Temperos indianos: as especiarias, as cores e os perfumes

4 minutos para ler

É impossível você passar em frente a um restaurante indiano e não se apaixonar pelo perfume que fica no ar. Os temperos indianos são facilmente identificáveis e não é à toa que a Índia possui as especiarias mais usadas no mundo todo.

Gengibre, pimenta, cravo, açafrão, cúrcuma e cardamomo são algumas das mais conhecidas. Continua aqui que iremos te apresentar novos sabores e sugestões de pratos para você levar o gosto da culinária indiana para sua mesa.

Canela

Sim, aquela combinação perfeita de chá com lascas de canela vem da Índia! A canela vem da entrecasca de uma árvore e é nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. Ela é um excelente antioxidante e tem propriedades que evitam o envelhecimento precoce. É fonte de fibra, ferro, manganês e cálcio. Diversas pesquisas apontam que a canela tem propriedades que ajudam na diminuição do açúcar no sangue. Isso sem mencionar que ela ajuda na digestão e no tratamento de artrites e dores de cabeça.

Cardamomo

Extremamente versátil, o cardamomo é aquele tempero que pode ser usado em receitas salgadas, doces e até mesmo em bebidas. O aroma dele é bem atenuado e se destaca no ambiente. Em relação ao sabor, ele é levemente picante. Costuma ser chamado de parente do gengibre e traz benefícios para a saúde, principalmente, aqueles relacionados a problemas digestivos.

Coentro

Quando a gente imagina uma polêmica gastronômica, o coentro com certeza está no meio. Amado por uns, odiado por outros, na ìndia a semente dele é super popular (moída) para compor curries. O sabor cítrico ajuda a impulsionar os sabores dos pratos.

Cominho

Um super aliado do coentro, o cominho tem um sabor marcante e precisa ser usado com bastante cautela. Quando usado com sabedoria, traz sabores inesquecíveis e únicos aos pratos. Na culinária indiana ele costuma ser usado em grãos, que podem ser fritos com cebola, gengibre e alho.

Cravo

Apesar de ser nativo da Indonésia, o cravo é bastante comum na Índia. Inclusive, é comum encontrá-lo aqui no Brasil sob o nome de cravo da Índia. Apesar de ser bastante comum nas sobremesas, nas terras indianas ele faz sucesso em pratos salgados. Nos famosos curries, eles são capazes de saborear os pratos. 

Cúrcuma (açafrão da terra)

Aqui no Brasil você o conhece pelo nome de Açafrão, mas é importante destacar que a cúrcuma é bem diferente do Açafrão original. Na Ásia esse tempero é utilizado para temperar os alimentos há pelo menos 2,5 mil anos. Essa especiaria tem um componente chamado curcumina, que traz a cor amarelada ao tempero, o que pode ajudar a tratar e prevenir doenças como diabetes, câncer, Alzheimer e doenças cardíacas. Ela é ideal para temperar feijões, grão de bico e alguns tipos de arroz.

Curry

O tempero indiano mais famoso no mundo todo! Mas ele não é um tempero em si, mas uma mistura de temperos. As combinações de cores e perfumes são tradições dos indianos, que querem trazer um sabor único e marcante em suas receitas. Definir exatamente o que o curry é, é complicado, pois cada um tem sua receita, mas o mais comum é encontrar cúrcuma, canela, pimenta, cominho, cravo, gengibre e noz-moscada. Algumas receitas mais elaboradas possuem até erva-doce e coentro. 

Garam Masala

Assim como o curry, o garam masala também é uma mistura de temperos. Inclusive o termo “masala” significa justamente mistura de especiarias. O sabor desse mix é bem forte, pois é composto de cravo, cominho, louro, pimenta preta, coentro e noz-moscada. 

Gengibre

O sabor adocicado e apimentado que compõem o gengibre é marcante na culinária asiática. O gengibre é muito usado na medicina tradicional indiana, a Ayurvedica. Além de harmonizar com chás e algumas carnes, ele traz benefícios como alívio de constipações, ou indigestões.

Pimenta

Falar de culinária indiana e não citar a pimenta é quase que um erro enorme. Os pratos indianos frequentemente têm uma picância. Seja verde, fresca, vermelha, ou em pó, a pimenta está presente quase que obrigatoriamente na maioria dos pratos, inclusive os mais famosos, como molhos de curry.

A comida indiana é bem temperada e isso torna o sabor e o perfume inigualável!

Quer conhecer mais sobre a Índia? Então corre para o nosso Instagram para descobrir cada vez mais desta cultura tão rica. Clique aqui para chegar até o nosso perfil, ou busque por @CasaDaIndia por lá.

Você também pode gostar

Deixe um comentário