande aderência na fibra capilar, ele é super indicado para quem tem fios danificados por químicas.

Óleo de semente de maracujá

Super leve, indicado para vários tipos de cabelo, inclusive os mais finos.

Óleo de rícino

Este é recomendado para ser usado no couro cabeludo como forma de auxiliar no crescimento. No comprimento, para usá-lo, é interessante diluir com outro óleo natural, por causa da alta viscosidade.

Óleo de girassol

Não, não é o óleo de cozinha! O óleo para cabelo de girassol passa por outro processo de refinamento e é ideal para cabelos com danos químicos.

Óleo de Jojoba

Mega leve, este óleo para cabelo pode ser usado em todos os tipos de fios.

Óleo de semente de uva

Com textura leve, ele é muito usado em cabelos com danos químicos de descoloração e é excelente para as pontas.

Como fazer umectação capilar

Cada óleo possui uma especificidade para ser usado! Como explicamos acima, há aqueles em que são melhores para o comprimento, outros que são ideais para a raiz do cabelo, e outros que ficam melhores apenas nas pontas.

Vale a pena entender qual a necessidade dos seus fios e investir no tipo de óleo para cabelo certo para seu caso.

O segredo para um resultado incrível, é saber medir a quantidade certa. Mesmo se seu cabelo estiver super ressecado, passe aos poucos o óleo e não exagere na quantidade, para evitar efeito contrário ao que você deseja.

Para fazer uma umectação, escolha o óleo correto para os seus fios, divida o cabelo em mechas (pode ser com os fios sujos, ou até mesmo limpos) e aplique nos fios a quantidade suficiente para enluvar o cabelo, sempre fazendo movimentos de cima para baixo.

Deixe nos fios o tempo que você sentir que está tranquilo de aguentar. Algumas pessoas deixam durante a noite, outras passam o dia com óleo nos fios… tudo vai depender da sua rotina, mas ao menos 1 hora é interessante de deixar o óleo agindo. Depois, basta lavar com um shampoo da sua escolha que você já irá sentir a diferença.

Seja para os seus cabelos, ou para o seu corpo, vem conhecer os óleos naturais que temos aqui na Casa da Índia! É só clicar aqui para ir direto para o nosso site, que tem mais detalhes de cada um dos nossos óleos disponíveis.

Você também pode gostar

Deixe um comentário