Tatuagem de henna: o que significa cada desenho indiano

3 minutos para ler

A cultura indiana é composta por diversos elementos visuais. São cores, formas e aromas que se destacam no ambiente. Isso não é diferente quando pensamos na tradicional tatuagem de henna. É bastante comum vê-la nos braços, nas mãos e nas costas das pessoas, principalmente durante as celebrações e as grandes comemorações. Mas cada desenho tem um significado e indica algo para o povo hindu.

Continua aqui para entender o que significa cada desenho indiano nas tatuagens de henna. 

O que é a tatuagem de henna

Por aqui a conhecemos como tatuagem de henna, mas na Índia essa arte é chamada de mehndi!

Para o povo indiano esta é uma forma de enfeitar o corpo, como forma de espantar as más-vibrações e trazer sorte. A tinta usada é 100% natural, vinda de uma pequena árvore, onde o extrato de corante é removido e usado para tingir os tecidos, a pele, ou o cabelo. Após aplicada, ela dura de 20 a 30 dias, dependendo da região escolhida.

Tradições indianas que usam tatuagem de henna

O uso da tatuagem de henna está ligado aos rituais que buscam trazer a sorte e afastar o mau-olhado. É comum vê-la em noivas, durante as celebrações de casamento, e até mesmo em diversas pessoas nas celebrações do dia a dia, como festivais e pequenos ritos religiosos.

Uma curiosidade sobre os casamentos indianos, é que antes da cerimônia a noiva é rodeada de familiares e amigas para receber os desenhos de henna pelo corpo, nos braços e nas mãos. A intenção é cobrir a noiva de bênçãos, trazer sorte e afastar o mau-olhado para a nova vida que ela está iniciando. Os desenhos duram cerca de 1 mês e enquanto eles não sumirem por completo, a noiva não precisa se preocupar com os afazeres domésticos.

O significado de cada desenho indiano em uma tatuagem de henna

Elefante

O elefante é símbolo de proteção! Usado como amuleto pelo povo indiano, ele protege contra a inveja e o mau-olhado. Esse desenho é usado tanto por homens, quanto por mulheres.

Flor de lótus

A flor de lótus representa a pureza, a perfeição e o renascimento. Ela é considerada um dos principais símbolos do budismo e é um desenho usado por qualquer pessoa, independente da idade.

Om

O om é um dos mantras mais populares da cultura indiana. Ele está associado à vida, faz perceber que vivemos em um ciclo, onde tudo nasce, cresce e morre.

Buda

Seja em tatuagens, ou em estátuas, o desenho de Buda está relacionado ao profeta fundador. Usá-lo em uma tatuagem de henna representa avanço espiritual, evolução. É um desenho bastante usado tanto por homens, quanto por mulheres.

Ganesha

Ganesha é o deus indiano do intelecto, da fortuna e da sabedoria. Representá-lo em uma tatuagem de henna significa inspirar essas ações na sua vida.

Mandala

Provavelmente este é o desenho mais comum de vermos aqui no ocidente, quando o assunto é tatuagem de henna. As mandalas representam a meditação e o relaxamento. É para quem busca alcançar o nirvana e a paz interior completa.Gostou das dicas que trouxemos por aqui?! Corre lá para o nosso Instagram e nos conte o que você acha dos nossos conteúdos. Clique aqui para chegar até o nosso perfil, ou busque por @CasaDaIndia por lá.

Você também pode gostar

Deixe um comentário