Por que a vaca é sagrada na Índia? Descubra aqui!

6 minutos para ler

Você sabe por que a vaca é sagrada na Índia? Conhecer as particularidades desse interessante destino de viagem é fundamental, principalmente quando a sociedade indiana tem culturas e costumes tão distintos dos nossos. 

As vacas, por serem consideradas símbolos de mansidão, maternidade e tolerância, influenciam a experiência cotidiana de muitos indianos. Isso porque, geralmente, os animais andam livres pelas ruas, e a sua presença é, muitas vezes, reverenciada em diferentes locais do país.

Para isso, continue acompanhando e confira, a seguir, por que a vaca é sagrada na Índia, além de mais informações acerca dos mitos que as envolvem. Boa leitura!

Afinal, por que a vaca é sagrada na Índia?

As vacas estão presentes na vida cotidiana dos indianos, assim como os cachorros e os gatos, no dia a dia dos ocidentais. Uma curiosidade interessante é que as vacas, na Índia, andam livremente pelas ruas, dividindo espaço com carros e pedestres. Os animais, no entanto, são sagrados apenas para a religião hinduísta no país.

Desse modo, muitos habitantes criam e cuidam das vacas, e não é nada incomum encontrar animais vestidos com belos tecidos de cores vivas e intensas. Os indianos, no geral, enxergam muito mais utilidade em ter uma vaca viva do que morta, uma vez que o animal vivo pode auxiliar significativamente o trabalho nos campos. A sua urina é utilizada como um potente esterco, assim como o leite, considerado um alimento mais do que essencial para a dieta indiana.

Uma vaca adulta pode oferecer tais benefícios por muitos anos, ao contrário do que se ela fosse morta para que comessem a sua carne, o que dificilmente duraria mais do que um dia. Acredita-se, também, que o animal é, até mesmo, superior aos seres humanos, pois existe uma crença bastante forte de que os humanos já foram vacas em alguma existência antiga.

Qual a origem da tradição?

A tradição de consagração às vacas surgiu com o hinduísmo, religião em que se acredita o animal ser um verdadeiro símbolo de espiritualidade, fertilidade, pureza e sustento da vida humana. Na crença, existe também a Kamadhenu, uma deusa bovina representada como uma vaca com cabeça de mulher, apresentando seios fartos que remetem ao leite do animal. Ela é considerada, portanto, como a mãe de todas as vacas, podendo dar ao seu dono tudo o que ele deseja.

Além disso, na religião hinduísta, a vaca é Devi, a mãe nutridora e a responsável por sustentar a vida de todas as outras criaturas. Ela também representa o veículo das divindades que carregam sua manifestação, justificando, com isso, a força de sua sacralidade dentro da ampla diversidade de divindades da religião hindu.

Como 80% da população indiana segue a tradição hinduísta, acredita-se que o leite, além de desenvolver a fertilidade dos homens, é um alimento bastante nutritivo, fazendo com que o animal passe a ser ainda mais valorizado como figura sagrada. Até porque, a questão de formar uma família e ter filhos é um aspecto de grande importância para os indianos, que ainda têm a tradição de arranjar casamentos na sociedade.

Powered by Rock Convert

Quais são os principais mitos relacionados ao animal?

Muitas famílias têm vacas em casa, como se fossem membros da família, da mesma maneira como se criam animais domésticos no ocidente. Desde muito tempo, a vida da vaca é praticamente intocável na Índia, sendo que qualquer tipo de ameaça à sua segurança seja considerada tão séria como qualquer outro crime no país.

Todo ano ocorre uma celebração na qual os indianos adoram os animais, dando-lhes banho e decorando os templos da festa onde ela está presente. Além disso, com recorrência são feitas orações aos deuses pedindo, sobretudo, para manter as vacas vivas.

Isso explica o motivo de muitos hinduístas não se alimentarem de sua carne e, também, a razão de o leite ser considerado sagrado, sendo tido como o alimento indiano mais puro que existe. Entretanto, mesmo com tantas reverências, é comum encontrar diversas vacas transitando nas estradas e nas ruas. Mesmo assim, é proibido buzinar ou perturbar os animais, e os motoristas devem esperar que elas saiam da rua quando quiserem, sem forçar a sua locomoção.

Do mesmo modo, diversas pessoas criam e têm rebanhos particulares, fazendo disso uma verdadeira fonte de renda. Alguns indianos, por exemplo, ficam em locais públicos nas cidades vendendo capim para quem deseja ou precisa alimentar as suas vacas. Existe, até mesmo, serviços que pagam para alimentar os animais, como uma forma de boa ação, acreditando-se que isso gera, de fato, um karma positivo. 

Alimentação

Alguns partidos políticos promovem o vegetarianismo no país, acreditando-se que bois e vacas devem ser protegidos sob qualquer custo. Assim, diversos estados já vetaram a comercialização e o abate dos animais. Inclusive, determinados grupos de defesa atuam contra pessoas que transportam e maltratam os bichos ilegalmente.

A realidade é que a cultura indiana é diversa e conta com hábitos alimentares, além de tipos culinários que mudam, mesmo dentro de um mesmo grupo social. Ou seja, com isso criam-se generalizações e estereótipos acerca da comida que é consumida na Índia. 

Isso explica porque a utilização do termo ‘vegetariano’ não é o mais adequado para classificar a dieta dos habitantes da região. Muitos dos mitos têm derivação, por exemplo, de movimentos migratórios da população que foram perpetuados por anos sem considerar a diversidade e as preferências de cada local. 

O fato é que muitas pessoas consomem carne de alguma forma, principalmente a de frango e carneiro, de forma regular ou ocasional. Assim, o consumo de comida vegetariana não é algo praticado pela maioria da população.

Respondida a pergunta de por que a vaca é sagrada na Índia, da próxima vez que você planejar uma viagem até lá, lembre-se de seguir as regras do país para não ter nenhum problema com a cultura e os costumes locais. Com isso, você poderá curtir ao máximo as atrações da Índia e conhecer ainda mais a história deste destino tão interessante!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e veja também o que é importante saber antes de fazer as malas para viajar para a Índia!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Por que a vaca é sagrada na Índia? Descubra aqui!

  1. Gostaria de receber esses textos sobre a Índia pois quero conhecer esse país e conhecer melhor suas tradições,seus costumes,seus porquês. Admiro o pouco que conheço e gosto muito de sua culinária . Não sou vegetariana. Minha atração pela Índia talvez seja uma herança espiritual,quem sabe?

Deixe um comentário