Tapete indiano: 4 modelos fabulosos para o aconchego da sua casa!

3 minutos para ler

Consolidado como um utensílio artístico com o passar do tempo, o tapete indiano se destaca entre os demais de origem oriental por seu visual impactante. Tal como outros elementos da decoração indiana, ele oferece vivacidade, cores e formas únicas para os cômodos da casa.

O visual das peças geralmente combina uma série de cores e símbolos que remetem, sobretudo, à espiritualidade. A tecelagem artesanal típica do país deixa os tapetes com aspectos bastante originais, que transmitem muito da cultura da Índia e suas particularidades.

Continue a leitura e conheça quatro modelos fabulosos de tapete indiano para deixar a sua casa ainda mais aconchegante e estilosa!

Quais as principais características dos tapetes indianos?

O tapete indiano é um elemento decorativo que confere beleza e personalidade aos cômodos. Ele pode ser produzido a partir de diversas cores, estampas e detalhes ricos e únicos. Também costuma apresentar estampas grafistas, com ou sem a formação de desenhos.

Um símbolo bastante utilizado nos tapetes é o elefante, um animal que representa sorte para os indianos. Do mesmo modo, acredita-se que tapetes com estampas de dragões e mandalas podem espantar maus espíritos e proteger a casa.

No entanto, o que mais se percebe agora é o uso da peça para compor decorações com temas étnicos. Quando combinada com outros elementos e enfeites, como as almofadas, ela valoriza o espaço. Assim, em um ambiente diferenciado, é possível encaixá-la muito bem com outros objetos para transmitir vivacidade e estilo.

Como combinar o tapete indiano com a decoração da casa?

Para entender como escolher tapete indiano para a decoração da sua casa, o ideal é conhecer os diferentes tipos de estampas e temas, e definir qual o mais adequado para cada cômodo.

Powered by Rock Convert

Veja, a seguir, quatro modelos que vão deixar a sua residência ainda mais aconchegante.

1. Estilo étnico

Uma das decorações mais ricas em elementos é o estilo étnico, que representa muito da cultura indiana. Utiliza mandalas, elefantes e medusas nas estampas dos tapetes. Você pode experimentar a combinação com outros objetos — de preferência, na sala ou no quarto, o que vai encher os espaços de personalidade.

2. Geométrico

A união de determinados padrões geométricos resulta em belas imagens, símbolos e desenhos nas peças. A característica diferencia o estilo indiano, sobretudo quando combinado com cores vibrantes. Dessa maneira, os tapetes ficam mais chamativos nos cômodos onde são colocados.

3. Tecelagem artesanal

O habilidoso trabalho de tecelagem artesanal garante um valor único e especial aos tapetes indianos, que trazem à tona as características e maiores riquezas culturais do país. Fabricadas em juta e algodão, as peças artesanais ou rústicas geralmente apresentam detalhes que imprimem requinte e estilo às residências.

4. Mistura de cores

Um mesmo tapete também pode reunir diferentes cores e estampas. É possível combiná-lo com artigos indianos e de outras culturas asiáticas, por exemplo. Mas é preciso ter cuidado ao misturar as cores, para evitar que o ambiente fique carregado e desproporcional, o contrário da proposta de aconchego.

Utilizar tapete indiano na decoração é, sem dúvida, uma escolha que imprime bastante estilo à casa. Imponente e requintado, ele deixa os espaços muito mais confortáveis, receptivos e com um toque especial dos moradores.

A Casa da Índia é uma empresa especializada em artigos indianos que oferece atendimento personalizado para suprir as necessidades mais pontuais dos clientes. Portanto, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a dar outra cara ao seu lar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário