Roupas indianas para o verão

5 minutos para ler

Tenho a certeza de que se eu te perguntar agora o que te vem em mente quando você pensa nas roupas indianas, suas primeiras lembranças serão as cores e a elegância das peças.

É inegável que as vestimentas hindus são únicas e facilmente reconhecíveis pelo mundo. Como mencionei, as cores fazem parte da composição e carregam significados marcantes para essa cultura. As modelagens são leves e confortáveis, principalmente quando se unem ao frescor dos tecidos naturais, como o algodão.

Mas o conforto dos trajes indianos não precisa ficar somente do outro lado do oceano. É possível trazer as peças tradicionais, combiná-las com as roupas brasileiras e formar composições leves, sobretudo para o verão! Quer ver como? Então continue essa leitura que te mostramos todas as peças e ainda trazemos inspirações para o seu dia a dia.

Roupas indianas para o verão: modelos tradicionais

Choli

O choli pode ser o equivalente a um top cropped aqui no Ocidente. Eles são uma espécie de blusa, sem mangas e curta (na altura do umbigo). São bastante usados pelas mulheres em visuais que também são compostos pelas saias tradicionais e o saree.

Vestidos

Os vestidos indianos trazem já na estampa detalhes étnicos da cultura. A modelagem, apesar de ser básica, promove conforto e frescor quando combinada com tecidos naturais, como o algodão e a seda.

Kaftans

Longos, confortáveis e leves… os kaftans são como vestidos e promovem uma sensação de relaxamento até mesmo em ambientes urbanos. Essa peça costuma ser fabricada em algodão e seda, além de ter detalhes bem tradicionais da cultura indiana.

Saree

Se não for a principal, está na lista das roupas indianas mais usadas pela mulher hindu! O saree é feito a partir de um tecido longo, com cerca de 6 metros de comprimento. Ele é enrolado e amarrado ao corpo, geralmente por baixo há uma blusa (o choli) no estilo cropped e uma saia longa para compor o visual.

Saias

As saias na Índia trazem texturas, cores e formas ao visual. Na grande maioria das vezes, compõem o visual acompanhadas do saree, trazendo conforto e leveza no dia a dia.

Calças

Existem vários modelos de calças indianas, mas as que fazem o maior sucesso e ainda são leves para o verão com certeza são os modelos mais bufantes (salwar) e até mesmo as famosas calças envelopes, que ficam super confortáveis quando combinadas com uma bata, ou camisa.

Kurta

Podemos dizer que esta é uma das peças mais comum dentre as roupas indianas unisex. A kurta é a famosa bata, ou túnica, que os povos hindus usam. É super comum na Índia usá-la com o comprimento até o joelho, ou até mesmo nos pés. É uma peça bem versátil e fresquinha para o dia a dia.

Churidar

Muito usada no dia a dia pelas indianas, o churidar é uma espécie de calça legging, porém com um tecido extra na barra, que formam dobras nos tornozelos. Na hora de compor visuais, ela é muito usada com uma kurta por cima.

Palazzo Pants

Muito parecidas com uma pantalona, as palazzo pants são geralmente usadas com uma kurta e ficam super fresquinhas e elegantes, sendo ideais para o verão, já que as peças, assim como a maioria das roupas indianas, são feitas de algodão.

Roupas indianas para o verão: cores

Na Índia, as cores representam as emoções e a força do espírito para as pessoas. Por isso, não somente na culinária e na decoração, mas também nas vestimentas, os tons são cada vez mais vibrantes e característicos do povo indiano.

Tons intensos, como o vermelho, o verde, o laranja, o azul e o amarelo passam a sensação de alegria e vida. Claro, cada cor passa a sua mensagem específica.

O vermelho, por exemplo, está relacionado ao amor, mas também está ligado à energia intensa da pessoa que está usando essa cor. O amarelo representa a vida e a força, e é bastante usado em eventos comemorativos como o próprio Réveillon.

No verão brasileiro são esses tons vibrantes que tomam conta do visual. Com toda a certeza, as roupas indianas possuem as cores perfeitas para o calor no Brasil.

Quer conhecer mais sobre a energia das cores na moda indiana? Clique aqui e acesse o nosso conteúdo: Entenda qual é a importância e a influência das cores na moda.

Roupas indianas para o verão: inspirações

Agora que você já conhece as principais modelagens que fazem parte do vestuário indiano e entendeu um pouco mais sobre as cores que formam o verão brasileiro, trazemos uma sequência de composições para você se inspirar na hora de montar um visual com as roupas indianas:

SUGESTÃO: CRIAR UM CARROSSEL COM AS IMAGENS SUGERIDAS ABAIXO

Onde encontrar roupas indianas no Brasil

Você não precisa viajar até a Índia para ter acesso às cores e à elegância das roupas indianas. Com apenas um clique você consegue conferir peças originais que estão mais perto de você do que imagina.

Acesse www.casadaindia.com.br ou clique aqui, para descobrir o vestuário indiano que temos aqui na Casa da Índia. Ou, se você estiver em Belo Horizonte, passe aqui na Rua Levindo Lopes, número 358, na sala 202, para conhecer nosso espaço e ver nossos produtos de pertinho!

Você também pode gostar

Deixe um comentário