Cannot GET /api/stage
'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(website); var host = document.createAttribute('data-host-url'); host.value = 'https://apidev.analytics.rockcontent.com'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(host); document.body.appendChild(rockAnalyticsScript_V2); } });

Tatuagem de henna: muito além de um “acessório” para o corpo na Índia

5 minutos para ler

Aqui no Brasil, a tatuagem de henna combina com o verão, o sol, a praia. Já na Índia, o mehndi, como essa arte milenar é conhecida, também é usada como enfeite para o corpo, porém o significado dessa ação representa uma forma de espantar más-vibrações e trazer sorte.

Vem conhecer um pouco mais sobre a arte mehndi e se inspire nos desenhos que trouxemos para você!

O que é a tatuagem de henna

A henna, além de muito conhecida aqui no Brasil pelos desenhos feitos no litoral, também é conhecida pelo seu uso nos cabelos, com a intenção de tingir os fios de forma natural e permanente.

A tintura de henna vem de uma pequena árvore, onde o extrato de corante é removido e usado para tingir tecidos, a pele, ou como citamos, o cabelo.

Algumas culturas tendem a misturar outros componentes naturais para trazer novas cores e texturas à henna.

Como a tatuagem de henna é feita

O primeiro passo é o de produção da tintura em si.

O extrato de cor é retirado das folhas já secas da henna, para isso elas são trituradas até virarem pó. Misturada com água, a tinta da tatuagem de henna ganha forma.

Na hora do desenho, os artistas podem optar por fazer um “rascunho” na pele antes, ou fazer à mão livre, que é o mais comum na cultura indiana.

Quando o desenho fica pronto, é só esperar secar para retirar o excesso. Por isso aqui em nosso país a tatuagem de henna é tão popular no litoral, onde o calor do sol ajuda a tinta a secar e pigmentar mais a cor na pele.

Parece simples, não é? Mas acredite, é importante ter conhecimento dessa arte, já que há a quantidade certa da mistura de extrato de henna e água, para dar a consistência exata em que ela irá pigmentar na pele.

A duração dessa tatuagem

Em geral, uma tatuagem de henna bem cuidada dura entre 20 e 30 dias, porém tudo depende de vários fatores.

Um deles é a parte do corpo em que a henna foi aplicada: nas mãos, por exemplo, a tinta vai sendo removida naturalmente à medida em que lavamos as mãos ao longo do dia.

A qualidade da henna influencia muito também, e claro, se o artista usou a quantidade certa de extrato e água na composição.

É preciso levar em consideração o tempo em que ela ficou na pele antes de remover o excesso, e claro os cuidados após a aplicação.

O que podemos afirmar é que uma henna de boa qualidade permanece na pele por uma semana, no mínimo.

Rituais que usam tatuagem de henna como símbolo de sorte

Nas mãos, nos pés, nas costas, nas pernas, no busto… a tatuagem de henna está presente na cultura de vários países do Oriente.

Existem quatro estilos de desenhos. Os desenhos vistos no Oriente Médio têm mais flores e formas geométricas. Já nos desenhos vistos na Indonésia, e em outros países do sudeste asiático, há uma mistura do que é visto no Oriente Médio, com pinturas nas unhas dos pés e das mãos. Tem nascido uma nova vertente de desenhos compostos por nós e laços que têm ganhado espaço nessas regiões. Na Índia e no Paquistão formas que se parecem com lágrimas (cashmira) são vistas junto a outros desenhos para criar a ilusão de que a pessoa está usando luvas e meias.

O uso da tatuagem de henna nesses países está ligado aos rituais, com intenção de espantar a má-sorte e o mau-olhado.

São pinturas muito usadas por noivas indianas e entre os povos árabes, já que representam uma transformação de vida.

No geral, o próprio ato de fazer a tatuagem de henna torna-se um ritual. No caso das noivas, isso ocorre com uma festa de um dia, onde as familiares e as amigas da noiva se reúnem para dar conselhos sobre a vida de casada, ao mesmo tempo em que fazem o desenho pelo corpo da noiva. É como uma despedida de solteira, mas claro, não da forma como conhecemos aqui no Ocidente.

Uma curiosidade é que enquanto os desenhos durarem no corpo da mulher, por mais tempo ela não precisa se dedicar às tarefas domésticas.

Mas nem só no casamento essa arte é vista, os desenhos podem ser usados para outros tipos de festas e até mesmo no dia a dia, em versões mais simples e menores.

Inspirações de desenhos

Quer se inspirar nos desenhos tradicionais da tatuagem de henna indiana? Vem ver essa galeria que criamos com diversos desenhos, em diferentes partes do corpo.

Você gosta de conhecer sobre a cultura indiana? Vem seguir a Casa da Índia no Instagram, por lá postamos diversas curiosidades sobre a Índia e seu povo, além de sempre atualizarmos sobre as novidades em nossa loja. É só clicar aqui para ver nosso perfil.

Você também pode gostar

Deixe um comentário